Turma MU140 - Instrumentação I - Turma A
MU140 A
Instrumentação I
Google Classroom, Outro
Kelly Cristina Silva
A disciplina será dada utilizando dois ambientes virtuais: Google Classroom como ferramenta para entrega de tarefas e disponibilização de conteúdo e o Cisco WebEx para apresentação das aulas virtuais.
16/12/2020 18:16
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo de instrumentação: instrumentos de percussão e de cordas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
BARTOLOZZI, Bruno. New Sounds for Woodwind. Oxford university press. London: [s.n.], 1967.
CARSE, Adam. The History of Orchestration. New edition edition. New York: Dover Publications, 2012. ISBN 978-0-486-21258-6.
COERNE, Louis Adolphe. The Evolution of Modern Orchestration. [S.l.]: The Macmillan Company, 1908.
HENRIQUE, Luís. Instrumentos musicais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1999. ISBN 972-31-0637-X 978-972-31-0637-4.
MILLER, R. J. Contemporary Orchestration: A Practical Guide to Instruments, Ensembles, and Musicians. New York, NY ; Abingdon, Oxon: Routledge, 2014. ISBN 978-0-415-74191-0.
PISTON, Walter. Orchestration. London: Victor Gollancz, 1969. ISBN 0-575-00361-8 978-0-575-00361-3.
SEVSAY, Ertugrul. The Cambridge Guide to Orchestration. New York: Cambridge University Press, 2013. ISBN 978-1-107-02516-5.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:
• conheçam as características gerais dos instrumentos de cordas friccionadas, madeiras e percussão compreendendo suas especificidades sonoras, gestuais e organológicas na escrita individualizada e em grupos de câmara;
• saibam utilizar seu conhecimento teórico na composição de obras camerísticas relacionadas aos três módulos da disciplina.
• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada à escrita para os instrumentos em questão.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Será realizada a partir de exercícios de fixação nos três módulos da disciplina (30% da nota final) e 01 trabalho voltado à escrita camerística para uma das seguintes formações: a) quarteto de cordas, b) quinteto de sopros, c) quarteto de madeiras e percussão ou d) formação livre com pelo menos 1 instrumentos de cada módulo estudado (70% da nota final).
Cronograma (Plano de Aula)
- Aulas dadas em 3 módulos por grupo instrumental:
1) Madeiras
2) Percussão
3) Cordas
- Cada módulo contém três aspectos:
1) Elementos gerais da Escrita para o grupo instrumental
2) oficina(s) com instrumentista(s)
3) Análise e Processo de escrita com proposta de exercício de fixação.
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será conduzida a partir das seguintes atividades:
a) aulas expositivas apresentando as especificidades acústica, técnicas e de escrita dos instrumentos elencados nos três módulos da disciplina.
b) prática de escritura e criação baseada na escrita para determinados instrumentos a partir de exercícios de fixação;
c) seminários/workshops com instrumentistas voltados a expor especificidades dos instrumentos musicais e do repertório e a comentar exercícios de escrita feitos pelos/as alunos/as
d) Escuta de Repertório: Em função da pandemia será fornecido aos alunos uma lista para escuta crítica com exemplos musicais disponíveis no YouTube.