Turma AD900 - Atividades Orientadas de Pesquisa - Turma E

Código / Turma

AD900 E

Nome

Atividades Orientadas de Pesquisa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento
Atualizado em
17/12/2020 16:48
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Juliana Martins Rodrigues De Moraes

Ementa (Catálogo da DAC)

O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a elaborar projeto e desenvolver pesquisa integrando conteúdos assimilados em períodos anteriores de modo a preparar o graduando para dar continuidade a sua formação como pesquisador. Os resultados obtidos deverão demonstrar capacidade de articular processos de criação, preparação técnica e interpretação em Dança à reflexão crítica e procedimentos metodológicos de pesquisa. Fará parte da metodologia desta disciplina a exposição por parte de docentes e convidados de suas pesquisas em andamento.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bibliografia

  1. ANDERSON, J. (1978). Dança. Lisboa: Verbo

  2. BENJAMIN, W. (1977). Documentos de cultura, documentos de barbárie. São Paulo: Universidade de São Paulo/Cultrix

  3. CARDONA, P. (2000). Dramaturgia de bailarín, cazador de mariposas. México DF: Conaculta/INBA

  4. DOSSIER Danse et Dramaturgie, Nouvelles de Danse, Bruxelles, Contredanse: 31, 1997

  5. FARO & SAMPAIO, L.P. (1989). Dicionário de Balé e Dança. Rio de Janeiro: Jorge

  6. FERNANDES, S. & GUINSBURG, J. (1996). Um encenador de si mesmo: Gerald Thomas. São Paulo: Perspectiva

  7. GRAHAM, M. (1993). Memória do Sangue. São Paulo:Siciliano

  8. HUMPHREY, D. ( 1959) The art of making dances. New York: Grove

  9. LABAN, R. (1975). Danza Educativa Moderna. Barcelona: Paidós

  10. LORCA, F. G. (1933). Teoria y Juego del Duende. Madrid, in www.lainsignia.org, Equador

  11. MONTEIRO, M (1998). Noverre: cartas sobre a dança. São Paulo: Edusp

  12. NAVAS, C. (1996). Os desenhos dos desenhos da dança. texto programa da exposição Desenhos de Dança. São Paulo, AS Estúdio.

  13. NAVAS, C. & DIAS, L. (1992). Dança Moderna. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura

  14. NAVAS, C. & LOBO, L. (2003). Teatro do Movimento, um método para o intérprete criador. Brasília: LGE

  15. NAVAS, C. (1987). Imagens da Dança em São Paulo. São Paulo. IMESP/Secretaria Municipal de Cultura

  16. NAVAS, C. (2003). Dança brasileira no final do século XX. In Dicionário SESC, A Linguagem da Cultura. Organização Newton Cunha. São Paulo: Perspectiva

  17. NAVAS, C. (2004). Formação em dança: interfaces com a pesquisa. In Repertório, ano 7, número: 7, Salvador: PPGAC/UFBa

  18. NAVAS, C. (2004). Leis para as danças do Brasil, desafio para todos. In Lições de Dança 5, Rio de Janeiro: Univercidade

  19. PAVIS, P. (1999). Dicionário de teatro. Trad. Maria Lúcia Pereira & Jacob Guinsburg. São Paulo: Perspectiva

  20. REIS, G. (2005). Cidade e palco: experimentação, transformação e permanências. Belo Horizonte: Cuatiara

  21. RODRIGUES, G. (1997). Bailarino - Pesquisador - Intérprete: Processo de formação. Rio de Janeiro: FUNARTE

  22. SANTAELLA, M.L (2001). Comunicação & Pesquisa. São Paulo: Hacker

  23. SASPORTES, J. (1983). Pensar a dança: a reflexão estética de Mallarmé a Cocteau. Lisboa: IN/CM

  24. SILVA. E. R. (2005). Dança e pós-modernidade. Salvador: EDUFBA

  25. ZAMBONI, S. (2001) A pesquisa em arte: uma paralelo entre arte e ciência. 2ª ed. Campinas: Autores Associados

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

Propõe-se a discussão de e entre textos artísticos, técnicos e históricos, informada pela análise de certas escrituras de dança, em busca das relações entre seus traços de origem, estudados em função das várias possibilidades históricas de sua articulação.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Presença nos encontros de orientação;

- Desenvolvimento das atividades de pesquisa conforme cronograma previsto;

- Elaboração de relatórios de pesquisa.

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Pesquisa e investigação em arte, dança: gerais e específicos

  2. Dança como arte do espetáculo: aspectos de sua estruturação.

  3. Topologias em movimento: escrituras de e sobre dança (notação, crítica, análise e relatos).

  4. Dramaturgia em dança: aspectos históricos e contemporâneos.

  5. Estudos aplicados de movimento, dança e investigação: abordagens

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas ilustradas por vídeos, seminários, atividades prático-teóricas, problematização de conteúdos em classe.

Observação (Plano de Aula)

em branco