Turma AP213 - Desenho III: Plástica Aplicada - Turma A

Código / Turma

AP213 A

Nome

Desenho III: Plástica Aplicada

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:39
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Claudio Lima Ferreira

Ementa (Catálogo da DAC)

Plástica aplicada à Arquitetura. Relação: figura, espaço e forma. Espaço bi e tridimensional. Linguagem visual, comunicação gráfica. Meios de expressão. Exercícios de projeto.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

 

  1. Conceitos contemporâneos e suas relações com a questão plástica nas artes, na arquitetura e no design – Complexidade, Rede, Rizoma, Híbrido, entre outros.
  2. Transdisciplinaridade nas artes, na arquitetura e no design.
  3. Percepção e forma
  4. Plasmar e modelar
  5. Sintaxe visual na criação artística e arquitetônica
  6. O corpo e o espaço no processo projetual
  7. Plástica e Arquitetura

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARNHEIM, Rudolf. A Dinâmica da Forma Arquitectónica. Lisboa: Presença, 1988.


OSTROWER, F. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 

  • Proporcionar conhecimentos teóricos básicos para que o aluno compreenda a atividade plástica enquanto procedimento sensível fundamental na expressão, linguagem e comunicação da arquitetura.

  • Capacitar o aluno a entender os elementos de sintaxe visual na criação artística e arquitetônica.

  • Instigar o desenvolvimento da gestualidade e expressão individual para aplicação em espaços arquitetônicos.

  • Auxiliar o aluno no uso adequado da plástica em arquitetura, desenvolvendo e ampliando os limiares perceptivos e artísticos através de exercícios práticos.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Projeto - Espaço de Inovação Educacional – Estudos de Plástica Arquitetônica- Partido Arquitetônico e projeto final 

  • Tema- Exercício Projetual: Espaço de Inovação Educacional - para alunos FEC
  • Local : Estacionamento FEC- Campinas
  • Projeto 4 alunos
  • Valor Projeto  - 8 pontos divididos em duas etapas:

Etapa 1 - Total: 3,0 pontos

Projeto - 1,0 pontos – Briefing e prancha conceito

Projeto - 1,0 ponto – Estudo Plástico por desenho – Croquis de evolução e estudo volumétrico

Projeto - 1,0 ponto – Estudo plástico – volumetria -  modelos e maquetes (físico)


Etapa 2  - Total - 5,0 pontos

Projeto - Partido Arquitetônico - Plástica - 2,0 ponto 

Sendo: Partido Arquitetônico – Programa de necessidades, organograma, fluxograma, materiais e técnicas construtivas, estudo do entorno - 2,0 ponto.

Projeto - Detalhamento - 3,0 Ponto 

Sendo: Planta - 1,0 ponto; 

            Cortes - 0,5 ponto; 

            Elevações - 0,5 ponto;  

            Plástica e Volumetria – Maquete física ou digital - 1,0 ponto

 

Atividades Específicas - Total - 2,0 pontos

Quatro atividades durante o semestre – 0,5 ponto - cada - Atividades individuais ou em duplas, conforme orientação

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

O curso se desenvolve por atividades semanais, utilizando de aulas teóricas - síncronas e assíncronas com a discussão de textos escolhidos e de aulas práticas. Os exercícios são propostos e produzidos durante o horário da aula ou extraclasse com a exposição e discussão sistemática da produção dos alunos, tanto individual como coletiva. 

- Aulas teóricas expositivas (síncronas e assíncronas) com apoio de material ilustrativo (repertório)

- Pré-aula, Aula e Feedback

- Atividade prática por meio de exercícios plásticos visando a aplicação dos conceitos teóricos apresentados. 

- Pesquisa e leituras dirigidas. 

- Apresentação dos exercícios e debates.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco