Turma MU114 - Análise I - Turma A

Código / Turma

MU114 A

Nome

Análise I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 18:13
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luiz Henrique Xavier

Ementa (Catálogo da DAC)

Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Wisnik, José Miguel. O Som eo Sentido. Companhia das Letras, São Paulo, 1989. Wilson, David Fenwick.Music of the Middle Ages. Schirmer Books, N.Y.,1990. Bukofzer, Manfred F. Music in the Baroque Era. W.W. Norton, N.Y., 1947. 

Salzer, Felix. Structural Hearing. Dover, N.Y.1982. 

Salzer, Felix & Schachter,Carl. Counterpoint in Composition. McGraw-Hill Book Company, N.Y.  first edition, 1969.  

Aldwell,Edward & Schachter,Carl. Harmony and Voice Leading. Harcoust Brace Jovanovich  College Publishers, N.Y. 2nd edition, 1989.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar a compreensão e a percepção das relações musicais construídas em uma obra,  captando desde seus elementos mais imediatos, mais fáceis de perceber até aqueles que se  ocultam nos seus detalhes ou na sua estrutura mais abstrata. 

Conhecer e compreender a transformação das técnicas composicionais ao longo do  desenvolvimento da música ocidental. 

Desenvolver a escrita analítica sobre música.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Relatórios

Provas

Cronograma (Plano de Aula)

Introdução: Análise Musical 

01. Apresentação.  

 - Discussão: O que é análise musical? Para que serve?  

 - Ouvir/Escutar.  

 - Estrutura - código  

 - Significados  

 - Contexto histórico-cultural 

 - Poiesis - comunicação - estesis 

02. Pré-Tonal / Pós-Tonal. Os extremos da tradição ocidental 1  

 - Exercício de escuta e análise.  

03. Pré-Tonal / Pós-Tonal. Os extremos da tradição ocidental 2  

 - Exercício de escuta e análise 

04. A Tonalidade. O centro de gravidade da tradição ocidental 

 - Exercício de escuta e análise (Estesis) 

 - Comparação com a partitura. (Nível neutro) 

 - Contraste / Repetição - Forma A B A 

 - Ballet - Ideologia Aristocrática, idealização do feminino e do masculino, estilizado  (Poiesis) 

A transformação da linguagem musical em quatro peças para piano. 

05. Beethoven/Chopin/Debussy/Cage 

 - Mesma tradição, diferentes linguagens. 

 - Unidade, repetição/contraste, ruptura/continuidade, desenvolvimento, dramaturgia   - Forma em diferentes contextos de linguagem musical. 

06. Beethoven 

 - A dramaturgia do conflito e da resolução  

 - Unidade, desenvolvimento, simetria 

 - A B A' B ' (Exposição - Recapitulação) ou A B A' Coda 

07. Chopin 

 - Oposição 

 - Ruptura 

 - O despertar do timbre 

 - A explosão contida 

 - A B A 

08. Debussy/Cage 

 - A importância do timbre 

 - A suspensão temporal 

 - A influência das outras culturas 

 - A B A' (Debussy) 

 - A B (Cage) 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Análises auditivas 

Análises com partituras 

Relatórios

Comentários e discussões coletivas

 

Observação (Plano de Aula)

em branco