Turma AP299 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino II - Turma A

Código / Turma

AP299 A

Nome

Atividades Artísticas - Culturais - Ensino II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

Aula não presencial mas com orientação para o desevolvimento das atividadese e escolhas da programação vigente no modo remoto.

Atualizado em
22/06/2021 18:41
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Ivanir Cozeniosque Silva

Ementa (Catálogo da DAC)

Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Definições para Arte e Cultura na atualidade;
- Questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural vigente;
- Entre o campo da Arte e seus protagonistas. Reconhecimento dos Agentes Artísticos;
- Troca de experiências a partir da participação em projetos, eventos, exposições ou demais formas da produção artística na atualidade;
- Elementos de monitoria, assessoramento e produção em projetos artísticos;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009.
SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Editora Horizonte,
2010.
NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. São Paulo:
SESC, 2010.
CUNHA, Maria Helena. Produção Cultural. O profissional em formação. São Paulo, Duo Editorial,
2007.
DANTO, Arthur. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac & Naif, 2010.
CESARCO, Alejando e PEREZ-BARREIRO, Gabriel. Conversas. 6ª Bienal do Mercosul. São Paulo:
Cosac & Naif, 2007.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Estimular a capacidade expressiva, técnica e formal das linguagens visuais.

Aprimorar a exploração dos elementos necessários para o desenvolvimento e criação da comunicação visual sensível.

Preocupar-se com qualidade e interpretação nas narrativas visuais geradas pelas atividades artísticas escolhidas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- O aluno será avaliado segundo as normas do regimento interno e de acordo com a adequação, participação, qualidade e resolução das propostas do programa.

- Toda avaliação da disciplina está calcada na capacidade do aluno em articular as propostas linkadas no corpo do conteúdo programático

- Participação nas discussões online com base nas reflexões apresentadas durante as propostas das atividades.

- Qualidade do objeto/diário/visual a partir das atividades efetuadas.

Cronograma (Plano de Aula)

Aula não presencial mas visando encontros mensais sempre na última terça feira de cada mês, à tarde, 17.00 hs mas com toda a turma para discussão e indicações dos eventos importantes.

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas/propostas/discussão por vídeo conferência

- Pesquisas artísticas, dando subsídios à escolha das atividades propostas.

- Assessoria e organização de pesquisas na forma de seminários sobre os escultores mais representativos do século XX;

- Indicação de visitas online de coleções/exposições em museus internacionais e nacionais, instituições e entrevistas desde que igadas às atividades afins da disciplina.

- Aulas com orientacão em atividades com livros de arte, jornal, revistas, youtube, plataformas digitias, slides fotografados e organizados no meet. google.

- discussão e participação dos alunos apoiadas em abordagens dos eventos em andamento também pelo meet.google.

 - Eventuais visitas a exposições, galerias e museus e que abordem processos criativos em diversas linguagens visuais: desde que amparado pelas regras vigentes no Estado de São Paulo e Campinas por causa da pandemia.

Observação (Plano de Aula)

Disicplina abrangendo atividades de diversas áreas culturais e artísticas