Turma MU414 - Análise IV - Turma A

Código / Turma

MU414 A

Nome

Análise IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:15
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luiz Henrique Xavier

Ementa (Catálogo da DAC)

Análise sistemática de obras do repertório musical de acordo com conceitos da teoria musical e princípios de organização do material sonoro.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. Wagner, Prelúdio do Tristão
2. Debussy, Canções:
Le Balcon
Il pleure dans mon coeur
La chevelure
Éventail
3. Debussy, La mer
4. Stravinsky, Petrouchka
5. Stravinsky, História do Soldado
6. Schoenberg, Peça p/ piano Op.11 no1
7. Schoenberg, Peça p/ piano Op.33a
8. Berg, Wozzeck
9. Webern, Cinco peças p/ Quarteto de Cordas Op.5
10. Webern, Op.21
11. Bartók, Duetos p/ violino
12. Bartók, Quarteto de Cordas no5

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Bailey, Robert. Editor. Wagner Prelude and Transfiguration from Tristan and Isolde. Norton Critical
Scores. W.W.Norton, 1985.
Antokoletz, Elliott. Twentieth-Century Music. Prentice Hall, N.J., 1992.
Perle, George. Serial Composition and Atonality, 6th edition. University of California Press, L.A., 1991.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Aprofundar a compreensão e a percepção das relações musicais construídas em uma obra, captando desde seus elementos mais imediatos, mais fáceis de perceber até aqueles que se ocultam nos seus detalhes ou na sua estrutura mais abstrata.
Conhecer e compreender a transformação das técnicas composicionais ao longo do desenvolvimento da música ocidental.
Desenvolver a escrita analítica sobre música.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Presença
Participação em classe
Prova
Trabalho de Análise

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Análises auditivas
Análises com partituras
Leitura de textos
Comentários e discussões coletivas

Observação (Plano de Aula)

em branco