Turma MU471 - Composição IV - Turma A

Código / Turma

MU471 A

Nome

Composição IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Trabalho a ser realizado em ambiente virtual.

Atualizado em
22/06/2021 18:20
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

José Augusto Mannis

Igor Abdo Aguilar

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  1. Análise de obras dos repertórios musical, radiofônico e de arte sonora nas quais haja partes de narração de texto;
  2. Escolha de material literário, seleção, decupagem;
  3. Integração do material literário à estruturação de uma composição musical;
  4. Realização e gravação de uma composição musical com narração;
  5. Escolha de um filme silencioso para ser musicado e apresentado com performance ao vivo;  | ou |; Definição de Roteiro de montagem audiovisual aplicada à obra musical com narrativa;
  6. Análise do filme/Plano de montagem;
  7. Desenvolvimento de materiais musicais a partir dos elementos da análise do filme/roteiro audiovisual;
  8. Concepção de apresentação pública virtual da obra completa;
  9. Produção artística e executiva;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

MANNIS, J. A. Ensaio sobre gesto, princípio e ideia musical - Parte 1: 'Pensar' prescindindo do raciocínio lógico. In: Seminário Música Ciência e Tecnologia, 3., 2008. Anais...

___________ . Processo criativo: do material à concretização, compreendendo interpretação-performance. In: Teoria, crítica e música na atualidade. Org. Maria Alice Volpe. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Programa de Pós-graduação em Música., 2012.

___________ . Ensaio sobre a expansão de atividades derivadas ou relacionadas à composição musical - In: O ofício do compositor hoje. (Org.) Livio Tragtenberg. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2012.

CHION, Michel. O roteiro de cinema. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

___________ . L'audio-vision - son et image au cinéma, 2 ed., Paris: Nathan, 1990.

___________ . La musique au cinéma. Nouvelle èdition. Paris : Fayard, 2019.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Fornecer ao estudante condições para que desenvolva processos criativos a partir de obras/materiais extramusicais, através de exercícios de escritura, realização musical e produção artística: (1) a partir de material literário, integrando narração de texto à narrativa musical; (2.a) a partir de um filme silencioso para o qual se compõe uma trilha musical e sonora original; ou (2.b) item (1) aplicado a uma montagem audiovisual assegurando sua realização e apresentação pública.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Qualidade da participação nas atividades em aula, e para a apresentação; Aspectos considerados: Apresentação e Clareza; Coerência e Suficiência; Tecnicidade musical e da produção; Cumprimento dos objetivos estabelecidos na proposta do aluno.

 

Cronograma (Plano de Aula)

  1. Análise de obras dos repertórios musical, radiofônico e de arte sonora nas quais haja partes de narração de texto;
  2. Escolha de material literário, seleção, decupagem;
  3. Integração do material literário à estruturação de uma composição musical;
  4. Realização e gravação de uma composição musical com narração;
  5. Escolha de um filme silencioso para ser musicado e apresentado com performance ao vivo;  | ou |; Definição de Roteiro de montagem audiovisual aplicada à obra musical com narrativa;
  6. Análise do filme/Plano de montagem;
  7. Desenvolvimento de materiais musicais a partir dos elementos da análise do filme/roteiro audiovisual;
  8. Concepção de apresentação pública virtual da obra completa;
  9. Produção artística e executiva;
  10. Apresentação pública do trabalho concluído.

Metodologia (Plano de Aula)

A base metodológica é a aquisição de conhecimentos através de processos construtivos. Aulas expositivas, laboratórios (criação e improvisação) e sessões de discussão. Acompanhamento e orientação individual de cada estudante.

Observação (Plano de Aula)

em branco