Turma AD063 - Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I - Turma A
AD063 A
Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Esta disciplina caracteriza-se por práticas de laboratório de dança e criação artística orientada. Ela será iniciada online, mas espera-se que possa tornar-se presencial o quanto antes, respeitando-se os protocolos de higienização e segurança. Será usada também a plataforma ZOOM.
17/12/2020 13:58
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Configura-se numa atividade de orientação específica para o desenvolvimento de pesquisa, criação e atuação em Dança que deverá evidenciar a integração dos conteúdos desenvolvidos durante o curso. Propõe a interação com outras áreas artísticas e de investigação, incluindo-se as tecnologias de informação e comunicação, na composição de poéticas cênicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia Básica:
CAMPOS, Flávio. Redes de afeto: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no
processo de formação e de criação cênica no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete. 150 p. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012.
http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/284379/1/Campos_Flavio_M.pdf
COSTA, Elisa M. A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.
Repositorio da Producao Cientifica e Intelectual da Unicamp: A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete = um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança = The dy
RODRIGUES, G. E. F. O método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. Campinas, SP: [s.n.], 2003. Tese (Doutorado em Artes). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Artes (IA).
RODRIGUES, G., Bailarino-Pesquisador-Intérprete. Lauro de Freitas, BA: Solisluna, 2018.
RODRIGUES, G.E.F.; TURTELLI, L. S.; TEIXEIRA, P.C.; CAMPOS, F.; COSTA, E.M. de; CÁLIPO, N.; FLORIANO, M.; ALLEONI, N. V.; JORGE, M.D.. “Corpos em Expansão a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI)”. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença. V.6- Número 3. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
https://www.scielo.br/pdf/rbep/v6n3/2237-2660-rbep-6-03-00551.pdf
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Propiciar um processo criativo individualizado que considere o desenvolvimento corporal do intérprete de uma maneira integrativa, a partir de seus aspectos libidinais, sociais e mentais, tendo uma pesquisa de campo de alguma manifestação cultural popular brasileira ou de algum segmento social brasileiro específico como moldura.
Promover a relação entre os processos individualizados de cada intérprete do grupo, no intuito de chegar a um produto criativo grupal.
Levar a público esse produto artístico, vivenciando a relação com o público como mais uma etapa do processo desenvolvido.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
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Produções práticas em laboratórios criativos
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Registro do processo/resultado em Diário de Bordo
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Comunicação da pesquisa
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Compreensão dos conteúdos estudados
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Apresentação prática do trabalho final em processo
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Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas
Cronograma (Plano de Aula)
Conteúdo programático:
- Estrutura Física e Anatomia Simbólica do método BPI
- Técnica dos Sentidos do método BPI
- O Dojô como um espaço de laboratório corporal para preparar o corpo para a pesquisa de campo
- Pesquisa de campo de alguma manifestação cultural popular brasileira ou de algum segmento social brasileiro específico
- Os Dojôs para deflagrar no corpo os conteúdos vivenciados em campo
- A Estruturação da Personagem do método BPI
- As relações com o outro
- A criação de um roteiro de movimentos, imagens, sensações e sentimentos.
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas práticas, teóricas e laboratórios de criação.
O método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) quanto sustentação de todo o processo.