Turma AD019 - Técnica X: Estudos Técnicos de Dança Clássica II: Tradição e contemporaneidade - Turma A

Código / Turma

AD019 A

Nome

Técnica X: Estudos Técnicos de Dança Clássica II: Tradição e contemporaneidade

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
17/12/2020 13:40
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Angela de Azevedo Nolf

Ementa (Catálogo da DAC)

Ampliar as dinâmicas de uma aula de Técnica Clássica (exercícios de barra e centro), visando maior coordenação motora em sequências estruturadas. Controle, transferências de peso e deslocamentos no espaço. Abordar modos de ensino aprofundando a função dos exercícios. Refletir acerca dos elementos técnicos da dança direcionando-os para uma expressão individualizada e saudável. Aumento de complexidade nas sequências de movimentos, direções no espaço, musicalidade e fluidez. Reflexão teórica e prática acerca dos elementos tradicionais da linguagem e suas possíveis transformações na contemporaneidade, artísticas e pedagógicas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

MORAES, Juliana. Sobre cavalos e tutus. In: Conectedance. 27/09/2015. https://conectedance.com.br/danca/sobre-cavalos-e-tutus/

PEREIRA, Roberto. A Formação do balé brasileiro: nacionalismo e estilização, Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 2003.

SAMPAIO, Flávio. Balé Passo a Passo – História, Técnicas, Terminologia. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2013.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Desenvolvimento dos conteúdos da dança clássica, com o uso de dinâmicas e seqüências estruturadas. Trabalhos relacionados a independência articular visando a qualidade do movimento e coordenação motora. Práticas variadas de movimentos com ênfase em deslocamentos no espaço, uso dos eixos, saltos e giros. Pensamento técnico aliado aos conhecimentos anatômicos para execução saudável e longevidade na dança. Amadurecimento de vocabulário dos passos do balé. Reflexão e vivência prática sobre possibilidades de atualização da linguagem para necessidades contemporâneas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação prática.

Reflexões conceituais em textos escritos.

Pesquisas e realização de práticas em grupo.

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas aulas e demais atividades didáticas.

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo Programático

  • Aspectos estruturais e funcionais do movimento: diferenciação funcional das estruturas anatômicas e cuidados para uma prática saudável

  • Princípios e conceitos básicos da técnica do balé clássico: exercícios de barra, barra-solo e centro

  • Verticalidade para a técnica do balé clássico e suas implicações sobre os movimentos do corpo e as consequências políticas dessa forma de corporeidade

  • Diferenças de conteúdo e forma entre a técnica do balé clássico e as técnicas contemporâneas

  • Projeção dos movimentos do corpo no espaço em correspondência à técnica do balé clássico; memorização e coordenação motora complexas

  • Nomenclatura e vocabulário da técnica do balé clássico

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Aulas práticas com abordagens sobre metodologia e teoria durante a aplicação dos exercícios.

  • Leitura de textos, pesquisas e reflexões teóricas articuladas à vivência prática.

  • Observação, análise e vivência de práticas artísticas, com enfoque nos conteúdos estudados.

Observação (Plano de Aula)

em branco