Turma AD063 - Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I - Turma E

Código / Turma

AD063 E

Nome

Trabalho de Conclusão de Curso em Dança I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Drive e Moodle também serão utilizados.

Atualizado em
17/12/2020 14:12
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Ementa (Catálogo da DAC)

Configura-se numa atividade de orientação específica para o desenvolvimento de pesquisa, criação e atuação em Dança que deverá evidenciar a integração dos conteúdos desenvolvidos durante o curso. Propõe a interação com outras áreas artísticas e de investigação, incluindo-se as tecnologias de informação e comunicação, na composição de poéticas cênicas.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó: Argos, 2009. 92 p. 3a reimpressão, 2012.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes – selo Martins, 2009 (Coleção Todas as Artes).

BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs). Dança e Tecnologia. Dança em foco, v.1. Rio de Janeiro: Instituto Telemar, 2006.

 

BONITO, Eduardo; CALDAS, Paulo; LEVY, Regina (orgs).. Dança na tela. Dança em foco, v.4. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria: Oi Futuro, 2009.

BUTTERWORTH, Jo; WILDSCHUT, Liesbeth. Contemporary choreography: a critical reader. London and New York: Routledge, 2009.

CALDAS, P. (Org.) et al. Dança em foco: ensaios contemporâneos de videodança. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. As contribuições das abordagens somáticas na construção de saberes sensíveis da dança: um estudo do projeto “Por que Lygia Clark?”. 2010. 248 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

FABIÃO, Eleonora. Corpo cênico, estado cênico. Revista Folhetim – Teatro do Pequeno Gesto, n.17, mai-ago, p.24-33, 2003.

FERNANDES, Ciane. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

GIL, José. Movimento total: O corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GODARD, Hubert. Gesto e percepção. Tradução de Silvia Soter. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia. (Org.). Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2002. p. 11-35.

_____________. Phenomenological Space: “I'm in the space and the space is in me”. Interview with Hubert Godard, by Caryn McHose. Contact Quarterly, Northampton, v. 31, p. 32-38, Summer/Fall 2006a.

_____________. Olhar cego. Entrevista com Hubert Godard, por Suely Rolnik. In: ROLNIK, Suely. (Org.). Lygia Clark, da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2006b. p. 73-80.

HOGHE, Raimund; WEISS, Ulli. Bandoneon – Em que o tango pode ser bom para tudo?. Tradução de Robson Ribeiro; Gaby Kirsch. São Paulo: Attar Editorial, 1989.

LEPECKI, André. Planos de composição. Cartografia Rumos Itaú Cultural Dança: mapas e contextos. São Paulo: Itaú Cultural, p. 12-20, 2010.

LOBO, L.; NAVAS, C. Arte da Composição: Teatro do Movimento. Brasília: LGE Editora, 2008.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Tradução de Rute Costa. 1a Edição Portuguesa. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

ROPA, Eugenia Cassini; DE ANDRADE, Milton. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 19, 2012.

RIBEIRO, António Pinto. Dança temporariamente contemporânea. Lisboa, Portugal: Vega, 1994.

ROYO, Victoria Pérez. A Bailar a La Calle: danza contemporánea, espacio publico y arquitectura. Salamanca: Ediciones Universidad Salamanca, 2008.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Fapesp - Annablume, 1998.

SANT’ANNA, Denise B. de (Org.). Corpos de passagem: ensaio sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SUQUET, Annie. Cenas. O corpo dançante: um laboratório da percepção. In: COURTINE, Jean-Jacques (Dir.). História do Corpo vol. 3: As mutações do olhar. O século XX. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. p. 509-539.

ZAMBONI, S. A pesquisa em Arte: um paralelo entre arte e ciência. 2.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 6
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Preparar o aluno para a elaboração e desenvolvimento de um projeto em dança de própria autoria, desde sua concepção até a finalização em uma obra cênica de dança.
  • Propiciar a compreensão de todas as etapas do processo de criação em dança, bem como dos demais componentes da cena e de suas relações.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Elaboração de pré-projeto de pesquisa

  • Produções práticas em laboratórios criativos

  • Registro do processo/resultado em Diário de Bordo

  • Comunicação da pesquisa

  • Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas

 

Cronograma (Plano de Aula)

Conteúdo Programático

  • Pesquisa e criação em dança: processos e metodologias

  • As fontes temáticas

  • Delimitação de um cenário de pesquisa

  • Investigação do referencial teórico

  • As etapas do processo criativo

  • Elaboração de pré-projeto

  • Improvisação e pesquisa: desenvolvimento de laboratórios coreográficos

  • Seleção de conteúdos e materiais coreográficos em processo

  • Configuração e forma: elaboração de planos de composição

  • Pré-planejamento da produção da montagem

  • Apreciação do material criativo: análise, revisão, avaliação

  • Comunicação da pesquisa e criação: dança em processo

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

  • Pesquisas prático-teóricas

  • Pesquisa de campo

  • Leitura e análise de textos

  • Laboratórios criativos

  • Estudos dirigidos de performance e apreciação estética

Observação (Plano de Aula)

em branco