Turma MU190 - História da Música Brasileira I - Turma A

Código / Turma

MU190 A

Nome

História da Música Brasileira I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

O curso será oferecido de forma remota.

 

 

Atualizado em
17/12/2020 09:22
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

História da música de concerto e de outras manifestações musicais no Brasil do período colonial aos dias de hoje.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALEGRIA, José Augusto. Um teórico musical brasileiro do s. XVIII. Braga: Bracara Augusta, 1974.

ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. Rio de Janeiro. F. Briguiet, 1942. 2ª ed.

ALVES, Marieta. Música de barbeiros. Revista Brasileira de Folclore. Rio de Janeiro, vol 17, p. 5-13, jan.abril, 1967.

ANDRADE, Ayres de. Francisco Manuel e seu tempo: 1808-1865. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 1967. 2v.

ANDRADE, Mário de. Pequena história da música. São Paulo. Martins, 1981.

_________.  Aspectos da Música Brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro. Vila Rica ed. Reunidas, 1991.

_________. Dicionário Musical Brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia. Brasília: Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros. Editora da Universidade de São Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, 2. série; v. 162)

_________. Música, Doce Música. Itatiaia 

_________. Padre Jesuino do Monte Carmelo, São Paulo, Martins, 1945.

ARAÚJO, Mozart de. A modinha e o lundu no século XVIII. São Paulo. Ricordi,  1963.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. Bibliografia Musical Brasileira. Colab. Cleofe Person de Matos e Mercedes Moura Reis. Rio de Janeiro. Instituto Nacional do Livro, 1952.

_________. 150 anos de música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro. José Olympio, 1956.

_________. Sigismund Neukomm, Austrian Composer in the New World. The Musical Quartely. Oxford, vol. 45, n.4, p. 473-483, 1959.

BATISTA, Siqueira. Do conservatório à escola de Música: ensaio histórico. Rio de Janeiro. UFRJ, 1972.

BEHAGUE, Gerard. Popular musical currents in the art music of the early nationalist period in Brazil circa 1870-1920. (Tese de doutorado). St. Louis, Tulane University. 1966.

 _________. Music in Latin American. New Jersey.Prentice Hall, 1979.

BELUZZO, Ana Maria de Morais. O Brasil dos viajantes. São Paulo, Rio de Janeiro: Metalivros, Odebrecht, 1993. 3v.

CAMARGO, Ana Maria de; Moraes, Rubens Borba. Bibliografia da Impressão Régia do Rio de Janeiro. São Paulo: Edusp, Kosmos, 1993.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Os métodos da história. Rio de Janeiro: Graal, 1983 (Biblioteca de História, v. 5)

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Teatro de sombras: a política imperial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CERNICCHIARO, Vicenzo. Storia della musica in Brasile (1549-1925). Milão: Fratelli Riccioni, 1926.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo, Brasília: Martins Fontes, INL, 1975, 2 vol., 6.ed. (Biblioteca Histórica Brasileira)

DINIZ, Jaime. Músicos pernambucanos do passado. Recife: UFP, 1979.

________. Mestres de capela da Misericórdia da Bahia: 1647-1810. Salvador: Centro Editorial e Didático da Universidade Federal da Bahia, 1993.

DUPRAT, Régis. Música na Sé de São Paulo Colonial. Paulus, 1995.

_________.  Garimpo Musical. S. Paulo, Novas Metas, 1985.

_________.  Da modinha ao samba. DO Leitura, n. 76, set. 1988.

ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA. São Paulo. Art Editora, 1998.2a edição.

ENDER, Thomas; Wagner, Robert; Bandeira, Júlio. Viagem ao Brasil nas aquarelas de Thomas Ender: 1817-1818. Petrópolis: Kapa editorial, 2000.

FAGERLANDE, Marcelo. O Método de Piano Forte de Jose Mauricio. Relume Dumará. 

HOLANDA, Sérgio Buarque de. História da Civilização Brasileira. São Paulo: Difel.

HOLLER, Marcos. Os jesuítas e a música no Brasil colonial. Campinas: Editora da Unicamp, 2010.

KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira dos primórdios ao início do Século. XX. Porto Alegre: Movimento, 1976.

LAMEGO, Alberto. A Academia Brasílica dos Renascidos. Paris/Bruxelas, s.d.

LANGE, Curt. História das Irmandades de Vila Rica. Belo Horizonte. Arquivo Público Mineiro, 1979.

MACEDO, Joaquim Manuel de. Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro. Garnier, 2000.

Original Typographia J.M.N.G., 1862-4 

MORAES, G. V. & Saliba, E. T. História e Música no Brasil. Ed. Alameda.

MARIZ, Vasco. Dicionário bio-bibliográfico musical. Rio de Janeiro. Kosmos, 1948.

_________.   História de Música Brasileira.  3ª ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2000.

_________.  A Canção de Câmara no Brasil. Porto. Progredidor, 1948.

MELO, Guilherme Teodoro Pereira. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. Bahia.Tipografia de São Joaquim, 1908.

NOGUEIRA, Lenita W. M. Maneco Músico, pai e mestre de Carlos Gomes. São Paulo. Arte e Ciência, 1997.

_________.  Museu Carlos Gomes: catálogo de manuscritos musicais. São Paulo. Arte & Ciência/LINC, 1998.

_________. Música em Campinas nos últimos anos do Império. Campinas. Editora da UNICAMP, 2000.

PREIS, Jorge Hirt. A música nas Missões jesuíticas nos séculos XVII e XVIII / capa e ilustrações: Renato Koch. Porto Alegre, Martins, 1988. 

REZENDE, Carlos Penteado de. Cronologia Musical de São Paulo. In São Paulo em quatro séculos. São Paulo. Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, 1954. 2v. 2 : 233-68.

__________.  Fragmentos para uma História da Música em São Paulo. s.l., s.ed., 1947.

REZENDE, Maria Conceição. A música na história de Minas Colonial. Belo Horizonte.

STEVENSON, Robert. Some portuguese sources for early Brazilian Music History. New Orleans: Tulane University Yearbook, 1968.

TINHORÃO, José Ramos. Música Popular de Índios, Negros e Mestiços. Petrópolis. Vozes, 1972.

__________. As Festas no Brasil Colonial. São Paulo. Editora 34, 2000.

VIANA, Larissa. O idioma da mestiçagem: as irmandades de pretos na América Portuguesa. Campinas: Ed. Unicamp.

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do semestre o aluno deverá ser capaz de identificar as características da música produzida no Brasil desde o descobrimento até o século XIX, bem como reconhecer as mudanças que ocorreram na música durante este período, a assimilação dos modelos europeus durante os s. XVIII e XIX e as primeiras manifestações do nacionalismo musical no Brasil.

 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos apresentados pelos alunos e avaliação individual.

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

Música brasileira do século XVI até o fim do Romantismo no século XIX: índios e jesuítas, Bahia, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O movimento romântico, ópera nacional, compositores brasileiros, nacionalismo.

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Mediação entre aulas expositivas acompanhadas de documentação musical e sonora, seminários, pesquisas e trabalhos realizados pelos alunos.

 

 

Observação (Plano de Aula)

O curso será oferecido de forma remota.