Turma AP404 - Desenho Artístico IV - Turma A

Código / Turma

AP404 A

Nome

Desenho Artístico IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:43
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sérgio Niculitcheff

Ementa (Catálogo da DAC)

Da observação à construção: a estruturação do desenho como pensamento visual e seus sistemas de representação no período contemporâneo. Desenvolvimento da pesquisa de materiais e suportes. Aprofundamento das questões desenvolvidas na disciplina Desenho Artístico III.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Pesquisa de suportes e materiais. Procedimentos artísticos; cores, texturas, escalas, etc. Desenvolvimento de projeto individuai expandindo o desenho nas suas múltiplas possibilidades. Investigação autoral buscando a linguagem individual e a pesquisa relacionada aos diferentes enfoques do desenho dentro da história da arte, estudo e pratica da linguagem do desenho como meio artístico dentro da contemporaneidade.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

Andrade, Homero Freitas de. Em nome do corpo. Escritos e pintura de Iacopo Pontormo. São Paulo, Ateliê Editorial, 2005.

Bachelard, Gaston. A intuição do instante. Campinas, São Paulo, Versus Editora, 2007.

Bologne, Jean Claude. A intimidade compartilhada, in Dossiê Toda a nudez. São Paulo História Viva, 2005.

Clark, Kenneth. The Nude. A study in Ideal form. Washington, Princeton University Press, 1984.

Goldberg, RoseLee. Performance. Live Art 1909 to Present. New York, Harry N. Abrams, Inc. Publishers, 1979.

Miranda, Evaristo. Corpo, Território do Sagrado. São Paulo, Edições Loyola, 2002.

Nasio, J.D. Meu corpo e suas imagens. Rio de Janeiro, Zahar. 2008.

Perry, Gill & Paul Woods. Themes in Contemporary Art. London, Yale University Press, 2004.

da Vinci, Leonardo. Leonardo da Vinci on the Human Body. Na anatomical, physiological and embryological drawings of Leonardo da Vinci. New York, Gramercy Books, 1982

Verdon, Jean. O nu natural na Idade Média, in Dossiê Toda a nudez. São Paulo, História Viva.

Vergine, Lea. Body Art and Performance. Milano, Skira, 2000.

Vesalius, Andreas. De humani corporis fabrica. Epitome. Tabulae sex. São Paulo, Editora

Unicamp, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Ateliê Editorial, 2003.

Steiner, Barbara & Jun Yang. Art Works. Autobiography. New York, Thames & Hudson, 2002.

Simblet, Sara. Anatomy for the artist, London, Penguin, 2001.

The nude in contemporary art. The Aldrich Museum of Contemporary Art, 1999.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Compreender, exercitar e aprofundar o conhecimento do desenho por meio da linguagem visual e da história da arte.

- Desenvolver o conhecimento sensível a partir da práxis do desenho, da memória e observação, percepção e intuição.

 

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

As avaliações levarão em conta o processo e a produção individual de cada aluno no decorrer do curso, sob os seguintes aspectos; criatividade, aproveitamento, rendimento e dedicação assiduidade do aluno em classe. Entrega de relatório com memorial descritivo na apresentação do trabalho final.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Todas as aulas serão feitas online, de modo remoto, os trabalhos realizados pelos alunos deverão ser postados em pastas criadas em atividades no classroom. Apresentação de imagens e conceitos de artistas específicos que tratam do desenho na produção das obras. Orientação e analise crítica individual e coletiva dos trabalhos realizados em sala de aula.

Observação (Plano de Aula)

em branco