Turma MU612 - Dicção II - Turma A

Código / Turma

MU612 A

Nome

Dicção II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Aulas remotas pela plataforma ZOOM

Atualizado em
22/06/2021 18:26
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Angelo José Fernandes

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo do alfabeto fonético internacional para o canto e sua utilização no aprendizado das regras de pronúncia de diversas línguas estrangeiras: Francês, Inglês e Espanhol.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Francês; 2. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Alemão; 3. Aspectos fonéticos e de pronúncia do Inglês.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADAMS, David. A Handbook of diction for singers: Italian, German, French. New York: Oxford University Press, 1999.
CALDWELL, Robert, ed. Diction for singers: a concise reference for English, Italian, Latin, German, French and Spanish pronunciation. Dallas: Pst. Inc., 1990.
GRUBB, Thomas. Singing in French: a manual of French Diction and French vocal repertoire. New York: Schirmer Books, 1979.
MARSHALL, Madeleine. The Singer's manual of English diction. New York: Schirmer Books, 1953.
MORIARTY, John. Diction: Italian, Latin, French, German...the sounds and 81 exercises for singing them. Boston: E.C. Schirmer Music. Co., 1975.
MOULTON, William G. The Sounds of English and German. Chicago: The University of Chicago Press, 1968.
ODOM, William; SCHOLLUM, Benno. German for Singers: a textbook of diction and phonetics.Belmonte: Schirmer Thomson Learning, 1997.
RETZLAFF, Jonathan; MONTGOMERY, Cheri. Exploring Ars Song Lyrics: translation and pronunciation of the Italian, German, and French repertoire. New York: Oxford University Press,2012.
STAPP, Marcie. The singer’s guide to languages: English, Italian, French and German. San Francisco: Teddy’s Music Press, 1996.
WALL, Joan. International Phonetic Alphabet for singers: A manual for English and foreign language diction. Dallas: Pst. Inc., 1989.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Dar ao cantor e ao regente subsídios para que possam pronunciar corretamente textos cantados em diversas línguas estrangeiras.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

1. Trabalhos de transcrição fonética a serem entregues na conclusão do conteúdo de cada Idioma estudado (Francês, Alemão e Inglês). 2. Leitura de textos transcritos foneticamente nas aulas.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Transcrições fonéticas de textos poéticos nas diferentes línguas, de acordo com as regras de pronúncia de cada uma. Leituras de textos poéticos nas diferentes línguas, de acordo com as regras de pronúncia de cada uma. Interpretação de canções em diferentes idiomas.

Observação (Plano de Aula)

em branco