Turma AD018 - Técnica III: Prática, Análise e Ensino da Dança - Turma A

Código / Turma

AD018 A

Nome

Técnica III: Prática, Análise e Ensino da Dança

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
17/12/2020 13:33
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jussara Corrêa Miller

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento dos conteúdos das técnicas contemporâneas de dança. Enfoque de vocabulários, dinâmicas e organizações espaço-temporais específicas às técnicas abordadas. Estudo de metodologias voltadas ao ensino técnico da dança para diferentes contextos e faixas etárias, visando a formação do futuro artista-educador da dança.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

FELDENKRAIS, Moshe. Consciência pelo movimento. 4. ed. São Paulo: Summus, 1977.

FORTIN, Sylvie. “Transformação de práticas de dança”. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (org.). Lições de Dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade, 2003, p. 161-171.

GERALDI, Silvia. “Representações sobre técnicas para dança”. In: NORA, Sigrid (Org.). Húmus 2. Caxias do Sul: Lorigraf, 2007, v.2, p.75-87.

LOUPPE, Laurence. O corpo como poética. In: Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012, p.69-90.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Estudar e desenvolver as formas de organização corporal e os padrões motores das técnicas de dança estudadas, sabendo aplicá-los a novas situações propostas. Aprofundar conhecimentos adquiridos em disciplinas anteriores por meio da vivência e reflexão das dinâmicas envolvidas em diferentes abordagens técnicas de dança. Compreender os componentes didáticos básicos envolvidos numa aula de técnica, com atenção para questões relativas às diferentes formas de ensino, função dos exercícios e planejamento de uma aula, priorizando faixas etárias, linhas de interesse e objetivos de aprendizado.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação prática.

Resenhas de textos selecionados e reflexões conceituais.

Pesquisas e realização de práticas de ensino em grupo.

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas.

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo Programático

 

  • Aspectos estruturais e funcionais do movimento: alinhamento ósseo; aspectos dinâmicos da postura em relação à estrutura musculoesquelética; diferenciação funcional das estruturas anatômicas.

  • Fundamentos de Consciência pelo Movimento: estrutura e função do movimento; relação respiração/movimento; diferenciação e conexão de unidades corporais; dinâmica do equilíbrio corporal; pontos de apoio, alavancas, simetria, tonicidade.

  • Princípios técnicos e codificações da dança contemporânea. Organização dos conceitos em partituras de movimento e unidades de composição. Articulação a improvisos dirigidos.

  • Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência às técnicas de dança contemporânea. Variações que enfatizem transferências de peso e deslocamentos diferenciados no espaço/tempo com diferentes dinâmicas.

  • Timing: ritmo interno e externo; relação som/movimento.

  • Nomenclatura e vocabulário da dança contemporânea.

  • Aspectos históricos, estéticos e pedagógicos: reflexões contemporâneas sobre técnicas para dançar e seu ensino.

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e teoria durante a aplicação dos exercícios.

  • Leitura de textos, pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.

  • Observação, análise e vivência de práticas docentes, com enfoque nos conteúdos estudados.

Observação (Plano de Aula)

em branco