Turma MU155 - Contraponto e Fuga I - Turma A
MU155 A
Contraponto e Fuga I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
EMENTA: Contraponto a duas vozes em 5 espécies. Utilização das claves tradicionais (Dó 1a linha, Dó 3a linha, Dó 4a linha e Fá 4a linha).
DINÂMICA: Atividades Coletivas: Elementos teóricos;Exercícios realizados em aula; Entonação de contrapontos.| Atividades Individuais: Trabalho diário de contraponto (mínimo 15 a 20 min por dia); A correção de exercícios em aula, ocorrerá em função do tempo disponível e da quantidade de alunos; Os exercícios a serem corrigidos em aula devem ser digitalizados e enviados (upload) ao PORTFOLIO INDIVIDUAL de cada aluno no Google Clasroom até no máximo o dia anterior à aula.
ATIVIDADES: Sexta-feira de 08:00 a 10:00hs - Sala Virtual GMeet. | Elementos teóricos; Exercícios realizados em aula; Exercícios corrigidos em aula
(digitalizados e enviados antecipadamente (no máx. na véspera de cada aula) ao Portfólio individual de cada aluno no Google Classroom); Entonação de exercícios em aula; Avaliação
OBS: Esta disciplina MU155 é a primeira de um ciclo de quatro disciplinas dirigidas para contraponto: MU155, MU255, MU355 e MU455. Cada uma é pré-requisito da outra.
Estas discplinas foram assumidas por este docente há mais de 20 anos e estavam originalmente com essas denominações: MU155 Contraponto e Fuga I, MU255 Contraponto e Fuga II, MU355 Contraponto I e MU455 Contraponto II. •Cf. diversas gestões da CGM não foi possivel modificar os nomes das disciplinas junto à DAC para lhes dar a coerencia necessária. De forma que APESAR DO NOME DA DISCIPLINA SER CONTRAPONTO E FUGA, o estudo da fuga ocorrerá somente em MU455 Contraponto 2, uma vez dominados conhecimentos em contraponto modal e tonal em MU155, 255 e 355.
16/12/2020 18:19
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo da técnica polifônica da música ocidental. Prática de escrita contrapontística.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
•FUX, Johann Joseph.The study of counterpoint from Johann Joseph Fux's Gradus ad Parnassum. EUA: J.M. Dent, 1965. 156p.
•FOX, Charles Warren. Modern Counterpoint: a phenomenological approach. In.: Notes, Second Series, Vol. 6, No. 1 (Dec., 1948), pp. 46-57
•KENNAN, Kent. Counterpoint. 4th ed. New Jersey: Prentice e Hall, 1999.
•KOELLREUTTER, Hans J. Contraponto Modal Do Século XVI: Palestrina. Brasília: Musimed, 1996.
•OWEN, Harold. Modal and Tonal Counterpoint: From Josquin to Stravinsky. New York: Schirmer Books ; Maxwell Macmillan International, 1992.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Esta disciplina visa não somente instrumentar os alunos com técnica de contraponto, mas procurar fazer com que superem o raciocinio lógico com regras e passem a pensar diretamente em música e adquriam mão de escritura musical.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Criterio de correção: Nota Max 10,0
C = quant. Compassos nos exercícios.
Cada compasso sem erros vale 10,0/C
AVALIAÇÃO
Prova (N) = 10,0
•Avaliação : dia 16/jul/2021 – 08:00 a 10:00hs
–Realização de contrapontos a definir
–(O não comparecimento ou entrega da Avaliação implica em nota 0,0 (zero))
•
•EXAME 23/jul/2021 08:00 – 10:00hs
–Realização de contrapontos a definir
–(O não comparecimento ou entrega do Exame implica em nota 0,0 (zero))
Cronograma (Plano de Aula)
1.Contraponto a duas vozes, 1a espécie (nota contra nota). Cantus firmus na voz superior e na voz inferior.
2.Correção de exercícios.
3.Contraponto a duas vozes, 2a espécie (1 nota contra 2 notas). Cantus firmus na voz superior e na voz inferior.
4.Correção de exercícios.
5.Contraponto a duas vozes, 3a espécie (1 nota contra 4 notas). Cantus firmus na voz superior e na voz inferior.
6.Correção de exercícios.
7.Contraponto a duas vozes, 4a espécie (retardo). Cantus firmus na voz superior e na voz inferior.
8.Contraponto a duas vozes, 5a espécie (florido). Cantus firmus na voz superior e na voz inferior.
9.Correção de exercícios
10.Canon 01
11.Canon 02
12.Correção de exercícios
13.Canon 03
14.Avaliação
Metodologia (Plano de Aula)
•Exposição de elementos teóricos e principios musicais.
•Exercícios realizados em aula pelo professor
•Exercicios realizados em aula com a participação de alunos.
•Exercícios realizados individualmente pelos alunos (em listas)
•Correção de exercícios: em aula e na avaliação;