Turma MU148 - Regência Coral I - Turma A

Código / Turma

MU148 A

Nome

Regência Coral I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
16/12/2020 18:18
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Carlos Fernando Fiorini

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos da regência coral, visando o preparo e a formação do músico como artista e líder de coro ou grupo vocal.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Repertório coral brasileiro.

Seis ciclos de canções polifônicas europeias da primeira metade do século XX: 

1. C. Debussy - 3 Chansons;

2. M. Ravel - 3 Chansons;

3. F. Poulenc - 7 Chansons;

4. P. Hindemith - 6 Chansons;

5. R. Vaugham Williams - 3 Shakespeare Songs;

6. B. Britten - 5 Flower Songs.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Preparar músico como artista e líder de coro ou grupo vocal.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação a partir do repertório estudado.

Cronograma (Plano de Aula)

REPERTÓRIO CORAL BRASILEIRO

15/03 O repertório coral brasileiro: uma introdução - Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

22/03 A música colonial mineira - Prof. Dr. Arnon Sávio (UFMG)

29/03 A obra coral de José Maurício Nunes Garcia e seu uso na atualidade brasileira - Prof. Dr. Rafael Luís Garbuio (UFBA)

05/04 Panorama do repertório coral brasileiro no século XIX: gêneros, compositores, práticas de performance - Profa. Dra. Susana Igayara (USP)

12/04 A obra sacra coral de Henrique Oswald (1852-1931) - Profa. Dra. Susana Igayara (USP)

19/04 Um romântico tardio em Minas: Hostílio Soares - Prof. Arnon Sávio (UFMG)

26/04 O que há de genial na obra coral de Villa-Lobos? - Profa. Dra. Josani Keunecke Pimenta (EUA)

03/05 O Nacionalismo na obra coral de Francisco Mignone e Camargo Guarnieri - Profa. Dra. Josani Keunecke Pimenta (EUA) e Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

10/05 A obra coral de Osvaldo Lacerda nas vertentes religiosa e secular - Prof. Dr. Marco Antônio Silva Ramos (USP)

17/05 “No mar da memória surge uma ilha” – o canto plural de Henrique de Curitiba – da palavra ao ritmo, do lirismo ao humor, da voz ao grito - Profa. Maestra Mara Campos (Camerata Antiqua de Curitiba)

24/05 O ecletismo na obra coral do maestro Carlos Alberto Pinto Fonseca - Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

31/05 Música coral paulista em duas gerações: Gilberto Mendes, Willy Corrêa de Oliveira, Denise Garcia e Silvia Berg - Prof. Me. Fernando Magre (UNICAMP)

07/06 A música coral de Aylton Escobar e Ronaldo Miranda - Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

14/06 A obra coral a capella de Ernani Aguiar - Profa. Dra. Mariana Farah

21/06 A literatura coral brasileira no século XXI: compositores do Nordeste - Prof. Dr. Vladimir Silva (UFCG)

28/06 1. As coleções FUNARTE: “Música Nova do Brasil para coro a capela” e “Arranjos Corais de Música Folclórica Brasileira. 2. Amaral Vieira e seu Stabat Mater op.240 - Prof. Dr. Vladimir Silva (UFCG)

05/07 A obra coral a capella de Almeida Prado e outras obras corais importantes - Prof. Dr. Carlos Fiorini (UNICAMP) e Prof. Dr. Angelo José Fernandes (UNICAMP)

 

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas enolvendo aspectos técnicos e musicais da regência coral.

Observação (Plano de Aula)

em branco