Turma AD063 - Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I - Turma B

Código / Turma

AD063 B

Nome

Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

As aulas serão realizadas em sistema remoto (Moodle, Google Meet/Zoom). Aulas presenciais podem acontecer, dependendo da evolução da pandemia COVID-19 e atendendo estritamente às normas sanitárias institucionais vigentes.

Atualizado em
17/12/2020 14:06
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

Configura-se numa atividade de orientação específica para o desenvolvimento de pesquisa, criação e atuação em Dança que deverá evidenciar a integração dos conteúdos desenvolvidos durante o curso. Propõe a interação com outras áreas artísticas e de investigação, incluindo-se as tecnologias de informação e comunicação, na composição de poéticas cênicas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Orgs.). Dança e Dramaturgias (s). Tradução: Nathália Mello, Rosa Ana Druot de Lima, Sylvain Druot. São Paulo: Nexus, 2016.

GERALDI, S. O lugar da teatralidade na dança contemporânea. Sala Preta, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 13-26, 2012. Disponível em:<http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57483>. Acesso em: 7 jan. 2021.

GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

LEPECKI, André. Exaurir a dança: performance e política do movimento. São Paulo: Annablume, 2017.

ROCHA, Thereza; CARDOSO, T. C. R. O Que é Dança Contemporânea? A Narrativa de uma impossibilidade. Informe C3, v. 22, p. 166-179, 2018. Disponível em:<https://informec3.weebly.com/uploads/5/5/8/3/55837267/informec3_edicao22_baixa.pdf>. Acesso em: 7 jan. 2021.

Vídeos selecionados disponíveis na biblioteca, no YouTube, Vimeo ou outras plataformas.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Preparar o aluno para a elaboração e desenvolvimento de um projeto criativo em dança de própria autoria, desde sua concepção até a finalização em uma obra cênica de dança. Propiciar a compreensão de todas as etapas do processo de criação em dança, bem como dos demais componentes da cena e de suas relações.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Produções práticas em laboratórios criativos (peso 4)

Pesquisas práticas e teóricas, leituras e apreciações estéticas (peso 1,5)

Registro do processo/resultado em Diário de Bordo e autoavaliação final por escrito (peso 1,5)

Comunicação da pesquisa (peso 2)

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo Programático

  • Pesquisa e criação em dança: processos e metodologias 
  • As fontes temáticas
  • Delimitação de um cenário de pesquisa 
  • Investigação de referenciais teórico-práticos
  • As etapas do processo criativo 
  • Improvisação e pesquisa: desenvolvimento de laboratórios coreográficos 
  • Seleção de conteúdos e materiais coreográficos em processo
  • Configuração e forma: elaboração de planos de composição
  • Pré-planejamento da produção da montagem
  • Apreciação do material criativo: análise, revisão, avaliação 
  • Comunicação da pesquisa e criação: dança em processo

Metodologia (Plano de Aula)

Laboratórios de criação.

Pesquisas de referenciais criativos em acervos, sites, plataformas diversas.

Leitura de textos e reflexões teóricas.

Estudos dirigidos de performance.

Apreciação estética de vídeos e performances do grupo.

Observação (Plano de Aula)

em branco