Turma AP762 - Estágio Pedagógico I - Turma A
AP762 A
Estágio Pedagógico I
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Karen Teodoro Menezes
08/01/2021 11:24
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento de atividades de estágio, atividades de imersão no campo de trabalho que propiciem ao professor em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos de natureza profissional principalmente voltados para a Educação infantil. Estudo do sistema educacional brasileiro e suas diretrizes curriculares. Elaboração de Relatórios e Projetos pertinentes a este campo.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
em brancoBibliografia (Catálogo da DAC)
FANTIN, Mônica et all. Cartas às crianças do futuro. Narrativas sobre a Pandemia Covid-19. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. 189p.
GAROIAN, Charles et all. O Espetáculo da Cultura Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 222-238.
GUILLEM, Clara Deguines. Ligue os pontos. “Livros para colorir”, erradicar seu uso nas escolas: um projeto de A/r/tografia Visual. In: Revista DATJournal v.5 n.2 2020. p. 239-250
GOMES, Ana Maria T.; KOPENAWA, Davi. O cosmo segundo os Yanomami: Hutukara e Urihi
In: Revista UFMG, Belo Horizonte, v.22, n.1 e 2, p.142-159, jan./dez. 2015
MACIEIRA, Cássia. Sobre experiências interartes e Educação: Madu e Terezinha Veloso, do Grupo Giramundo Teatro de Bonecos. In: Revista PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v.10, n.20: nov.2020.
OLIVEIRA, Mirian Ribeiro de. Semiose negra decolonial em Carolina Maria de Jesus. In: Revista Raído, Dourados, MS, v. 14, n. 34, jan./abr. 2020, ISSN 1984-4018
SIMÃO, Selma Machado. O ensino de Artes Visuais e a formação no contexto contemporâneo. Revista Educação, Artes e Inclusão. Vol. 16, n. 1, Jan/Mar. 2020.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Essa disciplina tem o objetivo de acompanhar as atividades de estágio junto às Instituições de educação formal e não formal, promover a familiarização com a bibliografia da área e o debate sobre a prática de ensino visando instrumentalizar os estudantes para práxis pedagógica, na docência em Artes Visuais.
A disciplina tem o objetivo de permitir que o(a) aluno(a), desenvolva competências para:
-
Elaborar projeto e relatório de estágio;
-
Relacionar os conceitos teóricos estudados com elementos observados na prática de estágio;
-
Compartilhar as experiências vivenciadas na atividade lecionar em Arte;
-
Desenvolver a consciência crítica
-
Discutir conceitos relativos às linguagens artísticas
-
Compreender a função da educação e sua inserção em ambientes educacionais.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação nas atividades da disciplina direcionadas à encontros síncronos;
Postagens de reflexões sobre vídeos e leituras especializadas disponibilizadas na plataforma Classroom;
Entrega de relatos de apreciação estética a partir das participações de eventos online.
Entrega do relatório final de estágio.
Cronograma (Plano de Aula)
-
Questões sobre realização de estágio em Instituições que ministrem atividades em Arte
-
Estratégias e possibilidades de apreciação no espaço museológico e em ambiente de aula.
-
Apropriação de eventos culturais na prática didática.
-
Responsabilidade no uso de imagem
-
Planejamento de curso
-
Planejamento de aula
-
Estratégias para levantamento de temas importantes para o grupo e articulação com o campo das Artes Visuais.
-
Discussão sobre a bibliografia estudada e sua aplicabilidade concreta na atividade didática.
-
Relatório de estágio
Metodologia (Plano de Aula)
As estratégias e instrumentos metodológicos incluirão lives, atividades de leitura e escrita e propostas práticas poéticas postadas no ambiente Virtual de Aprendizagem CLASSROOM; videoaulas elaboradas através da finalização do Projeto Ensino Híbrido realizado com o apoio da GGTE; vídeos gravados pelo celular e webinares promovidos pela disciplina realizados pelo Google Meeting; Acompanhamento da elaboração dos relatos sobre as atividades desenvolvidas e esclarecimentos de dúvidas via WhatsApp e email.
Observação (Plano de Aula)