Turma AP403 - Pintura IV - Turma A

Código / Turma

AP403 A

Nome

Pintura IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:42
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sérgio Niculitcheff

Ementa (Catálogo da DAC)

Teorias da Cor: uso criativo da cor aplicada sobretudo ao estudo das relações cromáticas a partir das principais teorias Modernas. Tema e Representação na Pintura. Desenvolvimento do pensamento temático e criativo aplicado de forma a estimular sua viabilização por meio de exercícios práticos.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- O hibridismo nas técnicas e suportes: investigações contemporâneas;

- Relações entre a Pintura e a Fotografia;

- Relações entre a Pintura e a Escrita;

- Panorama de outras relações possíveis relações entre a Pintura e: cenografia, obras literárias, videográficas, etc

- Construção de processos da criação artística e poética pessoal;

- Estudo da produção de artistas pertinentes aos objetivos do semestre e seus processos de criação;

- Utilização de Materiais de livre escolha.

 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: Martins Fontes, 2009

AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. SP: Cosac & Naif, 2004.

BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Ensaios críticos III. RJ: Nova Fronteira, 1990.

BUTOR, Michel. Les mots dans la peinture. Albert Skira editeur, Paris, 1969.

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. SP: Martins Fontes, 1996.

DELEVOY, Robert L. Symbolists and Symbolism. E.Skira Rizzoli, Nova York.1982

FERREIRA, Gloria e COTRIN, Cecilia (orgs) Escritos de Artistas: anos 60/70. Seleção e Comentários. RJ: Jorge Zahar Ed, 2006.

FLORES, Laura Gonzalez. Fotografia e Pintura. Dois meios diferentes? SP: Martins Fontes, 2011.

GLUSBERG,Jorge.Retórica del Arte Latinoamericano.Ed.Nueva Vision.Buenos Aires.1978.

ITTEN, Johannes. The art of color. The subjective experience and objective racional of color. New York, 1997.

JONES, Philippe Roberts.La peinture Irrealiste au XIX siécle.Ed.Office du Livre .Suiça.1978.

HARDING,James. The Pré-Raphaelites.Academy Editions- Londres.1977

RAINE, Kathleen.William Blake.Ed.Thames and Hudson-Londres .1980

SCHARF, Aaron. Arte e Fotografia. Madrid: Alianza Forma, 2001.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Promover a exploração conceitual e prática do hibridismo da pintura contemporânea com ênfase nas tangências: Pintura/Fotografia e Pintura/Escrita.  Desenvolver projetos de caráter individual visando o aprimoramento da poética dos alunos. Estimular a produção e apresentação de trabalhos em exposições

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação da qualidade expressiva dos trabalhos práticos realizados durante o semestre; Avaliação da qualidade da pesquisa teórica de leituras realizados durante o semestre, bem como do formato de sua apresentação; Participação do aluno em sala de aula; Envolvimento nas propostas individuais e coletivas apresentadas no semestre.

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Todas as aulas serão feitas online, de modo remoto, os trabalhos realizados pelos alunos deverão ser postados em pastas criadas em atividades no classroom. Apresentação de imagens e conceitos de artistas específicos que tratam da linguagem pictórica na produção das obras. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula.

Observação (Plano de Aula)

em branco