Turma MU114 - Análise I - Turma A
MU114 A
Análise I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 18:13
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Wisnik, José Miguel. O Som eo Sentido. Companhia das Letras, São Paulo, 1989. Wilson, David Fenwick.Music of the Middle Ages. Schirmer Books, N.Y.,1990. Bukofzer, Manfred F. Music in the Baroque Era. W.W. Norton, N.Y., 1947.
Salzer, Felix. Structural Hearing. Dover, N.Y.1982.
Salzer, Felix & Schachter,Carl. Counterpoint in Composition. McGraw-Hill Book Company, N.Y. first edition, 1969.
Aldwell,Edward & Schachter,Carl. Harmony and Voice Leading. Harcoust Brace Jovanovich College Publishers, N.Y. 2nd edition, 1989.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Aprofundar a compreensão e a percepção das relações musicais construídas em uma obra, captando desde seus elementos mais imediatos, mais fáceis de perceber até aqueles que se ocultam nos seus detalhes ou na sua estrutura mais abstrata.
Conhecer e compreender a transformação das técnicas composicionais ao longo do desenvolvimento da música ocidental.
Desenvolver a escrita analítica sobre música.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Relatórios
Provas
Cronograma (Plano de Aula)
Introdução: Análise Musical
01. Apresentação.
- Discussão: O que é análise musical? Para que serve?
- Ouvir/Escutar.
- Estrutura - código
- Significados
- Contexto histórico-cultural
- Poiesis - comunicação - estesis
02. Pré-Tonal / Pós-Tonal. Os extremos da tradição ocidental 1
- Exercício de escuta e análise.
03. Pré-Tonal / Pós-Tonal. Os extremos da tradição ocidental 2
- Exercício de escuta e análise
04. A Tonalidade. O centro de gravidade da tradição ocidental
- Exercício de escuta e análise (Estesis)
- Comparação com a partitura. (Nível neutro)
- Contraste / Repetição - Forma A B A
- Ballet - Ideologia Aristocrática, idealização do feminino e do masculino, estilizado (Poiesis)
A transformação da linguagem musical em quatro peças para piano.
05. Beethoven/Chopin/Debussy/Cage
- Mesma tradição, diferentes linguagens.
- Unidade, repetição/contraste, ruptura/continuidade, desenvolvimento, dramaturgia - Forma em diferentes contextos de linguagem musical.
06. Beethoven
- A dramaturgia do conflito e da resolução
- Unidade, desenvolvimento, simetria
- A B A' B ' (Exposição - Recapitulação) ou A B A' Coda
07. Chopin
- Oposição
- Ruptura
- O despertar do timbre
- A explosão contida
- A B A
08. Debussy/Cage
- A importância do timbre
- A suspensão temporal
- A influência das outras culturas
- A B A' (Debussy)
- A B (Cage)
Metodologia (Plano de Aula)
Análises auditivas
Análises com partituras
Relatórios
Comentários e discussões coletivas