Turma MU131 - Etnomusicologia I - Turma A

Código / Turma

MU131 A

Nome

Etnomusicologia I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 18:15
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Suzel Ana Reily

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das manifestações musicais em diferentes culturas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press,  1973. 

PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de  antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf] STOKES, Martin. “Music”. In Encyclopedia of social and cultural anthropology. 1996. (Google Drive) 

TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of  Chicago Press, 2008, cps. 2 e 3. (Google Drive) 

BECKER, Judith e Alton. “A musical icon: power and meaning in Javanese gamelan music”. In  W. Steiner (Org.), The sign in music and literature. Austin: The University of Texas Press,  pp1981, pp, 203-15. 

GOLD, Lisa. Music in Bali. Oxford/New York: Oxford University Press. 2005, cp. 2. 

KUBIK, Gerhard. “Pesquisa musical africana dos dois lados do Atlântico: algumas experiências e  reflexes pessoais”. Revista USP, 77, 2008, pp. 90-97.  [http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13658/15476] 

REYNA, Carlos. “Ritual e música: algumas funções simbólicas e sociais das músicas do ritual  Santiago nos Andes Centrais do Peru”. Trans, 17, 2013.  [http://www.sibetrans.com/trans/articulo/447/ritual-musica-algumas-funcoes-simbolicas-e sociais-das-musicas-do-ritual-santiago-nos-andes-centrais-do-peru] 

MENDOZA, Zoila. “La danza de "Los Avelinos", sus orígenes y sus múltiples significados”.  Revista Andina, 7(2), 1989, pp. 501-21. 

MENDOZA, Zoila. “La fuerza de los caminos sonoros: caminata y música en Qoyllurit’i.”  ANTHROPOLOGICA, Nº 28, 2010, pp. 15-38. 

TURINO. Thomas. “Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical”. Horizontes  Antropológicos, 11,1999, pp. 13-28. 

PIEDADE, Acácio Tadeu de C. “Flautas e trompetes sagrados do noroeste amazônico: sobre  gênero e música do Jurupari. Horizontes antropológicos, 5(11): 93-118, 1999.  [http://www.scielo.br/pdf/ha/v5n11/0104-7183-ha-5-11-0093.pdf] 

SEEGER, Anthony. “Etnografia da música”. Cadernos de pesquisa, 17, 2008, pp. 237-59.  [http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/47695] 

SEEGER, Anthony. “O que podemos aprender quando eles cantam? Gêneros vocais do Brasil  Central”. In Os índios e nós: estudos sobre sociedades tribais brasileiras, pp. 83-104. Rio de  Janeiro: Campus. (Google Drive) 

BONI, Valdete; QUARESMA, Jurema Sílvia. “Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas  em ciências sociais”. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da  UFSC, Vol. 2 nº 1 (3): 68-80, 2005. 

CAMBRIA, Vincenzo. “Etnomusicologia aplicada e ‘pesquisa ação participativa’. Reflexões  teóricas iniciais para uma experiência de pesquisa comunitária no Rio de Janeiro”. Mimeo. GOMES, Mércio Pereira. Antropologia. São Paulo: Contexto, 2008. (“Metodologia”), p. 53-67 PRASS, Luciana. “‘Tem que vir aqui prá saber’: o fazer de uma etnografia musical em três  comunidades quilombolas gaúchas”. In LUCAS, Maria Elizabeth (org.), Mixagens em  campo: etnomusicologia, performance e diversidade musical. Porto Alegre: Marcavisual, p.  285-301, 2013 

QUEIROZ, Luiz Ricardo Silva. “Pesquisa quantitative e pesquisa qualitative: Perspectivas para o  campo da etnomusicologia”. Claves, 2, 2006, pp. 87-98.  [http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/claves/article/view/2719]

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Criar oportunidades para se ouvir uma variedade de estilos musicais do mundo;
  • Introduzir diferentes sistemas musicológicos;
  • Proporcionar noções básicas sobre as abordagens analíticas utilizadas na etnomusicologia;
  • Proporcionar noções básicas das metodologias de pesquisa utilizadas na etnomusicologia;
  • Motivar reflexões e debate sobre impasses e perspectivas da disciplina no contexto contemporâneo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Prova escrita (45%);

Ensaio de 1500 - 2000 palavras (55%). O tema do ensaio será definido após a prova escrita.

Cronograma (Plano de Aula)

  • Formação de um conceito etnomusicológico de “música”;
  • Introdução a algumas “musicologias” não-ocidentais; 
  • Música/cultura/sociedade (A Merriam e J Blacking);
  • Etnografia da performance musical (A Seeger);
  • Música, identidade e identidades musicais;
  • Metodologias na etnomusicologia.

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas;
  • Leitura individual;
  • Oficinas práticas; 
  • Prova escrita;
  • Ensaio.

Observação (Plano de Aula)

em branco