Turma MU673 - Estágio Pedagógico II - Turma A
MU673 A
Estágio Pedagógico II
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
A disciplina será oferecida através do ensino remoto, devido à pandemia. Caso haja possibilidade de retorno das crianças e dos estagiários às escolas de educação básica, ao final do semestre poderão ser realizadas algumas atividades nas escolas.
22/06/2021 18:28
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
O aluno deverá assumir situações de regência supervisionada de classe, planejando, desenvolvendo e avaliando atividades de música dentro da educação formal - em escolas de educação básica ou escolas especializadas de música - ou ainda em espaços de educação não-formal, como projetos sociais, projetos de extensão universitária, igrejas, programas extracurriculares desenvolvidos em escolas, entre outros. Pelo menos 100 (cem) horas das 400 (quatrocentas) horas totais de estágio têm que ser desenvolvidas na educação básica, preferencialmente em escola pública. O aluno deverá apresentar relatório.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Orientação sobre adequação de atividades para as diversas faixas etárias e diferentes espaços de atuação do educador musical; observação e registro no campo de estágio; planejamento de aulas; avaliação da aprendizagem musical.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil : propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003.
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara (orgs.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna, 2003.
LOURO, Viviane dos Santos. Educação musical e deficiência- propostas pedagógicas. São Paulo: Estúdio Dois, 2006.
MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara (orgs.). Práticas de ensinar música. Porto Alegre: Sulina, 2008.
PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SOUZA, Jusamara (Org.). Música, cotidiano e educação. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2000.
BNCC
Currículo do Estado de São Paulo
Currículo do Município de Campinas
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Possibilitar aos estudantes contato com o trabalho profissional em diferentes instâncias educativas, onde deverão planejar e desenvolver um projeto educativo-musical. Proporcionar um espaço para estudo, preparação e reflexão sobre a prática pedagógica do educador musical
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
O aluno deverá:
- observar e registrar todos os aspectos relevantes relacionados ao campo de estágio e às ações educativas desenvolvidas.
- elaborar e desenvolver um projeto educativo-musical que será acompanhado remotamente pelo supervisor no campo de estágio e pelo orientador de estágio pelo Meet.
- apresentar seu projeto para o grupo em sala de aula.
A avaliação será contínua e levará em consideração o desempenho global do aluno, considerando:
- estudos extra-classe (leituras e preparação do material a ser desenvolvido no campo de estágio)
- participação nas orientações individuais e em grupo
- comprometimento no campo de estágio
- confecção do relatório final
Cronograma (Plano de Aula)
Metodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas; debates; planejamento em grupo; orientação individual e em grupo; e seminários.
Observação (Plano de Aula)
O campo de estágio deverá ser definido impreterivelmente até a terceira semana de aula, em comum acordo com a professora da disciplina.