Turma AP499 - Atividades Artísticas - Culturais - Ensino IV - Turma A

Código / Turma

AP499 A

Nome

Atividades Artísticas - Culturais - Ensino IV

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp, Outro
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento

O plano da disciplina foi elaborado para futuramente compor um projeto de extensão sobre Arte e Inclusão. 

Esse projeto tem potencial para gerar novos conhecimentos, técnicas, metodologias e/ou formas de organização do trabalho docente em artes para públicos especiais. 

Visa contribuir para a formação acadêmica, profissional e cidadã dos alunos envolvidos da graduação e da pós graduação. 

A comunidade externa à Unicamp será envolvida no projeto por meio da disponibilidade de vagas para participar das aulas e dos eventos. Nesta atuação, estaremos favorecendo o estreitamento da relação entre a universidade e a sociedade. 

A experiência pretende fomentar a constituição de redes que envolvam a produção, difusão e uso de conhecimentos envolvendo outros parceiros e apoiadores relacionados aos conteúdos de arte e inclusão. 

 

Atualizado em
22/06/2021 18:46
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Selma Machado Simão

Ementa (Catálogo da DAC)

Ampliação e enriquecimento da cultura em geral, bem como de experiências pontuais no circuito artístico vigente. Participação como organizador, assistente ou expositor em atividades artísticas, culturais, ensino e científicas, workshops orientados (produção cultural, cenografia, mostra individual e coletiva em instituições especializadas e afins; visitas monitoradas a ateliês, exposições e acervos; atividades de extensão como congressos e seminários em áreas de Artes Visuais, História da Arte, Arte e Ensino e afins). Critérios a serem definidos pela Comissão de Graduação.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Definições para Arte, Cultura e Inclusão na atualidade;
- Questionamentos, negociações e formatações da produção artística frente ao circuito cultural vigente voltado à inclusão;
- Troca de experiências a partir da participação nas palestras, projetos, eventos, exposições ou demais formas da produção artística na atualidade voltada à inclusão;
 

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ANDREOLI, E.A. Leitura de imagens por pessoas deficientes mentais: estudo de caso. 2004. 190f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

BARBOSA, A.M. A imagem no ensino de arte. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 1998.BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2009.

EAGLETON, Terry. A idéia de cultura. Tradução de Sandra Castello Branco. São Paulo: Editora UNESP, 2005, 205 p.

SALLES, Cecília Almeida. Arquivos de criação: arte e curadoria. São Paulo: Editora Horizonte, 2010.

NATALE, Edson e OLIVIERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2010-2011. São Paulo: SESC, 2010.

CUNHA, Maria Helena. Produção Cultural. O profissional em formação. São Paulo, Duo Editorial, 2007

REILY, L.H. Atividades de artes plásticas na escola: hoje é meu dia, Dona Aula de Artes? São Paulo: Pioneira, 1986.

REILY, L.H. Nós já somos artistas: estudo longitudinal da produção artística de pré-escolares portadores de paralisia cerebral. 1990. 255f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

REILY, L.H. Armazém de imagens: estudo de caso de jovem artista portador de deficiência múltipla. 1994. 255f. Tese (Doutorado) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo.

SILVEIRA, N. Imagens do inconsciente Rio de Janeiro: Alhambra, 1981.

SILVEIRA, N. O mundo de imagens São Paulo: Ática, 1990.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 1
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

 Além de contribuir para a formação de futuros arte-educadores que seja preparada e apta ao desenvolvimento de práticas voltadas à inclusão cultural, o projeto pretende abrir os espaços de ateliers para profissionais especializados que se dedicam a estes públicos, vindos de: escolas, instituições diversas e outros. Pretende então, elaborar com atividades como: palestras, estudo de textos, aulas formadas pela projeção de imagens on-line e oferecer oficinas-ateliers, sendo todas as ações ministradas remotamente neste semestre.

Pretende-se realizar uma seleção de materiais e elaborar uma publicação.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

 As ações serão avaliadas por meio da comprovação da participação e dos registros realizados durante os encontros. Solicitará a apresentação de um relato escrito.

 

Cronograma (Plano de Aula)

1.

Atividade: Oficina “Ensino de arte e surdez” – Braile - a linguagem dos surdos mudos. O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público portador de baixa audição e/ou surdo. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.

Palestrante: Lucia Reily 

Data de início: 13/08/2021  às 14hs

 

2. 

Atividade: Palestra “Processos de atenção, cuidado, educação, saúde, assistência social Arte e Inclusão” – Palestra ministrada por especialista da área esclarecendo conceitos sobre a arte inserida no contexto da inclusão visando a emancipação e inclusão de pessoas com síndromes graves, como esquizofrenia entre outras. O tema a ser desenvolvido tem por objetivo iniciar e fundamentar o projeto trazendo referências bibliográficas e exemplos de ações bem sucedidas já experienciadas. Nise da Silveira. Alertar sobre a tendência de desmonte de ações específicas para pessoas com essas necessidades.

 

Data de início: 27/08/2021

Palestrante: Hospital Psiquiátrico de Campinas – Candido Ferreira 

 

3.

Atividade: Palestra “Arte e Inclusão” – Experiência APAE - Palestra ministrada por especialista da área esclarecendo conceitos sobre a arte inserida no contexto da inclusão de portadores de necessidades especiais. O tema a ser desenvolvido tem por objetivo iniciar e fundamentar o projeto trazendo referências bibliográficas e exemplos de ações bem sucedidas já experienciadas relacionadas à promoção, defesa e garantia de direitos; desenvolvimento de metodologias de intervenção individual e coletiva, tendo como objeto enfocado na ação essas pessoas e suas famílias

 

Palestrante: Luise Weiss

Data de início: 10/09/2021 às 14hs

 

4.

Atividade: Oficina “Ensino de arte e cegueira” - O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público portador de baixa visão e/ou cego. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.

Data de início: 24/09/2021 às 14hs

Palestrante: Wanda Gomes

 

5.

Atividade: Oficina “Ensino de arte e deficiência mental” - O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público portador de deficiências mentais. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.

 

Data de início: 08/10/2021 às 14hs

Palestrante: 

 

6.

Atividade: Oficina “Arte e Inclusão nos Museus, Instituições Culturais”.

Comentar sobre as potencialidades referentes ao ensino de arte e o trabalho que as instituições culturais estão desenvolvendo através de seus educativos.  A educação museal vem se aprofundando e contribuindo em muitas instâncias relacionadas aos conhecimentos sobre a arte, sua preservação e manutenção, além da difusão de múltiplas linguagens da arte contemporânea. 

Palestrante: Paulo Portella Filho

Data de início: 22/10/2021 às 14hs

 

7.

Atividade: Oficina “Ensino de arte e incapacidades físicas” – Elaboração de ateliês de arte em instituições públicas e particulares (desafios e problemáticas). O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público que apresenta incapacidades físicas. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.

Data de início: 05/11/2021 às 14hs

Palestrante: Paulo Barreto


 

8.

Atividade: Oficina “Arte e luto” - O encontro visa trazer conteúdos relacionados à Arte-educação e ao público que apresenta processos de luto de entes queridos. Além da explanação de temas relacionados a este contexto também irá propor uma atividade prática em Artes Visuais.

Palestrante: Fanny Feigenson

Responsáveis: Luise Weiss e Selma M. Simão

Data de início: 19 /11/2021 às 14hs

 

9. 

Atividade: “Avaliação do Projeto” - O encontro vai avaliar as ações e os resultados obtidos nas experiências desenvolvidas, além das participações. Busca também reunir os registros realizados durante os encontros para a seleção de materiais e elaboração de uma publicação. Apresentação de um relato escrito.

Responsáveis: Luise Weiss e Selma M. Simão

Data de início: 03/12/2021 às 14hs

 

 

Metodologia (Plano de Aula)

Palestras dos professores responsáveis e de convidados especialistas; Oficinas de arte. Obs.: Todas as atividades serão oferecidas remotamente através de encontros quinzenais síncronos.

Observação (Plano de Aula)

em branco