Turma AD063 - Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I - Turma C
AD063 C
Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I
Google Meet, Google Classroom, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
17/12/2020 14:08
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Configura-se numa atividade de orientação específica para o desenvolvimento de pesquisa, criação e atuação em Dança que deverá evidenciar a integração dos conteúdos desenvolvidos durante o curso. Propõe a interação com outras áreas artísticas e de investigação, incluindo-se as tecnologias de informação e comunicação, na composição de poéticas cênicas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. 92 p. 3a reimpressão, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2009 (Coleção Todas as Artes).
BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança e Tecnologia. Dança em foco, v.1. Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006.
BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs).. Dança na tela. Dança em foco, v.4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2009.
BUTTERWORTH, Jo; WILDSCHUT, Liesbeth. Contemporary choreography: a critical reader. London and New York: Routledge, 2009.
CALDAS, P. (Org.) et al. Dança em foco: ensaios contemporâneos de videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. As contribuições das abordagens somáticas na construção de saberes sensíveis da dança: um estudo do projeto “Por que Lygia Clark?”. 2010. 248 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Folhetim – Teatro do Pequeno Gesto, n.17, mai-ago, p.24-33, 2003.
FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.
GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Tradução de Silvia Soter. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2002. p. 11-35.
_____________. Phenomenological Space: “I'm in the space and the space is in me”. Interview with Hubert Godard, by Caryn McHose. Contact Quarterly, Northampton, v. 31, p. 32-38, Summer/Fall 2006a.
_____________. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. (Org.). Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006b. p. 73-80.
HOGHE, Raimund; WEISS, Ulli. Bandoneon – Em que o tango pode ser bom para tudo?. Tradução de Robson Ribeiro; Gaby Kirsch. São Paulo: Attar Editorial, 1989.
LEPECKI, André. Planos de composição. Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança: mapas e contextos. São Paulo: Itaú Cultural, p. 12-20, 2010.
LOBO, L.; NAVAS, C. Arte da Composição: Teatro do Movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.
LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. 1a Edição Portuguesa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
ROPA, Eugenia Cassini; DE ANDRADE, Milton. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 19, 2012.
RIBEIRO, António Pinto. Dança temporariamente contemporânea. Lisboa, Portugal: Vega, 1994.
ROYO, Victoria Pérez. A Bailar a La Calle: danza contemporánea, espacio publico y arquitectura. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2008.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Fapesp - Annablume, 1998.
SANT’ANNA, Denise B. de (Org.). Corpos de passagem: ensaio sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. p. 509-539.
ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Preparar o aluno para a elaboração e desenvolvimento de um projeto em dança de própria autoria, desde sua concepção até a finalização em uma obra cênica de dança.
- Propiciar a compreensão de todas as etapas do processo de criação em dança, bem como dos demais componentes da cena e de suas relações.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
-
Elaboração de pré-projeto de pesquisa
-
Produções práticas em laboratórios criativos
-
Registro do processo/resultado em Diário de Bordo
-
Comunicação da pesquisa
-
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas
Cronograma (Plano de Aula)
Conteúdo Programático
-
Pesquisa e criação em dança: processos e metodologias
-
As fontes temáticas
-
Delimitação de um cenário de pesquisa
-
Investigação do referencial teórico
-
As etapas do processo criativo
-
Elaboração de pré-projeto
-
Improvisação e pesquisa: desenvolvimento de laboratórios coreográficos
-
Seleção de conteúdos e materiais coreográficos em processo
-
Configuração e forma: elaboração de planos de composição
-
Pré-planejamento da produção da montagem
-
Apreciação do material criativo: análise, revisão, avaliação
-
Comunicação da pesquisa e criação: dança em processo
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
-
Pesquisas prático-teóricas
-
Pesquisa de campo
-
Leitura e análise de textos
-
Laboratórios criativos
-
Estudos dirigidos de performance e apreciação estética