Turma AD063 - Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I - Turma A

Código / Turma

AD063 A

Nome

Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Esta disciplina caracteriza-se por práticas de laboratório de dança e criação artística orientada. Ela será iniciada online, mas espera-se que possa tornar-se presencial o quanto antes, respeitando-se os protocolos de higienização e segurança. Será usada também a plataforma ZOOM.

Atualizado em
17/12/2020 13:58
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Larissa Sato Turtelli

Paula Caruso Teixeira

Ementa (Catálogo da DAC)

Configura-se numa atividade de orientação específica para o desenvolvimento de pesquisa, criação e atuação em Dança que deverá evidenciar a integração dos conteúdos desenvolvidos durante o curso. Propõe a interação com outras áreas artísticas e de investigação, incluindo-se as tecnologias de informação e comunicação, na composição de poéticas cênicas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia Básica:

CAMPOS, Flávio. Redes de afeto: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no
processo de formação e de criação cênica no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 150 p. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/284379/1/Campos_Flavio_M.pdf

COSTA, Elisa M. A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

Repositorio da Producao Cientifica e Intelectual da Unicamp: A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete = um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança = The dy

RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA).

RODRIGUES, G., Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Lauro de Freitas, BA: Solisluna, 2018.

RODRIGUES, G.E.F.; TURTELLI, L. S.; TEIXEIRA, P.C.; CAMPOS, F.; COSTA, E.M. de; CÁLIPO, N.; FLORIANO, M.; ALLEONI, N. V.; JORGE, M.D.. “Corpos em Expansão a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)”. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença.  V.6- Número 3. Porto Alegre: UFRGS, 2016.

https://www.scielo.br/pdf/rbep/v6n3/2237-2660-rbep-6-03-00551.pdf

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Propiciar um processo criativo individualizado que considere o desenvolvimento corporal do intérprete de uma maneira integrativa, a partir de seus aspectos libidinais, sociais e mentais, tendo uma pesquisa de campo de alguma manifestação cultural popular brasileira ou de algum segmento social brasileiro específico como moldura.

Promover a relação entre os processos individualizados de cada intérprete do grupo, no intuito de chegar a um produto criativo grupal.

Levar a público esse produto artístico, vivenciando a relação com o público como mais uma etapa do processo desenvolvido.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Produções práticas em laboratórios criativos

  • Registro do processo/resultado em Diário de Bordo

  • Comunicação da pesquisa

  • Compreensão dos conteúdos estudados

  • Apresentação prática do trabalho final em processo

  • Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas

 

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo programático:

- Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método BPI

- Técnica dos Sentidos do método BPI

- O Dojô como um espaço de laboratório corporal para preparar o corpo para a pesquisa de campo

- Pesquisa de campo de alguma manifestação cultural popular brasileira ou de algum segmento social brasileiro específico

- Os Dojôs para deflagrar no corpo os conteúdos vivenciados em campo

- A Estruturação da Personagem do método BPI

- As relações com o outro

- A criação de um roteiro de movimentos, imagens, sensações e sentimentos.

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas, teóricas e laboratórios de criação.

O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) quanto sustentação de todo o processo.

Observação (Plano de Aula)

em branco