Turma AD900 - Atividades Orientadas de Pesquisa - Turma E
AD900 E
Atividades Orientadas de Pesquisa
Google Meet, Google Classroom, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
17/12/2020 16:48
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a elaborar projeto e desenvolver pesquisa integrando conteúdos assimilados em períodos anteriores de modo a preparar o graduando para dar continuidade a sua formação como pesquisador. Os resultados obtidos deverão demonstrar capacidade de articular processos de criação, preparação técnica e interpretação em Dança à reflexão crítica e procedimentos metodológicos de pesquisa. Fará parte da metodologia desta disciplina a exposição por parte de docentes e convidados de suas pesquisas em andamento.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Bibliografia
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ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo
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BENJAMIN, W. (1977). Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Universidade de São Paulo/Cultrix
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CARDONA, P. (2000). Dramaturgia de bailarín, cazador de mariposas. México DF: Conaculta/INBA
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DOSSIER Danse et Dramaturgie, Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse: 31, 1997
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FARO & SAMPAIO, L.P. (1989). Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro: Jorge
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FERNANDES, S. & GUINSBURG, J. (1996). Um encenador de si mesmo: Gerald Thomas. São Paulo: Perspectiva
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GRAHAM, M. (1993). Memória do Sangue. São Paulo:Siciliano
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HUMPHREY, D. ( 1959) The art of making dances. New York: Grove
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LABAN, R. (1975). Danza Educativa Moderna. Barcelona: Paidós
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LORCA, F. G. (1933). Teoria y Juego del Duende. Madrid, in www.lainsignia.org, Equador
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MONTEIRO, M (1998). Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo: Edusp
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NAVAS, C. (1996). Os desenhos dos desenhos da dança. texto programa da exposição Desenhos de Dança. São Paulo, AS Estúdio.
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NAVAS, C. & DIAS, L. (1992). Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura
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NAVAS, C. & LOBO, L. (2003). Teatro do Movimento, um método para o intérprete criador. Brasília: LGE
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NAVAS, C. (1987). Imagens da Dança em São Paulo. São Paulo. IMESP/Secretaria Municipal de Cultura
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NAVAS, C. (2003). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva
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NAVAS, C. (2004). Formação em dança: interfaces com a pesquisa. In Repertório, ano 7, número: 7, Salvador: PPGAC/UFBa
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NAVAS, C. (2004). Leis para as danças do Brasil, desafio para todos. In Lições de Dança 5, Rio de Janeiro: Univercidade
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PAVIS, P. (1999). Dicionário de teatro. Trad. Maria Lúcia Pereira & Jacob Guinsburg. São Paulo: Perspectiva
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REIS, G. (2005). Cidade e palco: experimentação, transformação e permanências. Belo Horizonte: Cuatiara
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RODRIGUES, G. (1997). Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE
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SANTAELLA, M.L (2001). Comunicação & Pesquisa. São Paulo: Hacker
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SASPORTES, J. (1983). Pensar a dança: a reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: IN/CM
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SILVA. E. R. (2005). Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA
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ZAMBONI, S. (2001) A pesquisa em arte: uma paralelo entre arte e ciência. 2ª ed. Campinas: Autores Associados
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
Propõe-se a discussão de e entre textos artísticos, técnicos e históricos, informada pela análise de certas escrituras de dança, em busca das relações entre seus traços de origem, estudados em função das várias possibilidades históricas de sua articulação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Presença nos encontros de orientação;
- Desenvolvimento das atividades de pesquisa conforme cronograma previsto;
- Elaboração de relatórios de pesquisa.
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
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Pesquisa e investigação em arte, dança: gerais e específicos
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Dança como arte do espetáculo: aspectos de sua estruturação.
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Topologias em movimento: escrituras de e sobre dança (notação, crítica, análise e relatos).
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Dramaturgia em dança: aspectos históricos e contemporâneos.
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Estudos aplicados de movimento, dança e investigação: abordagens
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas expositivas ilustradas por vídeos, seminários, atividades prático-teóricas, problematização de conteúdos em classe.