Turma MU289 - Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos II - Turma A
MU289 A
Criação Musical com Novos Suportes Tecnológicos II
Google Classroom, WhatsApp, Outro
Kelly Cristina Silva
Utilizaremos também o ambiente WebEx para aulas síncronas e para compartilhar conteúdo audiovisual em tempo real.
22/06/2021 18:11
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Estudo teórico e prático de recursos recentes para a criação musical com auxílio de computador e tecnologias eletrônicas. Estudo de estruturas generativas algorítmicas, síntese, análise e processos interativos que sirvam de suporte para a realização de projetos criativos com suporte computacional como instalações, sonoficação de ambientes, performance de musica mista, sistemas interativos para improvisação em tempo real, entre outros.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:
Sejam introduzidos às novas técnicas composicionais vinculadas ao uso de suporte tecnológico.
Aprendam a programar com a linguagem Pure Data.
Conheçam técnicas de síntese sonora e composição tratamento para música mista e instalações sonoras.
Tenham a capacidade de realizar projetos criativos autorais individuais ou colaborativos com suporte computacional.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
FARNELL, A. Designing Sound. MIT Press, 2010. ISBN: 278-0-262-01441-0
MANZOLLI, J. Interpretação Mediada: pontos de referência, modelos e processos criativos. Música Hodie, v. 13, p. 48-63, 2013.
MIRANDA, E.R. and M. M. Wanderley. (2006) "New Digital Musical Instruments: Control and Interaction Beyond the Keyboard
NIERHAUS, Gerhard. Algorithmic Composition: Paradigms of Automates Music Generation. SpringerWienNewYork, Germany. 2009.
ROWE, R. Interactive Music System. MIT Press. 1993.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Apresentar e ampliar as noções de criação musical com novos suportes tecnológicos tais como áudio-digital, aplicativos recentes de tratamento, síntese e interação em tempo real e tempo diferido de modo a permitir que o aluno desenvolva projeto criativo individual ou coletivo no qual se utilizam essas novas tecnologias.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
A avaliação será vinculada a três atividades: 1) atividades on-line individual e 2) apresentação de projeto criativo desenvolvido durante o curso. Realização dos exercícios de fixação dos módulos (40%) e realização e apresentação do projeto de criação final (60%).
Cronograma (Plano de Aula)
A disciplina será apresentada em 3 módulos:
Aulas [1-5]: Desenvolvimento de algoritmos e processamento a partir da análise do repertório realizado com novos suportes tecnológicos e utilizando a linguagem Pure Data. O tema do semestre será "Algoritmos Genéticos aplicados à Criação Musical".
Aulas [6-12]: Design de interfaces para performance multimodal com o computador e dispositivos móveis (i.e. telefones celulares).
Aulas [13-15]: Projeto de criação musical individual ou coletivo com suporte de novas tecnologias e realização do concerto digital.
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas serão apresentadas na forma de oficinas on-line com audições e análises comentadas junto com o desenvolvimento de programas com os alunos. O ambiente de programação do curso será Pure Data e serão dados exercícios práticos para serem desenvolvidos em casa. A disciplina contará com plantão de dúvidas e monitoria para auxiliar os alunos.
Observação (Plano de Aula)
A cada semestre os alunos são expostos a novas técnicas e propostas criativas diferentes. A partir da interação dos alunos mais adiantados que auxiliam os iniciantes, estimulamos a colaboração, participação coletiva e o letramento dos alunos em ferramentas tecnológicas atuais. Eventualmente, a rede social WhatsApp é utilizada para agilizar e facilitar a comunicação com os alunos, motivar a organização de grupos de trabalho e agendar monitorias.