Turma MU571 - Composição V - Turma A
MU571 A
Composição V
Google Classroom, Outro
Kelly Cristina Silva
A disciplina será dada utilizando dois ambientes virtuais: Google Classroom como ferramenta para entrega de tarefas e disponibilização de conteúdo e o Cisco WebEx para apresentação das aulas virtuais.
17/12/2020 12:49
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
DE PAIVA SANTANA, Charles; FREITAS, Vitor de Mello; MANZOLLI, Jônatas. A new algorithmic model and simulation of neighboring variants for Désordre, György Ligeti’s first étude for piano. Opus, v. 24, n. 2, p. 58-83, DOI 10.20504/opus2018b2403
FERRAZ, SILVIO (1990). Análise e Percepção Textural. in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n. 3, pp.68-79. S.Paulo: Atravéz http://sferraz.mus.br/ligeti/ligeti.htm
DEGUCHI, TOMOKO. (2005) Forms of temporal experience in the music of Toru Takemitsu. PhD Thesis University of Buffalo, USA.
BURT, PETER (1998) The music of Toru Takemitsu : influences, confluences and status. Doctoral thesis, Durham University.
Obras de Referência na Internet
Ligeti György: Lux Aeterna
Animação: https://youtu.be/Zy8SQ-LWC20
Partitura: https://youtu.be/vcx-4olgf10
Ligeti György: Requien
Partitura: https://youtu.be/sJBZ7jeU2YI
Penderecki: Paixão Segundo São Lucas
https://youtu.be/0G41KmDsN5s
Penderecki - Threnody (Animated Score)
https://youtu.be/HilGthRhwP8
Toru Takemitsu: Requien for Strings
https://youtu.be/JZqazBElZHg
Toru Takemitsu - A Flock Descends into the Pentagonal Garden
https://youtu.be/4w_NPRVOjJc
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:
• desenvolvam um projeto composicional para uma configuração instrumental de livre escolha.
• conheçam as principais técnicas relacionadas a composição de obras com enfoque na sonoridade e textura a partir da escuta de repertório de referência.
• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada ao planejamento e desenvolvimento criativo de seus projetos composicionais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Cada aluno deverá apresentar um projeto e discutir com os colegas um projeto composicional (30%). Composição e entrega da partitura da obra desenvolvida na disciplina (70%)
Cronograma (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida em 02 módulos, avaliação e projeto criativo final da seguinte forma:
Módulo 1: Discussão sobre composição textural com a apresentação de conceitos e análises de obras relevantes do repertório (6 aulas)
Módulo 2: Ateliê de criação e acompanhamento individual e coletivos dos projetos composicionais dos alunos (9 aulas)
Metodologia (Plano de Aula)
A disciplina será conduzida a partir de três eixos de atividades:
a) Apreciação e Análise de Processos Composicionais:
b) Discussão e crítica das propostas composicionais:
c) Ateliê de criação:
d) Escuta de Repertório: Em função da pandemia será fornecido aos alunos uma lista para escuta crítica de obras do repertório da música textural disponíveis no YouTube.