Turma AR601 - Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte - Turma A

Código / Turma

AR601 A

Nome

Processos Pedagógicos Voltados para o Corpo na Arte

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Outro
Criado por
Maria Aparecida Dorigon Domiencio
Observações Oferecimento

Será uitlizada a plataforma moodle.

Atualizado em
17/12/2020 17:50
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ana Maria Rodriguez Costas

Ementa (Catálogo da DAC)

Discute conhecimentos e problemáticas que integram corpo, arte, educação e sociedade, apresentando fundamentos histórico-contextuais, teóricos, práticos e metodológicos direcionados ao ensino. Prepara o aluno para refletir e atuar no ensino da arte em ambientes de educação formal e não formal, dando suporte ao ensino-aprendizado dos conteúdos necessários à condução dos estágios e demais práticas de ensino. Estuda processos educacionais e produções artísticas de diferentes públicos, propondo também estratégias de inclusão para alunos com deficiência e comunidades com demandas educativas especiais.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Básica:

BÖCK, Geisa Letícia Kempfer; GESSER, Marivete; NUERNBERG, Adriano Henrique. O desenho universal para aprendizagem como um princípio do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 2, p. 361-380, 2020.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Dança, deficiência, educação acessível e formação de professores: experiências e teorizações em percurso. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 16, n. 4, p. 085-114, 2020.

COSTAS, Ana Maria Rodriguez. Saberes Sensíveis no trânsito somático-dançante. In: WOSNIACK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. (Org.). O avesso do avesso do corpo - educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. p. 163-184.

GOMES, Nilma Lino. Movimento negro, saberes e a tensão regulação-emancipação do corpo e da corporeidade negra. Revista Semestral do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, v. 1, n. 2, p. 37, 2011.

KASTRUP, Virgínia. A atenção na experiência estética: cognição, arte e produção de subjetividade. Revista Trama Interdisciplinar, v. 3, n. 1. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie 2012.                          

MARTINS, Mirian Celeste. Conceitos e terminologias: aquecendo uma transformação-ação: atitudes e valores no ensino de arte. In: BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.  

NUNES, Sandra Meyer. Fazer dança e fazer com dança: perspectivas estéticas para os corpos especiais que dançam. In: Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. n. 6/7, p. 43-56, 2005. Universidade Federal de Santa Catarina.

REILY, Lucia. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas: Papirus, 2004.

SANT’ANNA, Denise B. de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. 2.ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SANT’ANNA, Denise B. de. As infinitas descobertas do corpo. Cadernos Pagu, n. 14, p. 235-249, Campinas, 2000.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

OBJETIVOS

- Refletir criticamente sobre o corpo na arte, educação e sociedade.

- Abordar as novas concepções, direcionamentos e relações que apoiam o ensino da arte na contemporaneidade.

- Experienciar saberes sensíveis e expressivos do corpo em movimento enfocando o ensino da arte – dança, artes visuais, música e teatro –, em seus diálogos interdisciplinares.

- Discutir os compromissos e responsabilidades culturais, sociais e éticos do artista-educador.

- Desenvolver competências para analise e avaliação das realidades didático-artísticas em diferentes contextos de ensino-aprendizagem das artes formais e não formais com destaque às questões da acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência.

- Investigar e identificar como se fundamentam, estruturam e sistematizam práticas artístico-pedagógicas enquanto preparação para uma futura ação docente direcionada à diversidade de contextos e públicos.

- Aproximar-se da realidade de alunas e alunos com deficiência reconhecendo suas potências, conquistas e desafios nos contextos de ensino da arte.

- Compreender as necessidades básicas de linguagem, comunicação, e participação ativa de alunos e alunas com e sem deficiência na aula de Artes.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Nota 1

- Realização de 4 atividades – 2 individuais e 2 em grupo (6,0 pontos)

Nota 2

- Concepção, elaboração e compartilhamento de proposições artístico-pedagógicas. Trabalho em grupo (10,0)

Nota 3

- Assiduidade, presença e participação nas rodas de conversa e nas práticas em sala – Auto-avaliação individual (4,0 pontos)

Nota final: média da soma das notas 1, 2 e 3

Cronograma (Plano de Aula)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UNIDADE I – Concepções sobre arte e educação no mundo contemporâneo

  • Expressões e demandas da sociedade em relação a arte e a educação
  • Dimensões estéticas e artísticas na formação do cidadão
  • Arte e políticas de subjetivação: modos de sentir, pensar, agir e relacionar-se na produção e no ensino da Arte

UNIDADE II – Corpo, arte, deficiência e acessibilidade

  • A/o(s) corpo/a(s) das e nas artes: estudo crítico de conceitos normatizadores e capacitistas
  • O modelo médico e o modelo social da deficiência: sentidos e potências do aprender/ensinar/fruir/produzir arte
  • Desafios e perspectivas da arte e seu ensino na contemporaneidade: acessibilidade, diversidade, identidade, alteridade, singularidade, coletividade, comum

UNIDADE III – Poéticas de criação e ensino das artes na diversidade

  •    As abordagens somáticas do corpo: o sentimento de si, do outro, do entorno
  • A plasticidade expressiva – visual, sonora, gestual – nas/das artes: potências interdisciplinares e indisciplinares
  • Arte, encontro e convívio
  • Arte como acontecimento nos espaços em que vivemos

UNIDADE IV – O ensino da arte e a educação inclusiva

  • Contextualização histórica, conceitos e fundamentos (sociais, éticos e legais) da educação inclusiva e da educação especial no Brasil
  • O ensino da arte em contextos educacionais inclusivos ou especiais: experiências e práticas com diferentes públicos
  • O desenho universal de aprendizagem como princípio de cuidado e atenção à diversidade

UNIDADE V – Elaboração de proposições/práticas artístico-pedagógicas para contextos de ensino formal ou não-formal na perspectiva da educação inclusiva

  • Definição e diagnóstico do contexto de ensino
  • Descrição e explicação dos determinantes socioculturais, éticos, políticos, educativos para uma aplicação prática de ensino em arte (nas diferentes linguagens ou em uma dimensão interlinguagens)
  • Definição dos domínios artísticos e estéticos a serem trabalhados com os alunos
  • Estruturação do trabalho docente: os componentes didáticos, metodologia de trabalho, recursos e adaptações no ensino das artes na diversidade
  • A dimensão prática de ensino

Metodologia (Plano de Aula)

METODOLOGIA DE ENSINO

- Aulas teóricas, expositivas e dialogadas

- Práticas corporais, plásticas e musicais

- Elaboração de inventários

- Pesquisa documental

- Pesquisa de campo (observação de aulas, visitas técnicas e entrevistas com arte-educadores)

- Leitura, análise e debate de textos em grupo

- Planejamento, problematização e teorização de práticas docentes

- Laboratórios práticos de ensino

OBS: A metodologia proposta poderá sofrer adaptações por motivo do ensino remoto.

Observação (Plano de Aula)

em branco