Turma MU147 - Iniciação à Regência I - Turma A

Código / Turma

MU147 A

Nome

Iniciação à Regência I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 18:17
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Carlos Fernando Fiorini

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos da regência coral, visando o preparo e a formação do músico como artista e líder de coro ou grupo vocal.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Repertório Coral Brasileiro

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Preparar músico como artista e líder de coro ou grupo vocal.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação a partir da evolução dos exercícios de gestual.

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Gestual:

  • Marcações básicas: 2, 3, 4, 6, 9 e 12;

  • Marcações em um único nível e em níveis distintos;

  • Exercícios de independência;

CRONOGRAMA

15/03 O repertório coral brasileiro: uma introdução - Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

22/03 A música colonial mineira - Prof. Dr. Arnon Sávio (UFMG)

29/03 A obra coral de José Maurício Nunes Garcia e seu uso na atualidade brasileira - Prof. Dr. Rafael Luís Garbuio (UFBA)

05/04 Panorama do repertório coral brasileiro no século XIX: gêneros, compositores, práticas de performance - Profa. Dra. Susana Igayara (USP)

12/04 A obra sacra coral de Henrique Oswald (1852-1931) - Profa. Dra. Susana Igayara (USP)

19/04 Um romântico tardio em Minas: Hostílio Soares - Prof. Arnon Sávio (UFMG)

26/04 O que há de genial na obra coral de Villa-Lobos? - Profa. Dra. Josani Keunecke Pimenta (EUA)

03/05 O Nacionalismo na obra coral de Francisco Mignone e Camargo Guarnieri - Profa. Dra. Josani Keunecke Pimenta (EUA) e Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

10/05 A obra coral de Osvaldo Lacerda nas vertentes religiosa e secular - Prof. Dr. Marco Antônio Silva Ramos (USP)

17/05 “No mar da memória surge uma ilha” – o canto plural de Henrique de Curitiba – da palavra ao ritmo, do lirismo ao humor, da voz ao grito - Profa. Maestra Mara Campos (Camerata Antiqua de Curitiba)

24/05 O ecletismo na obra coral do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca - Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

31/05 Música coral paulista em duas gerações: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira, Denise Garcia e Silvia Berg - Prof. Me. Fernando Magre (UNICAMP)

07/06 A música coral de Aylton Escobar e Ronaldo Miranda - Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

14/06 A obra coral a capella de Ernani Aguiar - Profa. Dra. Mariana Farah

21/06 A literatura coral brasileira no século XXI: compositores do Nordeste - Prof. Dr. Vladimir Silva (UFCG)

28/06 1. As coleções FUNARTE: “Música Nova do Brasil para coro a capela” e “Arranjos Corais de Música Folclórica Brasileira. 2. Amaral Vieira e seu Stabat Mater op.240 - Prof. Dr. Vladimir Silva (UFCG)

05/07 A obra coral a capella de Almeida Prado e outras obras corais importantes - Prof. Dr. Carlos Fiorini (UNICAMP) e Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas enolvendo aspectos técnicos e musicais da regência coral.

Observação (Plano de Aula)

em branco