Turma AD900 - Atividades Orientadas de Pesquisa - Turma L

Código / Turma

AD900 L

Nome

Atividades Orientadas de Pesquisa

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

As aulas serão realizadas em sistema remoto (Moodle, Google Meet/Zoom). Aulas presenciais podem acontecer, dependendo da evolução da pandemia COVID-19 e atendendo estritamente às normas sanitárias institucionais vigentes.

Atualizado em
17/12/2020 17:09
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Maria Geraldi

Ementa (Catálogo da DAC)

O objetivo da disciplina é capacitar o aluno a elaborar projeto e desenvolver pesquisa integrando conteúdos assimilados em períodos anteriores de modo a preparar o graduando para dar continuidade a sua formação como pesquisador. Os resultados obtidos deverão demonstrar capacidade de articular processos de criação, preparação técnica e interpretação em Dança à reflexão crítica e procedimentos metodológicos de pesquisa. Fará parte da metodologia desta disciplina a exposição por parte de docentes e convidados de suas pesquisas em andamento.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 76-95, jul.-dez. 2014.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ-Art Research Journal, v. 1, n.1, p. 1-17, jan/jun, 2014.

GREEN, Jill; STINSON, Susan W. Postpositivist research in dance. In: FRALEIGH, Sondra Horton; HANSTEIN, Penelope (Ed.). Researching dance: evolving modes of inquiry. Pittsburgh: University of Pittsburgh Press, 1999, p. 91-123.

ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, 2015.

SANTAELLA, Lucia. Reflexões sobre arte & pesquisa. In: PRADO, G. et al. (Orgs.). Diálogos transdisciplinares: arte e pesquisa. São Paulo: ECA/USP, 2016, p. 54-65.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Conhecer metodologias e ferramentas de pesquisa em arte/dança que deem suporte ao desenvolvimento do projeto investigativo em andamento. Familiarizar-se com as diferentes etapas que envolvem uma pesquisa artística, desde a formulação de perguntas, documentação do processo, sistematização de conhecimento, comunicação e validação.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Fichamentos e resenhas de textos (peso 2)

Desenvolvimento do Projeto de pesquisa (peso 4.5)

Comunicação do projeto final (peso 2.5)

Aspectos atitudinais: presença, participação, interesse nas atividades didáticas (peso 1)

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

A construção do conhecimento na ciência e na arte

O paradigma em arte e ciência

A pesquisa e suas classificações: perspectivas científicas e artísticas

O/a pesquisador/a-artista

O processo de criação em dança como pesquisa: aspectos metodológicos e etapas da pesquisa

Definição do objeto de pesquisa, do problema e referencial teórico

A pesquisa do material: levantamento de fontes; pesquisa bibliográfica

Diretrizes para a normalização de trabalhos acadêmicos: leitura, fichamento, resenha, citação e referência

Desenvolvimento de projeto de pesquisa na área da dança

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas dialogadas 

Pesquisa bibliográfica

Leitura e discussão de textos

Desenvolvimento e comunicação de projeto de pesquisa em dança

Observação (Plano de Aula)

em branco