Turma AP216 - Desenho Industrial I: Introdução à Programação Visual - Turma A

Código / Turma

AP216 A

Nome

Desenho Industrial I: Introdução à Programação Visual

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:40
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Edson do Prado Pfutzenreuter

Ementa (Catálogo da DAC)

História, teoria e estética do design gráfico. Terminologia e conceitos fundamentais. Identidades e dessemelhanças entre design e arquitetura. Áreas de atuação em programação visual. Método clássico de desenvolvimento de projetos de design aplicado à programação visual. Ergonomia da informação. Semântica do design gráfico. Ética do design gráfico.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Campo do design

Conceito de design

Similaridades e diferença com relação a outras áreas de atividade.

Áreas de atuação no design gráfico 

Identidade visual.

Editoração

Informação: Sinalização, advertência e infográfico

Técnicas de reprodução gráfica e Suportes

Metodologia

Busca de soluções visuais

Criatividade

Métodos de desenvolvimento de projetos aplicados à programação visual.

Elementos da história do design gráfico

Escrita

Impressão e tipografia

Principais movimentos do design gráfico

Linguagem do design gráfico

Dimensões sintática, semântica e pragmática

Linguagem visual

Forma, composição e cor

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  • BAER, Lorenzo. Produção gráfica. São Paulo: SENAC, 1999
  • BONSIEPE, Gui (1977) Design: do material ao digital - FIESC, Santa Catarina, p. 17.
  • CARDOSO, Rafael . Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2000.
  • CESAR, Newton. Direção de arte em propaganda. São Paulo: Futura, 2000
  • CRAIG, James, Produção gráfica ED. MOSAICO 1980
  • DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003
  • FRUTIGER, Adrian. Sinais & símbolos: desenho, projeto e significado. São Paulo: Martins Fontes, 2001
  • FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006.
  • GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio: 2 AB, 2000
  • HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000
  • HURLBURT, Allen. Layout: o design da página impressa. São Paulo: Mosaico, 1980
  • LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos. [s.l.] : Cosac Naify, 2006. 
  • LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole; BORGES, Cristian. Novos Fundamentos do design. [s.l.] : Cosac & Naify, 2008. 
  • MEGGS, Philip B. - A history of graphic design. Nova Iorque: Van  Nostrand Reinhold, 1983
  • MOLES, Abraham A. O cartaz. [s.l.] : Ed. Perspectiva, 1974. 
  • PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2009. 
  • PHILLIPS, Peter. Briefing: a gestão do projeto de design. São paulo: Blucher, 2004. 
  • SATUÉ, Enrico - El diseño grafico. Madri: Alianza Editorial, 1988
  • WHEELER, Alina. Design de Identidade da Marca. Porto Alegre: Bookman, 2008.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Essa disciplina tem por objetivo criar condições para que estudantes possam construir conhecimentos relativos aos aspectos históricos, técnicos e comunicativos do design gráfico, assim como desenvolver competências projetuais relacionados a essa área. 

Pretende-se que ao final da disciplina o aluno possa:

  • Reconhecer o campo do design gráfico; 
  • Identificar os diferentes tipos de projeto desenvolvidos por esse profissional; 
  • desenvolver metodicamente projetos de design gráfico, em especial nas áreas de identidade visual, editoração e informação;
  • apresentar e justificar seu projeto; 
  • exercer a a projetos dessa área utilizando a terminologia profissional; 
  • Construir uma visão humanista em relação ao exercício da programação visual; 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

A avaliação das leituras será feita através da produção de um relatório com descrição e comentários das das ideias principais dos textos indicados.

A competência projetura será avaliada através do desenvolvimento de projetos de design gráfico.

A final do curso cada aluno e aluna deverá apresentar um portfólio, entendido como instrumento de avaliação, que deve conter todo material relacionado com a disciplina: rascunhos, anotação, experiencias, pesquisa efetuadas, assim como um relatório da vivência projetual nessa área, visando o a compreensão de sua própria aprendizagem (metacognição).

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Os conteúdos teóricos serão trabalhados em aulas com dinâmicas de leitura e discussão de texto, assim como trabalhos de análise de imagem.

Serão propostos exercícios de programação visual que buscam oferecer uma vivência projetual articulada com os conceitos discutidos.

Os projetos serão avaliados coletivamente como forma de desenvolver a percepção e a consciência crítica, assim como a terminologia profissional.

A entrega desses projetos deve ser acompanhada de um texto que indique a problemática apresentada e a uma justificativa das escolha projetuais.

 

Observação (Plano de Aula)

em branco