Turma MU571 - Composição V - Turma A

Código / Turma

MU571 A

Nome

Composição V

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será dada utilizando dois ambientes virtuais: Google Classroom como ferramenta para entrega de tarefas e disponibilização de conteúdo e o Cisco WebEx para apresentação das aulas virtuais.

 

Atualizado em
17/12/2020 12:49
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jônatas Manzolli

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DE PAIVA SANTANA, Charles; FREITAS, Vitor de Mello; MANZOLLI, Jônatas. A new algorithmic model and simulation of neighboring variants for Désordre, György Ligeti’s first étude for piano. Opus, v. 24, n. 2, p. 58-83, DOI 10.20504/opus2018b2403

FERRAZ, SILVIO (1990). Análise e Percepção Textural. in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n. 3, pp.68-79. S.Paulo: Atravéz http://sferraz.mus.br/ligeti/ligeti.htm

DEGUCHI, TOMOKO. (2005) Forms of temporal experience in the music of Toru Takemitsu. PhD Thesis University of Buffalo, USA.

BURT, PETER (1998) The music of Toru Takemitsu : influences, confluences and status. Doctoral thesis, Durham University.

 

Obras de Referência na Internet

Ligeti György: Lux Aeterna

Animação: https://youtu.be/Zy8SQ-LWC20 

Partitura: https://youtu.be/vcx-4olgf10  

Ligeti György: Requien

Partitura: https://youtu.be/sJBZ7jeU2YI 

Penderecki: Paixão Segundo São Lucas

https://youtu.be/0G41KmDsN5s 

Penderecki - Threnody (Animated Score)

https://youtu.be/HilGthRhwP8

Toru Takemitsu: Requien for Strings

https://youtu.be/JZqazBElZHg 

Toru Takemitsu - A Flock Descends into the Pentagonal Garden 

https://youtu.be/4w_NPRVOjJc 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas: 

• desenvolvam um projeto composicional para uma configuração instrumental de livre escolha. 

• conheçam as principais técnicas relacionadas a composição de obras com enfoque na sonoridade e textura a partir da escuta de repertório de referência. 

• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada ao planejamento e desenvolvimento criativo de seus projetos composicionais. 

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Cada aluno deverá apresentar um projeto e discutir com os colegas um projeto composicional (30%). Composição e entrega da partitura da obra desenvolvida na disciplina (70%)

 

Cronograma (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em 02 módulos, avaliação e projeto criativo final da seguinte forma:  

Módulo 1: Discussão sobre composição textural com a apresentação de conceitos e análises de obras relevantes do repertório (6 aulas)

Módulo 2: Ateliê de criação e acompanhamento individual e coletivos dos projetos composicionais dos alunos (9 aulas)

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será conduzida a partir de três eixos de atividades:  

a) Apreciação e Análise de Processos Composicionais: 

b) Discussão e crítica das propostas composicionais: 

c) Ateliê de criação: 

d) Escuta de Repertório: Em função da pandemia será fornecido aos alunos uma lista para escuta crítica de obras do repertório da música textural disponíveis no YouTube.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco