Turma AD072 - Estágio II - Turma A

Código / Turma

AD072 A

Nome

Estágio II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
21/06/2021 18:17
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ana Maria Rodriguez Costas

Jussara Corrêa Miller

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento, finalização e avaliação das atividades supervisionadas de ensino iniciadas em Estágio I. Instrumentalização do aluno para construção pedagógica de planejamentos de ensino. Conhecimento de abordagens avaliativas do rendimento escolar.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Finalização de planejamento da prática docente: revisão de objetivos, justificativa, programa de ensino (conteúdos + estratégias), metodologia, para instituição específica onde aluno atuará.

  • Definição de objetivos pessoais para o aluno, visando seu amadurecimento enquanto professor.

  • Regência do projeto de estágio.

  • Elaboração de relatórios de estágio.

  • Atividades de acompanhamento e supervisão da prática real de estágio.

  • Processo de avaliação do estágio supervisionado.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AYOUB, Eliana; PRADO, Guilherme do Val. Construindo parcerias entre a universidade e a escola pública. Eliana Ayoub, Guilherme do Val Toledo Prado (organizadores). – Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2014. 132 p. (Coleção formação docente em diálogo; v. 2) PIBID-UNICAMP: Construindo parcerias entre a universidade e a escola publica.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Índice de desenvolvimento da Educação Básica – Ideb: nota técnica. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_c oncepcaoIDEB.pdf>.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sistema de avaliação da educação básica SAEB 2013: Questionário do aluno. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br/questionarios-contextuais>.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Escalas de Proficiência. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br/escalas-de-proficiencia>.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Prova Brasil 2013 – Avaliação do rendimento escolar: questionário do professor. Disponível em: <http://provabrasil.inep.gov.br/questionarios-contextuais>.

FERRAZ, Fernando Marques Camargo. Danças negras: entre apagamentos e afirmação no cenário político das artes. Revista Eixo, v. 6, n. 2, p. 115-124, 2017. Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/viewFile/523/287. Acesso: 14 maio 2018.

FREIRE, Paulo. Aprendendo com a própria história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

___________. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.
___________. Pedagogia do Oprimido (manuscrito em português de 1968). Publicado com prefácio de Ernani Maria Flori. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
___________. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

Hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2º ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 1999. _________, Isabel A. Linguagem da Dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MENEZES, Ana Luísa Teixeira; BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Educação ameríndia: a dança e a escola Guarani. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Matrizes de referência para a avaliação Saresp: documento básico. São Paulo: SEE. 2009. Disponível em: <http://saresp.fde.sp.gov.br/2009/pdf/Saresp2008_MatrizRefAvaliacao_DocBasico_Completo.pdf>.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Indicador de qualidade do Ensino. IDESP. Disponível em: http://idesp.edunet.sp.gov.br/.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Índices educacionais. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br/indices-educacion
 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Proporcionar ao aluno a oportunidade de obter uma experiência real de ensino supervisionado, na qual suas habilidades e competências enquanto professor de arte/dança possam ser exercitadas e avaliadas.

  • Efetivar, na prática educacional, a integração dos conteúdos teóricos de licenciatura, com o saber sensível – unindo fundamentação pedagógica com prática e teoria de ensino da dança.

  • Orientar e supervisionar o aluno em todas as etapas que envolvem a prática docente de estágio: planejamento de projeto, regência docente e avaliação.

  • Contextualizar sócio-culturalmente as expressões artísticas, sob o olhar etno-cultural.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Realização de uma aula/seminário ministrada aos demais colegas da turma, através da qual compartilharão as experiências relevantes vividas no campo de estágio. (Trabalho em grupo - N1)

- Elaboração do relatório de estágio (trabalho individual - N2)

− Assiduidade, pontualidade e participação nas atividades propostas em sala de aula (individual - N3).

Nota final: N1 + N2 = média + N3

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Esta disciplina mescla atividades de imersão do aluno no campo educacional de trabalho com atividades de supervisão, nas quais o professor atua como facilitador do processo de formação do aluno tanto prático quanto reflexivo.

Observação (Plano de Aula)

em branco