Turma MU271 - Composição II - Turma A

Código / Turma

MU271 A

Nome

Composição II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Para esta disciplina haverá aulas semanais on-line pelo Google Meet para apresentação, discussão de conteúdo da disciplina e apresentação dos trabalhos dos alunos. Materiais pedagógicos e tarefas serão depositadas no Google Classroom, assim como correção dos trabalhos.

Atualizado em
22/06/2021 18:08
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Denise Hortencia Lopes Garcia

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Noções de reescrita e transcriação a partir de análise de repertório musical e a partir de sonoridades naturais e culturais. Repertório de referência dos compositores Silvio Ferraz, Eli-Eri Moura, Thomas Àdes, Michael Finissy, Messiaen, Berio, Denise Garcia, François Bernard Mâche, Sciarrino

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FERRAZ, Silvio.A fórmula da reescritura. Anais do III Seminário Música Ciência e
Tecnologia:Sonologia, ECA/USP, 2008. ISSN: 1982-9604, Acessível em:
http://www2.eca.usp.br/smct/ojs/index.php/smct/article/view/40
____________. De Tinnitus a Itinerário do Curvelo. Anais do Congresso da
ANPPOM 2007. Acessível em:
https://antigo.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/

composicao/comp_SFerraz.pdf
Caesar, Rodolfo. A Confluência em Tinitus. Acessível em:
https://www.academia.edu/1489486/A_conflu%C3%AAncia_em_Tinnitus
Sciarrino, Salvatore. Mozart Svelato?Una possibile ricostruzione del suo metodo compositivo. Rivista Italiana di Musicologia, Vol.27 nº1/2, pp.205-224 (1992.
Acessível em: https://www.jstor.org/stable/24320808
Eli-Eri Moura. Processo Composicional de Desfragmentação. Anais do XVI Congresso da ANPPOM 2006. Acessível em:
http://www.ufpb.br/compomus/contents/menu/quem-somos
PIERMARTIRI, Leonardo. Luciano Berio’s Naturale: a story combining Folk Music and Art Music. University of Maryland: Tese de DMA, 2013.
FERRAZ, Siolvio; TEIXEIRA, William. Heterogenesis in Musicla Rewriting and (Re)Performance. Revista da Associação Brasileira de Teoria e Análise Musical, 2018, ISSN 2525-5541, pp.190-202.
ANGIUS, Marco. Salvatore Sciarrino sulla Coscienza compositova/a cura di Marco Angius
GARCIA, Denise. Modelos Perceptivos na Música Eletroacústica. Pontifícia Universidade Católica: Tese de Doutorado, 1998.
MAHNKOPF, Claus-Steffen. The inclusion of the Non-Own.

Repertório Musical:
Thomas Adès: Darknes Visible
John Dowland: In darkness let me Dwell
Michael Finissy: Gershwin Attangements
Gerswin: They can’t take away from me
Luciano Berio: Naturale
Luciano Berio: Sequenza/Chemins
Silvio Ferraz: Itinerário do Curvelo
Rodolfo Caesar: Tinnitus
Claus-Steffen Mahnkopf: Hommage a Theodor W. Adorno
Alban Berg: Sonata op.1
Salvatore Sciarrino: De la nuit
Ravel: Gaspard de la Nuit
Denise Garcia: Vivaldiana
Vivaldi: as quatro Estações
Denise Garcia: Re-cercar
Bach/Webern: Oferenda Musical
Denise Garcia: Ouro Preto Mariana
Denise Garcia: Dos Salmos

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Trabalhar noções de composição a partir de modelos sonoros, análise/desconstrução, reescrita e transcriação musical, princípios criativos da
música recente

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Exercícios composicionais desenvolvolvidos ao longo do semestre e composição de uma peça no final do semestre

Cronograma (Plano de Aula)

mês 1: membranofones

mês 2: metalidiofones

mês 3: madeiras

mês 4: conjunto

Metodologia (Plano de Aula)

Leitura de artigos teóricos e análise de repertório de referência, análise e transcrição de sons naturais para proposição de exercícios composicionais semanais

Observação (Plano de Aula)

As aulas serão ministradas de forma remota em aulas síncronas pelo Google Meet, utilizando a plataforma Google Classroom.