Turma MU660 - História da Música IV - Turma A

Código / Turma

MU660 A

Nome

História da Música IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:27
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Lars Andreas Hoefs

Ementa (Catálogo da DAC)

Estudo sistematizado dos principais elementos teóricos, estéticos e filosóficos da história da música.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Romantismo tardio, Nacionalismo, Impressionismo, Expressionismo, Atonalidade, Neo-classicismo, Dodecafonismo, Serialismo, Música concreta, eletroacústica, aleatória, minimalista e outras manifestações da música erudita nos séculos XX e XXI.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNOLD, D. (ed.). The Oxford Companion of Music. Oxford: Oxford University Press, 1984
CANDÉ, R. de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (2 vol.)
CROCKER, R. A History of Musical Style. New York: McGraw-Hill, c. 1966.
FINNEY, T. M. A History of Music. New York: Harcourt, Brace, 1935.
GRIFFTHS, P. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
KOBBÉ. O livro completo da ópera. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
LANG, P. H. Music in Western Civilization. New York-London: W. W. Norton1997.
LEUCHTER, Erwin. La história de la música como reflejo de la evolución cultural. Buenos Aires: Ricordi Americana, 1946.
MACHLIS, J. Introduction to contemporary music. New York: Norton, 1979.
MASSIN, J. & B. História da Música Ocidental. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1997.
MENUHIN, Y. & DAVIS, C. W. A Música do Homem. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MORGAN, R. P. Twentieh-Century Music: a history of music style in modern Europe music and America. New York / London: Norton, c, 1991.
ORREY, Leslie. Opera: a concise history. London: Thames and Hudson, 1987.
PAHLEN, K. História Universal da Música. São Paulo: Melhoramentos, 1963
PAZ, OCTAVIO. Introdução à música de nosso tempo. São Paulo: Duas Cidades,1976.
SADIE, S. (ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. London, New York: Mc Millan,2001.
STEHMAN, J. História da Música Européia: das origens até nossos dias.Lisboa: Bertrand, 1979.
ULRICH, H. & PISK, P. A history of Music and Musical Style. New York: Harcourt Brace Jovanovinch, c. 1963.
 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Oferecer ao aluno conhecimentos sobre a história da música ocidental desde o início do século XX até a contemporaneidade, de forma que possa compreender o seu desenvolvimento e reconhecer as obras dos principais compositores, bem como entender como as correntes culturais, estéticas, sociológicas e políticas influenciaram a composição musical neste período.
 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Trabalhos apresentados pelos alunos em grupo.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas acompanhadas de documentação musical, sonora e visual; seminários, trabalhos e discussões realizadas pelos alunos

Observação (Plano de Aula)

em branco