Turma MU460 - História da Música II - Turma A

Código / Turma

MU460 A

Nome

História da Música II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

A disciplina será oferecida de forma remota, sem previsão de aulas presenciais.

 

 

 

 

 

Atualizado em
22/06/2021 18:19
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lenita Waldige Mendes Nogueira

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

O curso é composto por três módulos: o primeiro se inicia em 1600, com a criação da ópera em Florença; o segundo é um período importante no qual ocorrem modificações fundamentais na prática musical, como o temperamento e a introdução do conceito de harmonia tonal; no terceiro módulo, além dos temas referentes à produção musical, serão abordadas questões estético- filosóficas, retórica musical e Doutrina dos Afetos, que foram fundamentais para a música do período; o curso se encerra com a transição barroco-classicismo.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984
BUKOFZER, M. Music in the Baroque era. New York: W. W. Norton, 1947.
BURKHOLDER, P., GROUT, J. & PALISCA, C. A history of Western Music. New York: W.W.Norton, 2005. 7a. ed.
CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)
_______. Abertura para uma discoteca. São Paulo: Escuta, 2001.
COSTA, Ligiana. Cartas de Claudio Monteverdi. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
CROCKER, R. A History of Music. New York: McGraw-Hill, c. 1966.
FUBINI, Enrico. Estética da Música. Lisboa: Edições 70, 2008.
GROUT, D. & PALISCA, C. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001. Harnoncourt, Nikolaus. O Discurso dos Sons. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
_______. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
KENDALL, Alan. The chronicle of classical music: An intimate Diary of the Lives and Music of the Great Composers. London: Thames & Hudson, 2006.
Kiefer, Bruno. História e Significado das Formas Musicais. Porto Alegre. Ed. Movimento
KOBBÉ. O livro completo da ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London: W. W. Norton,1997.
LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.

MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.
MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Lisboa: Gradiva, 2007. 2 vol.
NEWMAN, William. The sonata in the baroque era. New York-London: W. W. Norton, 1972. 4a. ed.
ORREY, Leslie. Opera: a concise history. London: Thames and Hudson, 1987.
PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo: Melhoramentos, 1963.
PALISCA, C. Baroque Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1991. 3a. ed.
RAYNOR, Henry. História Social da Música da Idade Média à Beethoven. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1981.
ROSEN, c. The Classical Style. New York: W. W. Norton, 1972.
Sachs, Curt. The History of Musical Instruments. New York, W. W, Norton.
SADIE, Stanley (org). The New Grove Dictionary of music and musicians. Londres: Mac Millan Press.
SCHONBERG, Harold C. A vida dos grandes compositores. São Paulo: Novo século, 2010.
SEATON, Douglas. Ideas and Styles in the Western Music Tradition. New York: Oxford University Press, 2010. 3a. ed.
STEHMAN, J. História da Música Europeia: das origens até nossos dias. Lisboa: Bertrand, 1979.
STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York/London: W. W. Norton, 1938.
TRANCHEFORT, F.-R. Guia da Música Sinfônica. Nova Fronteira, 1991
ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963.
WEISS, Piero & Taruskin, Richard. Music in the Western World: a history in documents. New York: Schirmer Books, 1984.

 

 

 

 

 

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

A disciplina aborda a música do período barroco, entre os anos de 1600 a 1750, no qual a música foi aos poucos agregando elementos importantes como tonalidade, harmonia e temperamento, entre outros. Neste contexto, ao final do semestre a turma deverá ter conhecimento sobre as transformações que ocorreram nesse período e que foram fundamentais para a música dos séculos seguintes. Em todas as aulas será dada prioridade a audições críticas, de modo que a turma possa perceber como os conceitos estético-filosóficos da época se expressaram na música, além de incentivar o desenvolvimento de uma audição musical mais apurada.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Testes, avaliações diversas e seminários. Será avaliada a capacidade e empenho do aluno na realização das tarefas designadas. Haverá uma avaliação durante o semestre e uma final, que será realizada no último dia letivo.

 

 

 

 

 

 

Cronograma (Plano de Aula)

No decorrer do semestre haverá aulas expositivas, seguidas de discussões e leituras, bem como seminários e apresentações realizadas pela turma. As datas destas atividades serão definidas no início das aulas, de acordo com as possibilidades da turma.

Haverá uma avaliação individual no último dia letivo do semestre. 

 

 

 

 

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

A metodologia será adaptada à situação de ensino remoto, com lives via Google Meet, aulas gravadas, testes, discussões e seminários apresentados pelos alunos. Como ferramenta de mediação docente/discente será utilizada a plataforma Google Classroom, que oferece uma boa interface para inserção de material didático, diálogo com os alunos, aplicação de exercícios, avaliações etc. Algumas aulas serão ao vivo, utilizando-se o Google Meet e haverá também apresentação de conteúdo em vídeo aulas, que devem resultar em discussões e trabalhos.

 

 

 

 

Observação (Plano de Aula)

Este curso será totalmente online e não estão previstas atividades presenciais.