Turma AP314 - Informática Aplicada IV: Modelagem e Animação - Turma A

Código / Turma

AP314 A

Nome

Informática Aplicada IV: Modelagem e Animação

Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:42
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Wilson Florio

Ementa (Catálogo da DAC)

Utilização de programas computadorizados para apresentações avançadas. Modelagem virtual e animação. Computação gráfica avançada.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

em branco

Bibliografia (Catálogo da DAC)

FLORIO, W. – O Uso de Ferramentas de Modelagem Vetorial na Concepção de uma Arquitetura de Formas Complexas. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAUUSP, Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2005, 477p.

FOLEY, James D. Computer graphics: principles and practice. Addison Wesley, 1992.

GLASSNER, Andrew S. 3D Computer Graphics. New York: Design Books, 1989.

KOLAREVIC, Branko (ed.). Architecture in the Digital Age: Design and Manufacturing. New York: Spon Press, 2003.

KOWALTOWSKI, Doris C. C. K.. et. al. “Reflexão sobre metodologias de projeto arquitetônico”. Revista Ambiente Construído da ANTAC, Porto Alegre, v. 6, nº 2, p. 07-19, abr./ jun. 2006.

LAWSON, B. How designers think. London: Architectural Press, 1997.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual ? São Paulo: Ed. 34, 1996.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1996.

MITCHELL, William J. The Reconfigured Eye. Massachusetts: MIT Press, 1992.

MITCHELL, William J. & McCULLOUGH, Malcom. Digital Design Media. New York: Van Nostrand Reinhold, 1994.

MORTENSON, Michael E. Geometric modeling. USA: Wiley Computer Pub., 1997.

OJEDA, Oscar R. e GUERRA, Lucas H. Computer Generated Architectural Renderings. Massachusetts: Rockport Publishers Inc., 1996.

OXMAN, Rivka. “Educating the designerly thinker”. Design Studies, v. 20, nº 2, 1999, pp. 105-122.

OXMAN, Rivka. “Theory and design in the first digital age”. Design Studies, v. 27, nº 3, 2006, pp. 229-265.

ROGERS, David F. An Introduction to NURBS: With Historical Perspective. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2001.

SPILLER, Neil. Digital Dreams: Architecture and the New Alchemic Technologies. Watson-Guptill Pubns, 1998.

SUWA, Masaki, GERO, John and PURCELL, Terry. “Unexpected discoveries and S-invention of design requirements: important vehicles for a design process”. Design Studies. v. 21, nº 6, 2000, pp. 539-567.

VIRILIO, Paul. O espaço crítico. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

VIRILIO, Paul. A Máquina de Visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

WATT, A. & WATT, M. Advanced Animation and Rendering Techniques. New York: ACM Press, 1992.

WATT, Alan. 3D Computer Graphics. Essex: Addison-Wesley, 1993.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 4
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 

  • Desenvolver a capacidade de aplicar conhecimentos e técnicas de modelagem digital tridimensional durante o processo de criação de projetos de edifícios para melhor comunicar e explicitar intenções projetuais.

  • Propor exercícios com diferentes técnicas de modelagem que permitam compreender a importância da geometria e dos materiais na criação e definição de formas de maior complexidade.

  • Estimular competências para a reflexão crítica sobre o projeto proposto a partir de parâmetros estabelecidos em simulações digitais técnicas e estéticas.

  • Propiciar a formação de um profissional que consiga alternar conceituações teóricas com metodologias de aplicações práticas durante os exercícios projetuais em atelier e no laboratório de informática, voltados a produção de modelos digitais tridimensionais de edifícios e objetos.

  • Estimular a execução de desenhos híbridos manual-computacional, de modo a desenvolver diferentes ações cognitivas durante o ato projetual.

  • Destacar a importância de utilizar conhecimentos e experiências sobre técnicas de modelagem e de simulações dinâmicas que colaborem para a visualização e compreensão do sistema construtivo, relações espaciais entre elementos que o compõe e etapas de sua execução durante a construção da obra.

  • Conscientizar o aluno para a função social do arquiteto, norteando discussões sobre o impacto de sua proposta sobre o contexto urbano a partir da produção de imagens diante do entorno construído e de animações que tornem possível analisar a percepção do espaço proposto pelo usuário e suas implicações na cidade.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Exercícios práticos realizados em aula.

Cronograma (Plano de Aula)

1ª. aula – Aula teórica: definições de modelagem e de animações em arquitetura em diferentes programas gráficos, com exemplos de seus diferentes tipos, propósitos e funções comunicativas.

2ª. aula – Aula expositiva e prática: discussões sobre vantagens e desvantagens de diversos tipos de modelagem em diferentes programas gráficos. Início do primeiro exercício prático. Modelagem sólida, NURB e modelagem paramétrica.

3ª. aula – Aula prática: modelagem de superfícies regulares e orgânicas. Noções de geometria regrada para desenvolver formas de maior complexidade.

4ª. aula – Aula prática: discussão e avaliação dos exercícios rápidos. Apresentação do primeiro exercício prático.

5ª. aula – Aula expositiva e prática: técnicas de animação aplicadas ao desenvolvimento de projetos em arquitetura. Orientações sobre cuidados na modelagem do projeto de acordo com as intenções projetuais e comunicativas.

6ª. a 9ª. aula – Aulas práticas: modelagem do primeiro exercício de projeto.

10ª. aula – Discussão e Avaliação das propostas.

11ª. aula – Aula expositiva e prática: apresentação do segundo exercício prático. Início da criação de um modelo digital de um projeto já realizado.

12ª. a 15ª. aula – Aula prática: modelagem e simulações do projeto. Produção de imagens renderizadas e de animações. Discussão e Avaliação final dos resultados obtidos.

Metodologia (Plano de Aula)

A disciplina irá alternar aulas expositivas e práticas, com aulas de exercícios de modelagem destinados a produção de modelos tanto de objetos como de edifícios tridimensionais.

As aulas expositivas serão sempre realizadas durante os primeiros 30 minutos iniciais das aulas, de modo a nortear as discussões que ocorrerão durante os exercícios práticos.

A disciplina será dividida em três módulos. Durante as 3 aulas do módulo I serão apresentadas diferentes técnicas de modelagem, que vão desde a modelagem sólida e de superfícies regulares até superfícies complexas NURB e modelagem paramétrica. O propósito é apontar vantagens e desvantagens de cada uma dessas técnicas de acordo com as diferentes necessidades projetuais.

Durante as 5 aulas do módulo II serão realizados exercícios práticos no laboratório de informática que permitam aplicar os conceitos discutidos no primeiro módulo em projetos, cujos temas serão escolhidos de acordo com os interesses e importâncias no momento. A intenção é fazer com que os exercícios possam ser aplicados em projeto de edifícios. Nesse módulo os alunos serão incentivados a produzir vários tipos de modelos digitais e de desenhos, tanto manuais como computacionais, de modo a experimentar e testar possíveis soluções para um dado problema a partir de simulações.

No módulo III os alunos deverão modelar e produzir simulações de seus respectivos projetos. Os alunos terão 3 aulas para modelar e outras 5 aulas para gerar simulações a partir do modelo. Após a criação do modelo tridimensional serão produzidas imagens renderizadas de diversos pontos de vista, incluindo fotomontagem com o entorno construído, e animações.

Observação (Plano de Aula)

em branco