Turma MU293 - Percepção Musical II - Turma A
MU293 A
Percepção Musical II
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
As aulas são gravadas semanalmente e disponibilizadas pelo Google Classroom. Uma vez ao mês a aula é síncrona, pelo Google Meet.
22/06/2021 18:12
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Treinamento auditivo para músicos. Codificação e decodificação de eventos musicais melódicos e harmônicos apresentados de maneira gradual, por ordem de dificuldade. Continuação da disciplina MU193.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Aula 1
Apresentação de curso
Aula 2
Revisão: Intervalos, Campo Harmônico Maior e progressões harmônicas
Aula 3
Dominantes secundárias e estendidas
Aula 4
Recursos melódicos: bordadura, notas de passagem, retardo, antecipação, apojatura, escapada, notas estranhas.
Aula 5
Escala menor harmônica, melodias e progressões de acordes; dominantes secundárias e estendidas
Avaliação 1 (Solfejo)
Aula 6
Recursos melódicos: bordadura, notas de passagem, retardo, antecipação, apojatura, escapada, notas estranhas.
Escala menor harmônica, melodias e progressões de acordes;
Dominantes estendidas
Aula 7
Progressões estendidas e Escala menor natural - melodias e
progressões de acordes
Aula 8
Progressões estendidas e Escala menor natural - melodias e
progressões de acordes
Aula 9
Escala menor natural - melodias e progressões de acordes
Aula 10
Avaliação 2 (Ditado)
Aula 11
Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes
Aula 12
Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes
Aula 13
Escala menor melódica - melodias e progressões de acordes
Aula 14
Revisão
Aula 15
Revisão
Aula 16
Avaliação 3/ Entrega trabalho final
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALCANTARA NETO, Darcy. Aprendizagens em percepção musical: um estudo de caso com alunos de um curso superior de música popular. Dissertação (mestrado emMúsica). 243p. Escola de Música, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008. p.15-41.
BARBOSA, Maria Flávia. Percepção Musical sob novo enfoque: a escola de Vigotski. Revista Hodie, vol 5, no.2, p.91-105, 2005.
________. Percepção musical como compreensão da obra musical: contribuições apartir da perspectiva histórico-cultural. Tese (Doutorado em Educação). 149p. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-162831/fr.php
BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção Musical: prática auditiva para músicos. Trad. Adriana Lopes da Cunha Moreira. São Paulo: Editora da USP e UNICAMP, 2009.
BHERING, Maria Cristina Vieira. Repensando a Percepção Musical: uma proposta através da música popular brasileira. 2003. 105p. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de letras e artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
CAMPOLINA, Eduardo; BERNARDES, Virgínia. Ouvir para entender ou compreender para criar? Uma outra concepção de percepção musical. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
CANDUSSO, Flavia; SILVA, Daniel Ferreira O projeto “Percepção Musical Online”: discussão preliminar a partir do levantamento de dados. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XIX, 2010, Goiânia. Anais do XIX Encontro Anual da ABEM. Goiânia: UFG, 2010, p. 1657-1665.
COSTA, Maria Cristina Souza. Reflexão sobre as concepções e ações de um(a) professor (a) de percepção musical: um estudo de caso. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, XII, 2003, Florianópolis. Anais do XII Encontro Anual da ABEM. Florianópolis: UDESC, 2003, p.608-614. 1 CD ROM.
COSTA, Rogério Luiz Moraes. Educação e pensamento musical: a improvisação e o desenvolvimento da percepção no processo de configuração do pensamento musical através de uma cognição criativa. In: Encontro Anual da ABEM, X, 2001, Uberlândia. Anais X Encontro Anual da ABEM. Uberlândia: UFU, 2001, 462-468 CD ROM. p.254- 257 do arquivo pdf, dos Anais da ABEM. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/anais2001/ABEM_2001.pdf
GERLING, Cristina Capparelli. Bases para uma metodologia de percepção musical e estruturação no 3o grau. Revista da ABEM, [s.l], ano 2, no 2, p.21-26. junho de 1995.
_______. Treinamento auditivo e teoria musical no Departamento de Música da UFRGS: implantação de um programa integrado. Revista Em pauta, Porto Alegre, UFRGS, ano V, no 8, p.34-40, dezembro de 1993.
GOLDEMBERG, Ricardo. Métodos de leitura cantada: dó fixo versus dó móvel. Revista da ABEM, Porto Alegre/RS, ano V, n. 5, p.7-12, 2000.
GROSSI, Cristina de Souza. Assessing musical listening: musical perspective of tertiary students and contemporary brasilian composer. PhD Thesis. Institute of Education, University of London, 1999.
OTUTUMI, Cristiane Hatsue Vital. Percepção musical e a escola tradicional no Brasil: reflexões sobre o ensino e propostas para melhoria no contexto universitário / Cristiane Hatsue Vital Otutumi. – Campinas, SP : [s.n.], 2013.
SANTOS, Regina Antunes T. Dos; HENTSCHKE, Liane; GERLING, Cristina Capparelli. A prática de solfejo com base na estrutura pedagógica proposta por Davidson e Scripp. Revista da ABEM, Porto Alegre / RS, v. 9, p. 29-41, setembro de 2003.
VILLA-LOBOS, Heitor. Solfejos – originais e sobre temas de cantigas populares para ensino de canto orfeônico. 1o vol. São Paulo, Rio de Janeiro: 1976.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
WILLEMS, Edgar. Solfejo – curso elementar. Tradução Raquel M. Simões. São Paulo: Fermata, 1999.
ZIMMERMAN, B. Theories of Self-Regulated Learning and Academic Achievement: An
Overview and Analysis. In: ZIMMERMAN, B.; SCHUNK, D. (Edt.s). Self-Regulated
Learning and Academic Achievement. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001, p.1-37. Acesso em 03 de agosto de 2011.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Desenvolver a consciência musical, aliando conhecimento teórico com performance vocal de diversos elementos musicais, tais como intervalos, escalas, melodia, harmonia, relação entre melodia e harmonia, relação entre acordes, sonoridades, timbres, etc.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O desempenho dos alunos será avaliado a partir de três atividades:
1) Solfejo melódico (2,5)
2) Transcrição melódica e harmônica (2,5)
3) Transcrição melódica e harmônica; solfejo melódico e harmônico a partir da transcrição (5,0)
O critério de avaliação é a precisão na transcrição e na execução vocal dos acontecimentos musicais.
Cronograma (Plano de Aula)
Agosto
10/08 Aula 1
17/08 Aula 2
24/08 Aula 3
31/08 Aula 4
Setembro
14/09 Aula 5 AVALIAÇÃO 1 - ENTREGA
21/09 Aula 6
28/09 Aula 7
Outubro
05/10 Aula 8
19/10 Aula 9
26/10 Aula 10 AVALIAÇÃO 2 - ENTREGA
Novembro
09/11 Aula 11
16/11 Aula 12
23/11 Aula 13
30/11 Aula 14
Dezembro
07/12 Aula 15
14/12 Aula 16 AVALIAÇÃO 4 - ENTREGA
Metodologia (Plano de Aula)
As aulas de percepção musical têm natureza eminentemente prática. Semalmente será disponibilizado material específico sobre cada tema proposto com suporte teórico e exercicios em áudio e pdf, baseados na análise e performance vocal de acontecimentos musicalmente contextualizados e repertório variado, através do Google Classroom. Uma vez por mês haverá uma aula síncrona em video-chamada pelo Google Meet para que alunos possam esclarecer suas dúvidas. A aula será gravada e ficará disponível para os alunos que não puderem participar.