Turma MU119 - Pedagogia e Didática Musical I - Turma A
MU119 A
Pedagogia e Didática Musical I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
16/12/2020 18:14
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicados à música.Uso de recursos das tecnologias de informação e comunicação empregados na música e no ensino de música.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. SãoPaulo: Editora Moderna, 2003.
________________. Música, mente e educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. A educação musical na perspectiva da linguagem: revendo concepções e procedimentos. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 21, 44-52, mar. 2009.
NASSIF, S.C.; SCHROEDER, J. L. Apreciação musical para não-musicistas - Uma proposta a partir das ideias do Círculo de Bakhtin. Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.1, 2019, p.1-28.
NASSIF-SCHROEDER, S. C. A arte como linguagem: um olhar sobre as práticas na educação infantil. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, V.30, n.58, 2012, p. 77-85.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Objetivo geral:
Estudar os fundamentos teóricos da Educação Musical, de modo a permitir reflexões críticas sobre os conceitos que embasam as práticas docentes em música na educação básica, e, ao mesmo tempo, a elaboração de atividades práticas fundamentadas.
Objetivos específicos:
• Conhecer algumas premissas filosóficas, sociológicas e psicológicas da educação musical;
• Exercitar a capacidade de avaliação crítica em relação a propostas educativas com música;
• Criar planejamentos didáticos para diferentes faixas etárias.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será feita com base em:
- Atividades remotas previamente agendadas
- Atividades de Prática de Ensino (Apresentação oral e trabalho escrito)
- Presença e participação nas aulas
Cronograma (Plano de Aula)
A ser entregue no primeiro dia de aula.
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida através de aulas online via Google Meet e atividades remotas postadas no Google Classroom.
Todo o material da disciplina estará disponível no Google Classorm.
Observação (Plano de Aula)
As quatro horas semanais de prática de ensino extra-classe serão substituídas, excepcionalmente, por trabalhos orais e escritos.
Todas as aulas serão gravadas e as gravações ficarão disponíveis durante o semestre letivo.