Turma AP413 - Arte Fotográfica II - Turma A

Código / Turma

AP413 A

Nome

Arte Fotográfica II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:44
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Filipe Mattos de Salles

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento de Projetos poéticos em Fotografia. Produção de portifólio, ensaios fotográficos em diferentes gêneros, formatos e suportes. Panorama das principais Escolas Fotográficas e seus representantes.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Apresentação: Proposta de realização e avaliação.
A origem da ideia da fotografia: o conceito de inconsciente coletivo de C.G.Jung
Ontologia da imagem e a busca pelo seu modelo ideal. Embate sobre a questão da fotografia como arte. Os primeiros movimentos estéticos ligados à fotografia: o pictorialismo, os fotoclubes, as exposições. Fotógrafos importantes do século XIX: Felix Nadar, Julia Margaret Cameron, Felice BeatoEstética, significação e representação social da Fotografia século XIX. A circulação de imagens: o carte-de-visite e o cartão postal.Os primeiros momentos da Fotografia no Brasil: a influência de D.Pedro II e a descoberta isolada da Fotografia por Hercules Florence. Fotógrafos brasileiros do período: Cristiano Júnior, Militão, Marc Ferrez, Augusto Malta, Valério Vieira, e outros.Fotografia e movimento: Eadweard Muybridge e Marey. O desenvolvimento do cinema a partir da produção industrial da fotografia. Thomas Edison e os irmãos Lumière.
Fotografia e movimentos artísticos: as vanguardas européias e o Photo Secession.
Fotógrafos importantes do período 1910-entreguerras: Alfred Stieglitz, André Kertez, Ansel Adams, Edward Weston, e outros.
Grupo f/64O nascimento do fotojornalismo nas revistas ilustradas. Fotógrafos marcantes do período: Dorothea Lange, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson e outros. Os pioneiros da Fotografia Social: Lewis Hine, Jacob Hiss e outros. O projeto FSA.Discussão sobre a estética dos estilos fotográficos. O uso do tempo, vanguardas estéticas: Man Ray, Lazlo Mohóly Nagy, Rodtchenko. A dicotomia do referencial. Walter Benjamin e a fotografia. A edição fotográfica, a crise da verdade, o uso político da fotografia. O pictorialismo e o Fotojornalismo como pilares da estética fotográfica do século XX. Robert Frank,Anos 50 e avanços na tecnologia. O nascimento da fotografia publicitária como gênero. Philip Halsman, Irving Penn, Helmut Newton, Richard Avedon. Autores importantes da fotografia artística: Walker Evans, Josef Sudek, As agências de Imagem: Magnum e a fotografia de glamourFotografia Moderna a partir dos anos 70: Koudelka, Duane Michals, Diane Arbus, Francesca Woodman, Vivian Mayer, Georges Rousse, MapplethorpeFotografia Contemporânea: Anos 90- Atkins, La Chapelle, Andreas Gurski, Tinoco, Tiberio, entre outros. O nascimento da fotografia eletrônica e a revolução digital. Fontcuberta, Parr. Outras nacionalidades despontam para a fotografia: África, Ásia, América LatinaFotografia no Brasil: os movimentos fotoclubistas, A Fotografia Documental no Brasil: Flávio de Barros, B.J. Duarte, Comissão Rondon, Pierre Verger. O nascimento do fotojornalismo moderno no Brasil: estudos de caso da revista O Cruzeiro. Fotografia Moderna no Brasil: José Oiticica, Geraldo de Barros, Thomaz Farkas, German Lorca, Cristiano Mascaro, Sebastião Salgado.
Fotógrafos Contemporâneos Brasileiros: Cássio Vasconcelos, Rosangêla Rennó, Kenji Ota, Eustáquio Neves, Arthur Omar, Claudia Andujar, Gal Oppido, e outros.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADAMS, Ansel. O Negativo. São Paulo: SENAC 2000

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. São Paulo: Nova Fronteira, 1985

BOHM, David. Sobre a Criatividade. São Paulo: UNESP, 2011

BUITONI, Dulcília Schroeder. Fotografia e jornalismo: a informação pela imagem. São Paulo, SP: Saraiva, 2011

CARTIER-BRESSON, Henri. O imaginário segundo a natureza. Barcelona: GG, 2004

CHIARELLI, Tadeu. A fotografia contaminada. In: Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos, 1999

COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes-WMF, 2014; 

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002

FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora. São Paulo: GG, 2014

JUNG, Carl Gustav. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999

_______________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000

_______________. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991

_______________(org.). O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 5a. Edição, 1990

ORWIG, Chris. Poesia Visual. Um guia para inspiração e criatividade fotográfica. RJ, ALTA BOOKS 2010

PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1999

PRÄKEL, David. Princípios de fotografía creativa aplicada. GG

ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009

SALLES, Filipe. A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna. Curitiba: Appris, 2016

____________. Processo Criativo na Arte: uma abordagem junguiana. In: Anais do World Congress on Communications and Arts, 2019

____________. Considerações sobre a fotografia fine-art. In: Resgate: revista interdisciplinar de Cultura. Campinas, vol.26 no.2, jul-dez. 2018, p.59-78, 

____________. A Selfie e a pós-fotografia: considerações psicológicas. In: Revista Discursos Fotográficos., vol.14 no.24, 2018, p.13

____________. Sobre a necessidade da Arte: uma abordagem junguiana. In: Revista Educação, Artes e inclusão, Vol.16, no.1 jan-mar 2020, p.430,

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo, SP: SENAC, c2010

VASQUEZ, Pedro. Fotografia: Reflexos e Reflexões. Porto Alegre: LP&M, 1986

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 2
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Oferecer aos estudantes repertório, referências e discussão estética sobre a imagem fotográfica em sua dimensão criativa e artística. A inserção da fotografia no panorama artístico moderno.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Trabalhos práticos em qualquer suporte disponível

Cronograma (Plano de Aula)

aula    resumo
1    Fotografia como imagem do mundo
2    Fotografia e Arte
3    Estética e representação no séc.XIX
4    Photo Secession e Straight Photography; início da cinematografia
5    Fotojornalismo
6    Estética da Imagem: Teorização e vanguardas
7    Movimentos fotográficos pós-guerra.
8    Fotografia moderna 70-80
9    Fotografia Contemporânea 90-2000
10    Fotografia contemporânea no Brasil
11    Orientação das propostas de trabalho
12    Orientação das propostas de trabalho
13    Orientação das propostas de trabalho
14    Entrega e Apresentação
15    Entrega e Apresentação

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas teóricas expositivas e trabalhos práticos

Observação (Plano de Aula)

Modelo provisório. A disciplina teria mais aspectos práticos se estivesse sendo ministrada presencialmente.