Turma MU419 - Pedagogia e Didática Musical IV - Turma A

Código / Turma

MU419 A

Nome

Pedagogia e Didática Musical IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:15
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Silvia Cordeiro Nassif

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo das principais linhas pedagógicas e conceitos de metodologia de ensino aplicada à música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

a) História do ensino musical no sistema escolar brasileiro: do período colonial
à implementação das Leis 11.769/2008 e 13.278/2016;
b) Educação musical em diferentes espaços;
c) Aspectos didáticos do ensino: planejamento, atuação em sala de aula e
avaliação;
d) Materiais didáticos: análise e criação.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetualidade em diferentes tempos: na escola e na sala de aula. In:
BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2008, p. 35-51.
FERRAZ, Gabriel. Heitor Villa-Lobos e o canto orfeônico: o nacionalismo na educação musical no Brasil. In: MATEIRO, T.; ILARI, B. (org.). Pedagogias brasileiras em educação musical. Curitiba: InterSaberes, 2016, p. 27-60.
FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira. Diálogo interáreas: o papel da educação musical na atualidade. Revista da ABEM, Porto Alegre, V. 18, 27-33, out. 2007.
FUCCI-AMATO, Rita. Escola e educação musical: (des)caminhos históricos e horizontes. Campinas: Papirus, 2012.
GERALDI, João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

HENTSCHKE, L.; SOUZA. J. (orgs.). Avaliação em música: reflexões práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
HENTSCHKE, Liane e DEL BEN, Luciana (orgs.). Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
KATER, C. O que podemos esperar da educação musical em projetos sociais. Revista da ABEM, n. 10, março 2004, p. 43-52.
PENNA et al. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista da ABEM, Londrina, V. 20, n. 27, p. 65-78, jan.jun 2012.
PENNA, M. Música(s) e seu ensino.Porto Alegre: Sulina, 2008.

Revista Música na Educação Básica. Disponível em:
http://abemeducacaomusical.com.br/revistas_meb/index.php/meb/issue/archive

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Objetivo geral:
Conhecer o percurso da educação musical no Brasil e ser capaz de elaborar
propostas de ensino contextual e metodologicamente fundamentadas.
Objetivos específicos:
• Conhecer aspectos históricos da educação musical em sua relação com as
legislações e documentos orientadores da educação brasileira;
. Refletir sobre a educação básica e as funções educativas da música;
• Buscar subsídios didáticos para a atuação como educador musical
• Elaborar e compartilhar planejamentos didáticos para diferentes faixas etárias e contextos educativos;

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação será realizada a partir de:

1- Participação nas aulas 

2- Entrega de 3 atividades (individuais) 

3- Elaboração, apresentação e análise de aulas de música para diferentes contextos (em duplas)

4- Comentário sobre uma das aulas apresentadas (individual) 

 

Cronograma (Plano de Aula)

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em forma de aulas online expositivo-interativas, estudos individuais e em grupo.

Algumas aulas serão dedicadas à elaboração e análise crítica de atividades pedagógico-musicais.

Observação (Plano de Aula)

As aulas online serão gravadas e poderão ser assistidas posteriormente.

Algumas aulas online serão substituídas por atividades à distância.

O cronograma com as datas, leituras relativas a cada aula e demais atividades será fornecido na primeira aula da disciplina.