Turma MU671 - Composição VI - Turma A

Código / Turma

MU671 A

Nome

Composição VI

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Classroom, Skype, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Utilizaremos também o ambiente WebEx para aulas síncronas e para compartilhar conteúdo audiovisual em tempo real

Atualizado em
22/06/2021 18:28
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Jônatas Manzolli

Ementa (Catálogo da DAC)

Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:

• desenvolvam um projeto composicional para uma configuração instrumental de livre escolha.

• conheçam as principais técnicas relacionadas a composição de obras com enfoque na sonoridade e textura a partir da escuta de repertório de referência.

• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada ao planejamento e desenvolvimento criativo de seus projetos composicionais.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

DE PAIVA SANTANA, Charles; FREITAS, Vitor de Mello; MANZOLLI, Jônatas. A new algorithmic model and simulation of neighboring variants for Désordre, György Ligeti’s first étude for piano. Opus, v. 24, n. 2, p. 58-83, DOI 10.20504/opus2018b2403

FERRAZ, SILVIO (1990). Análise e Percepção Textural. in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n. 3, pp.68-79. S.Paulo: Atravéz http://sferraz.mus.br/ligeti/ligeti.htm

DEGUCHI, TOMOKO. (2005) Forms of temporal experience in the music of Toru Takemitsu. PhD Thesis University of Buffalo, USA.

BURT, PETER (1998) The music of Toru Takemitsu : influences, confluences and status. Doctoral thesis, Durham University.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Apresentar ferramentas para composição musical a partir da análise musical, com ênfase no repertório musical recente. Fomentar no aluno a visão crítica de seu processo criativo. Desenvolver o atelier de composição para incentivar a discussão coletiva de ideias individuais sobre o processo criativo do aluno.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Participação ativa do aluno na dinâmica de grupo e no atelier on-line de composição, na discussão do seu projeto de composição e na apresentação e conclusão do projeto final.

Cronograma (Plano de Aula)

A disciplina será desenvolvida em 02 módulos, avaliação e projeto criativo final da seguinte forma:  

Módulo 1: Discussão sobre composição textural com a apresentação de conceitos e análises de obras relevantes do repertório (6 aulas)

Módulo 2: Ateliê de criação e acompanhamento individual e coletivos dos projetos composicionais dos alunos (9 aulas)

Metodologia (Plano de Aula)

O conteúdo está vinculada a duas etapas: a) aulas expositivas ancoradas na análise de repertório e dinâmica de grupo on-line; b) orientação e acompanhamento on-line do aluno na realização do seu projeto de composição autoral.

Observação (Plano de Aula)

A premissa é que o projeto final de composição focará grupos instrumentais de grande porte como Música mista para ensemble, Grupo de percussão, Orquestra de câmara e Grupos de mesmo naipe (i.e. violoncelos, metais, etc.) e combinações desses grupos, com mais de 6 músicos. Será incentivada a gravação final das obras utilizando recursos on-line. Eventualmente, a rede social WhatsApp será utilizada para agilizar e facilitar a comunicação com os alunos e agendar monitorias.