Turma AP298 - História da Arte II - Turma A

Código / Turma

AP298 A

Nome

História da Arte II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:41
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Mugayar Kühl

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina terá como tema as manifestações artísticas dos Séculos XVII e primeira metade do XVIII na Europa. Compreende o estudo teórico de textos fundamentais para este campo de conhecimento. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

-  O estabelecimento de um ideal “clássico”: os Carracci, Domenichino e Poussin.

Leitura: C. Lévi-Strauss, Olhando Poussin. In Olhar-Escutar-Ler, São Paulo, Companhia das Letras, 1997, pp. 7-32

- As pintoras: Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi

-  O que é o barroco? Arquitetura barroca em Roma.

Leitura: ARGAN, G. C., A arquitetura romana do início do século XVII. In Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004, pp. 264-353; Wölfflin, H., Renascença e Barroco, São Paulo, Perspectiva, 1989, pp. 23-83

- Caravaggio e seus seguidores.

Leitura: Vidas de Caravaggio de Baglione, Bellori e Mancini; ARGAN, G. C., O “realismo” na poética de Caravaggio. In Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004, pp. 193-209

- Pintura e escultura no século XVII: os diversos caminhos.

Leitura: Foucault, M., Las Meninas. In As Palavras e as coisas, S. Paulo, Martins Fontes, 1985, 3ªed.

– A pintura holandesa no “século de ouro”.

- Viajantes e o Brasil: séculos XVI e XVII.

Leitura: BELLUZO, A. M. - O Brasil dos viajantes, São Paulo, Metavideo/Fundação Odebrecht, 1994, vol. I, pp. 88-99; Galard, J. – O Olhar distante. In AGUILAR, N. - Mostra do redescobrimento: Século XIX, São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000, pp. 36-63.

- Espetacularização: a ópera e a conjunção das artes.

- Academia francesa e o estabelecimento de gêneros e normas.

Leitura: APOSTOLIDES, J-M., O rei-máquina: espetáculo e política no tempo de Luís XIV, trad.: Claudio C. Santoro, Rio de Janeiro, José Olympio; Brasília, DF, Edunb, 1993; PEVSNER, N., O barroco e o rococó (1600-1750). In Academias de Arte – passado e presente, São Paulo, Cia. Das Letras, 2005, pp. 125-190.

- Pintura de quadratura e a grande decoração.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ARGAN, G. C., Clássico Anticlássico, trad.: Lorenzo Mammì, São Paulo, Cia. das Letras, 1999

ARGAN, G. C., História da Arte Italiana, São Paulo, Cosac & Naify, 2003

ARGAN, G. C., Imagem e Persuasão. Ensaios sobre o Barroco, São Paulo, Cia. das Letras, 2004

BAXANDALL, M., O olhar renascente - Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença, trad.: Maria Cecília Preto R. Almeida, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991

BAXANDALL, M., Patterns of Intention - On the Historical Explanation of Pictures, New Haven e Londres, Yale University Press, 1985

BAZIN, G., História da História da Arte de Vasari a nossos Dias, S. Paulo, Martins Fontes, 1989

BRYSON, N., Word and Image. French Painting of the Ancien Régime, Cambridge, 1997

CHASTEL, A, A Arte Italiana, S.Paulo, Martins Fontes, 1991

FUMAROLI, M., L'âge de l'éloquence, Paris, Albin Michel, 1994

GASKELL, I., História das Imagens. In Burke, P., A escrita da História - novas perspectivas, trad. Magda Lopes, São Paulo, Ed. da Unesp, 1992

GOMBRICH, E. H., A História da Arte, RJ: Guanabara, 1988. (704.7 G585h; IA)

HASKELL, F., Mecenas e Pintores. Arte e Sociedade na Itália Barroca, São Paulo: Edusp, 1997

HAUSER, A., Maneirismo, trad.: J. Guinsburg e M. França, São Paulo, Perspectiva, 1993, 2ª ed.

HOLT, E. G., A Documentary History of Art, Princeton, Princeton University Press, 1984

HUMFREY, P. Painting in Renaissance Venice, New Haven,: Yale Univ. Press, 1996

KEMP, M., The Science of Art: Optical themes in western art from Brunelleschi to Seurat, New Haven e Londres, Yale University Press, 1990

PANOFSKY, E., Idea: a evolução do conceito de belo, São Paulo, Martins Fontes, 1994

PANOFSKY, E., What is baroque?. In Three Essays on Style, Cambridge, MA, Londres, MIT Press, 1995

ROETTGEN, S., Italian Frescoes: The Early Renaissance, 1400-1470, trad.: R. Stockman, N. York, Paris, Londres, Abbeville Press, 1996

SHEARMAN, J., Mannerism, s/l, Penguin Books, 1990

VASARI, G., Le Vite dei più eccellenti pittori, scultori e architetti, Roma, Grandi Tascabili

VENTURI, L., Historia da critica de arte, Lisboa, Edições 70, 1984

WÖLFFLIN, H., A arte classica, trad.: M. Fleischer, São Paulo, Martins Fontes, 1990

WÖLFFLIN, H., Conceitos Fundamentais da História da Arte, trad.: João Azenha Jr., São Paulo, Martins Fontes, 1989, 2ª edição

WÖLFFLIN, H., Renascença e barroco: estudo sobre a essência do estilo barroco e a sua origem na Itália, trad.: M. A. Leite de Barros e A. Steffen, São Paulo, Perspectiva, 1989

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir o aluno no universo da produção artística européia dos séculos XVII e primeira metade do século XVIII: os estudos serão realizados através de leituras de textos e artigos selecionados, além da análise da obra de artistas do período.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Um trabalho escrito e uma resenha.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, análise de obras de arte selecionadas, discussão dos textos separados.

Observação (Plano de Aula)

em branco