Turma AP403 - Pintura IV - Turma A
AP403 A
Pintura IV
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 18:42
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Teorias da Cor: uso criativo da cor aplicada sobretudo ao estudo das relações cromáticas a partir das principais teorias Modernas. Tema e Representação na Pintura. Desenvolvimento do pensamento temático e criativo aplicado de forma a estimular sua viabilização por meio de exercícios práticos.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- O hibridismo nas técnicas e suportes: investigações contemporâneas;
- Relações entre a Pintura e a Fotografia;
- Relações entre a Pintura e a Escrita;
- Panorama de outras relações possíveis relações entre a Pintura e: cenografia, obras literárias, videográficas, etc
- Construção de processos da criação artística e poética pessoal;
- Estudo da produção de artistas pertinentes aos objetivos do semestre e seus processos de criação;
- Utilização de Materiais de livre escolha.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. SP: Cosac & Naif, 2004.
BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Ensaios críticos III. RJ: Nova Fronteira, 1990.
BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. Albert Skira editeur, Paris, 1969.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.
DELEVOY, Robert L. Symbolists and Symbolism. E.Skira Rizzoli, Nova York.1982
FERREIRA, Gloria e COTRIN, Cecilia (orgs) Escritos de Artistas: anos 60/70. Seleção e Comentários. RJ: Jorge Zahar Ed, 2006.
FLORES, Laura Gonzalez. Fotografia e Pintura. Dois meios diferentes? SP: Martins Fontes, 2011.
GLUSBERG,Jorge.Retórica del Arte Latinoamericano.Ed.Nueva Vision.Buenos Aires.1978.
ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. New York, 1997.
JONES, Philippe Roberts.La peinture Irrealiste au XIX siécle.Ed.Office du Livre .Suiça.1978.
HARDING,James. The Pré-Raphaelites.Academy Editions- Londres.1977
RAINE, Kathleen.William Blake.Ed.Thames and Hudson-Londres .1980
SCHARF, Aaron. Arte e Fotografia. Madrid: Alianza Forma, 2001.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Promover a exploração conceitual e prática do hibridismo da pintura contemporânea com ênfase nas tangências: Pintura/Fotografia e Pintura/Escrita. Desenvolver projetos de caráter individual visando o aprimoramento da poética dos alunos. Estimular a produção e apresentação de trabalhos em exposições
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação da qualidade expressiva dos trabalhos práticos realizados durante o semestre; Avaliação da qualidade da pesquisa teórica de leituras realizados durante o semestre, bem como do formato de sua apresentação; Participação do aluno em sala de aula; Envolvimento nas propostas individuais e coletivas apresentadas no semestre.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Todas as aulas serão feitas online, de modo remoto, os trabalhos realizados pelos alunos deverão ser postados em pastas criadas em atividades no classroom. Apresentação de imagens e conceitos de artistas específicos que tratam da linguagem pictórica na produção das obras. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula.