Turma MU671 - Composição VI - Turma A
MU671 A
Composição VI
Google Classroom, Skype, Outro
Kelly Cristina Silva
Utilizaremos também o ambiente WebEx para aulas síncronas e para compartilhar conteúdo audiovisual em tempo real
22/06/2021 18:28
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Exercícios de criação musical para distintas formações intrumentais e/ou vocal, com ou sem suporte tecnológico, juntamente a estudo de repertório e análise de obras musicais correlatas, com ênfase na produção musical recente.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Ao final do curso, espera-se que alunos e alunas:
• desenvolvam um projeto composicional para uma configuração instrumental de livre escolha.
• conheçam as principais técnicas relacionadas a composição de obras com enfoque na sonoridade e textura a partir da escuta de repertório de referência.
• tenham uma formação ao mesmo tempo analítica e prática/criativa relacionada ao planejamento e desenvolvimento criativo de seus projetos composicionais.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
DE PAIVA SANTANA, Charles; FREITAS, Vitor de Mello; MANZOLLI, Jônatas. A new algorithmic model and simulation of neighboring variants for Désordre, György Ligeti’s first étude for piano. Opus, v. 24, n. 2, p. 58-83, DOI 10.20504/opus2018b2403
FERRAZ, SILVIO (1990). Análise e Percepção Textural. in: Cadernos de Estudo: Análise Musical, n. 3, pp.68-79. S.Paulo: Atravéz http://sferraz.mus.br/ligeti/ligeti.htm
DEGUCHI, TOMOKO. (2005) Forms of temporal experience in the music of Toru Takemitsu. PhD Thesis University of Buffalo, USA.
BURT, PETER (1998) The music of Toru Takemitsu : influences, confluences and status. Doctoral thesis, Durham University.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Apresentar ferramentas para composição musical a partir da análise musical, com ênfase no repertório musical recente. Fomentar no aluno a visão crítica de seu processo criativo. Desenvolver o atelier de composição para incentivar a discussão coletiva de ideias individuais sobre o processo criativo do aluno.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Participação ativa do aluno na dinâmica de grupo e no atelier on-line de composição, na discussão do seu projeto de composição e na apresentação e conclusão do projeto final.
Cronograma (Plano de Aula)
A disciplina será desenvolvida em 02 módulos, avaliação e projeto criativo final da seguinte forma:
Módulo 1: Discussão sobre composição textural com a apresentação de conceitos e análises de obras relevantes do repertório (6 aulas)
Módulo 2: Ateliê de criação e acompanhamento individual e coletivos dos projetos composicionais dos alunos (9 aulas)
Metodologia (Plano de Aula)
O conteúdo está vinculada a duas etapas: a) aulas expositivas ancoradas na análise de repertório e dinâmica de grupo on-line; b) orientação e acompanhamento on-line do aluno na realização do seu projeto de composição autoral.
Observação (Plano de Aula)
A premissa é que o projeto final de composição focará grupos instrumentais de grande porte como Música mista para ensemble, Grupo de percussão, Orquestra de câmara e Grupos de mesmo naipe (i.e. violoncelos, metais, etc.) e combinações desses grupos, com mais de 6 músicos. Será incentivada a gravação final das obras utilizando recursos on-line. Eventualmente, a rede social WhatsApp será utilizada para agilizar e facilitar a comunicação com os alunos e agendar monitorias.