Turma AP203 - Pintura II - Turma A

Código / Turma

AP203 A

Nome

Pintura II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
WhatsApp, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

O docente utilizará a plataforma ZOOM e combinará os encontros com auxílios dos monitores da disciplina

Atualizado em
22/06/2021 18:37
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ernesto Giovanni Boccara

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos da linguagem pictórica: composição e relações cromáticas. Estudo das formas de representação da imagem.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

1- Introdução à disciplina da Pintura como linguagem artística, já iniciada na Disciplina Pintura I, AP 103, com complementação ao nível de complexidade e conteúdos adicionais, necessários aos novos exercícios desta segunda oportunidade.

2- Pintura: sua história e a história das técnicas. Atualização com a história moderna e o momento contemporâneo. Devido ao caráter prático desta disciplina seja na Pintura I e na Pintura II, se fará a utilização necessária de ilustrações, seja para conhecimento histórico seja para a prática metodológica de conceitos, composições e técnicas das variadas formas criativas e expressivas de artistas e suas obras correspondentes .    

3- As relações da Pintura com o Desenho: cor/espaço; forma/proporção e anatomia; luz/sombra. Exercícios de sessões de modelo vivo, masculino e feminino, com uso de cronômetro em vídeos pré-gravados, para uso em aula e exercícios nos intervalos entre os intervalos das aulas. Estes resultados em desenhos ou pinturas serão analisadas e comentadas em aula. Observação: os comentários servirão como complementação dos conteúdos programáticos.  

4-- Introdução às Teorias da Cor (de vários autores) e gêneros pictóricos identificados como ilustração sistemática e destacados na História da Arte pictórica em períodos e estilos variados:  natureza morta, paisagem, retrato, autor retrato, figura humana e estudos da anatomia e cenas de gênero na História da Arte, na Modernidade e na Contemporaneidade.

5- O processo da criação artística no desenho e na pintura. Abordagens teóricas, conceituais e metodológicas. Referência de artistas, suas obras e depoimentos ou biografias.

6-- O uso dos Materiais variados: carvão, guache, aquarela, lápis de cor, tempera, pastel seco e oleoso, ecoline, suportes e papéis diversos(Jornal, Sulfite, Canson em formato A4 , A3 e  telas, diversos formatos e pincéis a serem sugeridos ao longo do desenvolvimento da disciplina.

7-Exercícios práticos de cópias de obras e ou detalhes de modo a compreender recursos técnicos confirmados pelos resultados obtidos, sejam etapas construtivas na composição ou as variadas paletas cromáticas.  

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALAIN-BOIS, Yves. A pintura como modelo. SP: Ed. Martins Fontes, 2009.

ALBERS, Josef. A interação da cor. SP: Martins Fontes, 2009.

_______. Formulation: Articulation. Londres: Thames and Hudson, 2006.

BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. SP: DIFEL, 1985.

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.

COLE, Alison. Cor. SP: Ed. Manola, 1984.

FRASER, Tom. O guia completo da cor. SP: Senac, 2007.

GUIMARÃES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. SP: Annablume, 2000.

ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. NY: 

Van Nostrand Reinhold company, s/d.

MIRÓ, Joan. A cor dos meus sonhos: entrevistas com Georges Raillard. SP: Estação Liberdade, 1989.

SCHLEMMER, Oskar. Man. Londres: Bauhaus Book, 1971.

SCHAPIRO, Meyer. Mondrian. A dimensão humana da pintura abstrata. SP: Cosac & Naif, 2001.

OSTROWER, Faiga. Universos da arte. RJ: Campos Ed., 1983.

VARICHON, Anne. Colors. What they mean and how to make them. NY, Abrams, 1994.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

1-Desenvolver os fundamentos da linguagem da sintaxe pictórica, dando continuidade à Disciplina AP 103 de modo a continuar privilegiando o estudo dos materiais expressivos como a pluralidade de teorias das cores, bem como o diálogo entre a pintura e o desenho para a correlação entre as várias possibilidades construtivas e compositivas da FORMA DO ORGANISMO e  a COR, no plano bidimensional.

2-Teremos uma adaptação metodológica para ensino remoto com gravações sistemáticas de cada aula e disponibilizadas para uso dos alunos matriculados, com exercícios semanais práticos em comunicação de ZAP-AP 203 específico e exclusivo da Disciplina. A cada proposição haverá uma aula expositiva teórica, com orientação -conceitual, técnica e referenciada na História da Arte, fartamente  ilustrada para referências. A ênfase fundamental será o desenho de observação do  conhecimento anatômico, das formas  do corpo humano masculino e feminino, dentro de rigorosas referências das proporções das partes do corpo humano em relação ao  corpo todo e o variado universo dos objetos do mundo e dele próprio enquanto ambiente natural e edificado  pelas sociedades humanas ao longo da históriada Arte e da Arquitetura.   

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Toda semana teremos exercícios orientados específicos com relação aos objetivos didáticos e pedagógicos. Estes serão sistematicamente analisados e  comentado. A análise de cada exercício será realizada para cada exercício de natureza essencialmente prática, organizando Pastas com a digitalização nominal de cada aluno e aluna,  seguidamente comentados para confirmação em suas qualidade, bem como sugestões de aprimoramento e até serem refeitos. Os critérios serão conceituais, através da aferição sistemática da qualidade de aprendizado. Sugiro que para melhor alcançar este objetivo pedagógico e apropriação de conceitos e o desenvolvimento do resultado sistemático de desenhos, através da observação nas sessões de modelo vivo, gravadas em vídeos e as referências indicadas, quanto a técnicas de pintura no ZAP da disciplina AP 203, que sejam seguidos e os comentários terão a função de que os(as) alunos(as) se orientem no melhor desempenho possível sem deixar de fazer os exercícios e após os comentários incorporarem as orientações na limitada condição de ensino e aprendizado de forma remota.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas práticas e teóricas em recursos à distância pelo sistema on-line, baseadas na leitura de textos específicos e gerais, imagens e conceitos de artistas sobre desenho, criação e  pintura. Orientação e análise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula; orientação visitas a exposições, eventos e ateliês de artistas acompanhadas de relatórios. Organização e apresentação de seminários, envolvendo a reflexão crítica sobre a produção  de artistas e obras correspondentes relevantes em artes plásticas, pinturas, desenhos dos principais representantes pertinentes a esse programa.

Observação (Plano de Aula)

1-Estruturação no sistema On-line, aulas remotas em 15 aulas semanais, ao longo de acordo com as sequências propostas em conteúdos programáticos.

2-Os exercícios práticos serão realizados prioritariamente nos exercícios propostos para o intervalo de duas aulas, principalmente as sessões de modelo vivo gravadas e imediatamente comentadas quando o tempo for de alguns minutos fotografadas por celular  e guardadas digitalmente nas pastas respectivas de cada aluno(a).E demonstrações de   passagens técnicas de pinceladas específicas  ou montagens de paletas de cor.

 OBS-Atualmente a internet permite as aulas on-line e a ilustração de práticas de desenhos e ou pinturas que serão pesquisadas e disponibilizadas durante as aulas. Serão fornecidos e   registrados links, para orientar os exercícios como vídeos ou ilustrações metodológicas. Bem como o uso de materiais detalhados.