Turma AD900 - Atividades Orientadas de Pesquisa - Turma L
AD900 L
Atividades Orientadas de Pesquisa
Google Meet, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
As aulas serão realizadas em sistema remoto (Moodle, Google Meet/Zoom). Aulas presenciais podem acontecer, dependendo da evolução da pandemia COVID-19 e atendendo estritamente às normas sanitárias institucionais vigentes.
17/12/2020 17:09
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a elaborar projeto e desenvolver pesquisa integrando conteúdos assimilados em períodos anteriores de modo a preparar o graduando para dar continuidade a sua formação como pesquisador. Os resultados obtidos deverão demonstrar capacidade de articular processos de criação, preparação técnica e interpretação em Dança à reflexão crítica e procedimentos metodológicos de pesquisa. Fará parte da metodologia desta disciplina a exposição por parte de docentes e convidados de suas pesquisas em andamento.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 76-95, jul.-dez. 2014.
FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n.1, p. 1-17, jan/jun, 2014.
GREEN, Jill; STINSON, Susan W. Postpositivist research in dance. In: FRALEIGH, Sondra Horton; HANSTEIN, Penelope (Ed.). Researching dance: evolving modes of inquiry. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1999, p. 91-123.
ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, 2015.
SANTAELLA, Lucia. Reflexões sobre arte & pesquisa. In: PRADO, G. et al. (Orgs.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016, p. 54-65.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Conhecer metodologias e ferramentas de pesquisa em arte/dança que deem suporte ao desenvolvimento do projeto investigativo em andamento. Familiarizar-se com as diferentes etapas que envolvem uma pesquisa artística, desde a formulação de perguntas, documentação do processo, sistematização de conhecimento, comunicação e validação.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Fichamentos e resenhas de textos (peso 2)
Desenvolvimento do Projeto de pesquisa (peso 4.5)
Comunicação do projeto final (peso 2.5)
Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas (peso 1)
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A construção do conhecimento na ciência e na arte
O paradigma em arte e ciência
A pesquisa e suas classificações: perspectivas científicas e artísticas
O/a pesquisador/a-artista
O processo de criação em dança como pesquisa: aspectos metodológicos e etapas da pesquisa
Definição do objeto de pesquisa, do problema e referencial teórico
A pesquisa do material: levantamento de fontes; pesquisa bibliográfica
Diretrizes para a normalização de trabalhos acadêmicos: leitura, fichamento, resenha, citação e referência
Desenvolvimento de projeto de pesquisa na área da dança
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas dialogadas
Pesquisa bibliográfica
Leitura e discussão de textos
Desenvolvimento e comunicação de projeto de pesquisa em dança