Turma AD063 - Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I - Turma B
AD063 B
Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I
Google Meet, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
As aulas serão realizadas em sistema remoto (Moodle, Google Meet/Zoom). Aulas presenciais podem acontecer, dependendo da evolução da pandemia COVID-19 e atendendo estritamente às normas sanitárias institucionais vigentes.
17/12/2020 14:06
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Configura-se numa atividade de orientação específica para o desenvolvimento de pesquisa, criação e atuação em Dança que deverá evidenciar a integração dos conteúdos desenvolvidos durante o curso. Propõe a interação com outras áreas artísticas e de investigação, incluindo-se as tecnologias de informação e comunicação, na composição de poéticas cênicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Orgs.). Dança e Dramaturgias (s). Tradução: Nathália Mello, Rosa Ana Druot de Lima, Sylvain Druot. São Paulo: Nexus, 2016.
GERALDI, S. O lugar da teatralidade na dança contemporânea. Sala Preta, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 13-26, 2012. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57483>. Acesso em: 7 jan. 2021.
GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.
ROCHA, Thereza; CARDOSO, T. C. R. O Que é Dança Contemporânea? A Narrativa de uma impossibilidade. Informe C3, v. 22, p. 166-179, 2018. Disponível em:<https://informec3.weebly.com/uploads/5/5/8/3/55837267/informec3_edicao22_baixa.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2021.
Vídeos selecionados disponíveis na biblioteca, no YouTube, Vimeo ou outras plataformas.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Preparar o aluno para a elaboração e desenvolvimento de um projeto criativo em dança de própria autoria, desde sua concepção até a finalização em uma obra cênica de dança. Propiciar a compreensão de todas as etapas do processo de criação em dança, bem como dos demais componentes da cena e de suas relações.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Produções práticas em laboratórios criativos (peso 4)
Pesquisas práticas e teóricas, leituras e apreciações estéticas (peso 1,5)
Registro do processo/resultado em Diário de Bordo e autoavaliação final por escrito (peso 1,5)
Comunicação da pesquisa (peso 2)
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
Conteúdo Programático
- Pesquisa e criação em dança: processos e metodologias
- As fontes temáticas
- Delimitação de um cenário de pesquisa
- Investigação de referenciais teórico-práticos
- As etapas do processo criativo
- Improvisação e pesquisa: desenvolvimento de laboratórios coreográficos
- Seleção de conteúdos e materiais coreográficos em processo
- Configuração e forma: elaboração de planos de composição
- Pré-planejamento da produção da montagem
- Apreciação do material criativo: análise, revisão, avaliação
- Comunicação da pesquisa e criação: dança em processo
Metodologia (Plano de Aula)
Laboratórios de criação.
Pesquisas de referenciais criativos em acervos, sites, plataformas diversas.
Leitura de textos e reflexões teóricas.
Estudos dirigidos de performance.
Apreciação estética de vídeos e performances do grupo.