Turma AP204 - Desenho Artístico II - Turma A

Código / Turma

AP204 A

Nome

Desenho Artístico II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Rachel Zuanon Dias

Ementa (Catálogo da DAC)

Fundamentos da linguagem visual. Instrumentalização técnica: materiais e suportes através da história do desenho. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico I.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Desenho Sensorial e os elementos da natureza:

- Água;

- Ar/vento;

- Fogo;

- Terra.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

AMADO, Guy. A Paisagem como Plataforma Estética: das proposições artísticas de Walter de Maria e Roman Signer. Disponível em: https://www.citcem.org/3encontro/docs/pdf/part_07/70%20-%20GuyAmado%20-%20TEXTO.pdf

CARVALHO, Carla Delfina Marques. O Símbolo na Poética de Herberto Helder.  Dissertação de Mestrado – Centro de Competências de Artes e Humanidades, Universidade da Madeira, Portugal, 2017. Disponível em: https://repositorio.uma.pt/bitstream/10400.13/1906/1/MestradoCarlaCarvalho.pdf

FORTES JÚNIOR, Hugo Fernando Salinas. Poéticas líquidas: a água na arte contemporânea. Tese de Doutorado - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Hugo-Fortes/publication/280114921_Poeticas_Liquidas_a_agua_na_arte_contemporanea/links/55aaf08408ae815a04279425/Poeticas-Liquidas-a-agua-na-arte-contemporanea.pdf

INÁCIO, Sara Cardoso. Terra na arte contemporânea. Dissertação de Mestrado - Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Portugal, 2016. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29164/2/ULFBA_TES_947.pdf

ZUANON, R.; BALAMINUTTI, L. D.; OLIVEIRA, M. B.; ZACCARIAS, V. O. V.; DE SALES, F. M. Desenho Sensorial: o método SEE BEYOND aplicado ao ensino-aprendizagem dos elementos compositivos "contraste, equilíbrio e peso" no desenho artístico. Revista Vazantes, v. 4, p. 153-167, 2020. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/vazantes/article/view/60928

ZUANON, R.; LIMA JR., G.C. SEE BEYOND: contributions to the project-based practice of sighted and visually impaired students in the context of higher education in Design. DATJournal – Design, Art and Technology, 2018. Disponível em: https://datjournal.anhembi.br/dat/article/view/91/79

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso espera-se que o(a) estudante possa:

  • Reconhecer o desenho como pensamento, projeto e expressão artístico-poética contemporânea;
  • Identificar o campo expandido do desenho na Arte Contemporânea;
  • Realizar pesquisas sensoriais, investigar materiais expressivos, desenvolver experimentos e investigações poéticas e estéticas;
  • Elaborar, questionar e desenvolver seus processos de criação artístico-poética e estética;
  • Assumir uma atitude sensível,  investigadora, crítica e criativa diante dos modos de sentir e de representar o mundo.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas dinâmicas sensoriais propostas em sala de aula.

Cronograma (Plano de Aula)

09/08 – Apresentação dos objetivos e do conteúdo programático da disciplina. Desenho Sensorial e os elementos da natureza: água (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema água).

16/08 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema água. Liberação de conteúdo assíncrono: Desenho Sensorial e os elementos da natureza: ar/vento (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema ar/vento).

23/08 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema água.

30/08 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema água.

06/09 – Emenda de feriado.

13/09 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema ar/vento. Liberação de conteúdo assíncrono: Desenho Sensorial e os elementos da natureza: fogo (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema fogo).

20/09 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema ar/vento.

27/09 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema ar/vento.

04/10 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema fogo. Liberação de conteúdo assíncrono: Desenho Sensorial e os elementos da natureza: terra (apresentação de referências artístico-poético-projetuais e da dinâmica sensorial, relacionadas ao tema terra).

11/10 – Emenda de feriado.

18/10 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema fogo.

25/10 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema fogo.

01/11 – Emenda de feriado.

08/11 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 1), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema terra.

15/11 – Feriado.

22/11 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 2), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema terra.

29/11 – Apresentação dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes (Grupo 3), a partir das dinâmicas sensoriais relacionadas ao tema terra.

Metodologia (Plano de Aula)

Abordagem prático-teórica do desenho sensorial (Método SEE BEYOND), mediada por tecnologia:

- Apresentação e discussão de referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais) e teóricas;

- Desenvolvimento de dinâmicas práticas sensoriais;

- Apresentação sistemática dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes, por meio das práticas realizadas nas dinâmicas sensoriais;

- Feedbacks síncronos às apresentações dos resultados estético-conceituais alcançados pelos estudantes.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco