Turma AR601 - Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte - Turma A
AR601 A
Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte
Google Meet, Outro
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Será uitlizada a plataforma moodle.
17/12/2020 17:50
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Discute conhecimentos e problemáticas que integram corpo, arte, educação e sociedade, apresentando fundamentos histórico-contextuais, teóricos, práticos e metodológicos direcionados ao ensino. Prepara o aluno para refletir e atuar no ensino da arte em ambientes de educação formal e não formal, dando suporte ao ensino-aprendizado dos conteúdos necessários à condução dos estágios e demais práticas de ensino. Estuda processos educacionais e produções artísticas de diferentes públicos, propondo também estratégias de inclusão para alunos com deficiência e comunidades com demandas educativas especiais.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
Básica:
BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 4, p. 085-114, 2020.
COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.
GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a tensão regulação-emancipação do corpo e da corporeidade negra. Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 1, n. 2, p. 37, 2011.
KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.
MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologias: aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
NUNES, Sandra Meyer. Fazer dança e fazer com dança: perspectivas estéticas para os corpos especiais que dançam. In: Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. n. 6/7, p. 43-56, 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.
REILY, Lucia. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.
SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SANT’ANNA, Denise B. de. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu, n. 14, p. 235-249, Campinas, 2000.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
OBJETIVOS
- Refletir criticamente sobre o corpo na arte, educação e sociedade.
- Abordar as novas concepções, direcionamentos e relações que apoiam o ensino da arte na contemporaneidade.
- Experienciar saberes sensíveis e expressivos do corpo em movimento enfocando o ensino da arte – dança, artes visuais, música e teatro –, em seus diálogos interdisciplinares.
- Discutir os compromissos e responsabilidades culturais, sociais e éticos do artista-educador.
- Desenvolver competências para analise e avaliação das realidades didático-artísticas em diferentes contextos de ensino-aprendizagem das artes formais e não formais com destaque às questões da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.
- Investigar e identificar como se fundamentam, estruturam e sistematizam práticas artístico-pedagógicas enquanto preparação para uma futura ação docente direcionada à diversidade de contextos e públicos.
- Aproximar-se da realidade de alunas e alunos com deficiência reconhecendo suas potências, conquistas e desafios nos contextos de ensino da arte.
- Compreender as necessidades básicas de linguagem, comunicação, e participação ativa de alunos e alunas com e sem deficiência na aula de Artes.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Nota 1
- Realização de 4 atividades – 2 individuais e 2 em grupo (6,0 pontos)
Nota 2
- Concepção, elaboração e compartilhamento de proposições artístico-pedagógicas. Trabalho em grupo (10,0)
Nota 3
- Assiduidade, presença e participação nas rodas de conversa e nas práticas em sala – Auto-avaliação individual (4,0 pontos)
Nota final: média da soma das notas 1, 2 e 3
Cronograma (Plano de Aula)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I – Concepções sobre arte e educação no mundo contemporâneo
- Expressões e demandas da sociedade em relação a arte e a educação
- Dimensões estéticas e artísticas na formação do cidadão
- Arte e políticas de subjetivação: modos de sentir, pensar, agir e relacionar-se na produção e no ensino da Arte
UNIDADE II – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade
- A/o(s) corpo/a(s) das e nas artes: estudo crítico de conceitos normatizadores e capacitistas
- O modelo médico e o modelo social da deficiência: sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte
- Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum
UNIDADE III – Poéticas de criação e ensino das artes na diversidade
- As abordagens somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno
- A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares
- Arte, encontro e convívio
- Arte como acontecimento nos espaços em que vivemos
UNIDADE IV – O ensino da arte e a educação inclusiva
- Contextualização histórica, conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da educação inclusiva e da educação especial no Brasil
- O ensino da arte em contextos educacionais inclusivos ou especiais: experiências e práticas com diferentes públicos
- O desenho universal de aprendizagem como princípio de cuidado e atenção à diversidade
UNIDADE V – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva
- Definição e diagnóstico do contexto de ensino
- Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
- Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
- Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
- A dimensão prática de ensino
Metodologia (Plano de Aula)
METODOLOGIA DE ENSINO
- Aulas teóricas, expositivas e dialogadas
- Práticas corporais, plásticas e musicais
- Elaboração de inventários
- Pesquisa documental
- Pesquisa de campo (observação de aulas, visitas técnicas e entrevistas com arte-educadores)
- Leitura, análise e debate de textos em grupo
- Planejamento, problematização e teorização de práticas docentes
- Laboratórios práticos de ensino
OBS: A metodologia proposta poderá sofrer adaptações por motivo do ensino remoto.