Turma AD014 - Ateliê de Prática e Ensino da Dança II - Turma A

Código / Turma

AD014 A

Nome

Ateliê de Prática e Ensino da Dança II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
21/06/2021 18:10
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Marisa Martins Lambert

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de atividades em Consciência Corporal e Expressão e Movimento, de modo que seus conteúdos sejam integrados as técnicas de dança. Realização de outros trabalhos que propiciem leituras corporais e ênfase na fundamentação estética das relações entre as linguagens artísticas. Abordagem dessas temáticas – corpo, movimento, a dança e as artes – no contexto pedagógico e escolar. Aprofundamento e desenvolvimento do Ateliê de Prática em Dança I.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Corpo como território: retomar a ideia de corpo holístico, que funciona e se expressa em organicidade com o meio. Integração corpo, mente, emoções e espírito/energia. Reconhecimento dos movimentos cíclicos e espiralados de evolução.
  2. Unidade superior: Cabeça - relação com o torso; Braços - relação entre escápula e mão, mãos e coração. Cintura escapular, respiração e caixa torácica – mobilidade das baixas costelas, esterno, costelas e escapulas, em relação ao alinhamento e em diferentes propostas expressivas. Ritmo úmero-escapular. Fundamentação anatômica e pedagógica sobre conteúdo.
  3. Movimento Homólogo: Percepção das metades do corpo (esquerda-direita); lateralidade, aproximação e distanciamento das grandes juntas e membros de um mesmo lado. Movimento planal e diâmetros. Reconhecimento da diferença e prática da co-presença. Fundamentação anatômica e pedagógica sobre conteúdo.
  4. Movimento cruzado: percepção da relação de contralateralidade no tronco e membros. Queda dos joelhos. Rotação, espirais e diagonais. Prática de dinâmicas tridimensionais na relação intencional com o espaço. Fundamentação anatômica e pedagógica sobre conteúdo.
  5. Prática criativa: pesquisa criativa baseada no trânsito educação somática e dança.
  6. Prática de Ensino: Estudo de textos sobre Educação Somática, observação de aula de algum método somático e reflexão sobre experiência corporal proposta em sala de aula. Desenvolvimento de aula simulada em grupo – escolha da temática, planejamento das etapas de progressão, definição do público alvo. 
  7. Construção de um Portfólio: ampliação dos referenciais dos conteúdos, documentação dos processos vivenciados, envolvendo corpo, observação, memória e imaginação; construção de registros plásticos, videográficos e corporais.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

CALAIS-GERMAIN, Blandine. Anatomia para o Movimento, vol 1. ED. Manole, São Paulo, 2010 CUNHA, Carla; PIZARRO, Diego; VELLOZO, Marila Annibelli (Orgs.). Práticas somáticas em dança: Body-mind CenteringTM em criação, pesquisa e performance. Brasília, DF: Editora IFB, 2019.

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento:  o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas.  2ª Ed. São Paulo: Annablume, 2006.

FORTIN, Silvie. Transformação de Práticas de Dança. Tradução Gustavo Ciríaco. In: PEREIRA, Roberto; SOTER, Silvia (Org.). Lições de dança 4. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003. p. 161- 174.

GERALDI, Silvia. Representações sobre técnicas para dançar. In: NORA, Singrid (Org.). Húmus 2. Caxias do Sul: Lorigraf, 2007.

GODARD, Hubert. Olhar Cego. In: ROLNIK, Suely; DESIRENS, Corinne (Org.). Catálogo Lygia Clark. Da obra ao acontecimento. Somos o molde. A você cabe o sopro. Nantes/São Paulo: Musée de BeauxArts de Nantes/Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006b 

JOHNSON, D. Corpo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1990.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

VELLOZO, Marila. Modos de ver e vivenciar o mundo: invertendo lentes no ensino da dança. In: WOSNIAK, Cristiane; MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo – educação somática como práxis. Joinville, SC: Nova Letra, 2011

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Dar continuidade aos objetivos propostos no Ateliê de Prática e Ensino I: investigação da estrutura e funcionamento do corpo, incorporação de princípios de mobilidade e sensibilização corporal. Entendimento desses conteúdos como fundamentos que orientam a prática docente em dança.

  • Estudar a relação da estrutura interna do corpo com a organização externa do espaço, tendo a ecologia somática e a ecologia do ser como parâmetros. Leitura desses aspectos nas práticas pedagógicas da dança e no campo dos direitos humanos.
  • Preparar o corpo para o aprendizado (e posterior ensino) de diferentes linguagens de dança, com olhar voltado para o trânsito somático-expressivo, somático técnico, estético e educacional.
  • Desenvolver um repertório mínimo de práticas de organização corpo/ambiente, fruto de um aprimoramento sensório-motor e olhar somático-social para a dança. 
  • Refinar a escuta e a percepção como recursos criativos e disparadores do imaginário.
  • Dialogar sobre a pluralidade estética na dança – diferentes abordagens, estilos expressivos, contextos de prática e ensino da dança, com o objetivo de dimensionar interações entre conhecimentos.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

- Presença em aula, participação, cumprimento de tarefas.

- Prática simulada de ensino: organização dos conteúdos para o planejamento e realização de uma aula de dança.

- Desenvolvimento de prática criativa e construção de Portfólio de imagens e reflexões

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina se fundamenta metodologicamente nas abordagens somáticas, nos saberes sensíveis e ecológicos e no diálogo sobre a expressividade na dança. Integra aulas práticas, reflexivas e estudos de fundamentação, que relacionam conhecimento anatômico e estético com reflexão biopolítica do corpo. Utiliza de recursos de sensibilização do corpo e do movimento no espaço, para refinamento da escuta e da percepção/ação. Propõe ferramentas de observação e experimentação de princípios motores e expressivos. Propõe pesquisa criativa e composição de registros pessoais de vivências. Oferece leituras e discute referenciais sobre a dança e seu ensino.

 

Observação (Plano de Aula)

A bibliografia complementar se compõe de títulos que expandem dos conhecimentos abordados na disciplina. Não são leituras exigidas, trazem um aprofundamento reflexivo que sublinha o trabalho e aponta perspectivas, horizontes de desenvolvimento.

Caso a disciplina ocorra por modo remoto, o processo contará com aulas síncronas e momentos de estudo em grupos menores, para realização de tarefas coletivas. O Moodle ou Classroom será nossa ferramenta de comunicação oficial assim também como um grupo de WhatsApp para questões emergenciais. Trabalharemos com vídeos, áudios, como instrumentos de compartilhamento e criação, utilizando o celular principalmente como mídia de troca de materiais e produção.