Turma AP520 - Gravura I - Turma A

Código / Turma

AP520 A

Nome

Gravura I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:47
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luise Weiss

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução à gravura em relevo. A xilografia como linguagem expressiva. História da gravura européia: séculos XV à XVIII, e Brasil. A gravura de madeira de fio e de topo, linoleogravura e variantes. Impressões diretas e simples: monotipias, carimbos e pochoir.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Parte I: Atividades práticas: gravação e impressão em relevo

- As matrizes: sua origem (madeira maciça, madeira compensada ou linóleo), seu preparo e o desenvolvimento de um projeto visual;

- Carimbos, monotipias e monoprint: gravação e impressão. Impressões diretas. Impressões em relevo;

- Xilogravura monocromática e policromática;

- Linóleogravura;

- Gravura em topo de madeira;

- Gravação: entalhe (domínio das ferramentas necessárias e sua afiação);

- Impressão: procedimentos básicos (com colher e na prensa);

- Experimentos de impressão em suportes diferentes.

Parte II: Breve histórico da Xilogravura no Ocidente

- A xilogravura medieval;

- A xilogravura e os livros (incunábulos e tipografia);

- A gravura na Europa na época do renascimento e do Barroco;

- Artes Gráficas - a xilogravura de ilustração (William Blake e Gustave Doré);

- A xilogravura Moderna: Edward Munch e Paul Gauguin;

- A gravura de Expressionismo Alemão (Blauer Reiter e Die Brücke);

Parte III: História da Gravura Brasileira

- Primórdios da Gravura Brasileira;

- A gravura de Oswald Goledi, Livio Abramo e Lasar Segall (anos 30 e 40), Marcelo Grassmann;

- A vinda de Axl Leskoschek ao Brasil e suas influências, Renina Katz;

- A gravura abstrata de Fayga Ostrower, Maria Bonomi e outros (anos 50 e 60);

- Os Clubes de Gravura (a arte engajada);

- A xilogravura de Cordel (Nordeste);

- A xilogravura na Arte Contemporânea, suas características e questões;

- A xilogravura no Japão (Ukio-ê): Utamaro, Hiroshige, Hokusai, Sharaku, a xilogravura na China;

Parte IV: Monotipia e Monoprint: Aspectos Históricos e características da técnica, sua origem e presença na contemporaneidade;

- A monotipia e as impressões diretas;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

BENSON, Richard. The Printed Picture. New York: The Museum of Modern Art, 2008

CATAFAL, Jordi; OLIVA, Clara. A Gravura. Ed. Estampa, Lisboa, Portugal, 2003

COSTELLA, Antonio. Introdução à Gravura e História da Xilogravura. Campos de Jordão: Editora Montiqueira, 1984

DAWSON, John. Guia Completo de Grabado e Impression: Técnica e Materiales. H. Blume Edciones, 1982

EICHEBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpieces history, techniques. New York: Harry N. Abrams, 1976

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra. São Paulo: Melhoramentos, 1976

GASTON-PETIT, Badio Abadela. Envolving Techniques in Japanese Woodblock Prints. Tokyo: Kadanska international Ltda., 1977

HERKOVITZ, Anica. Xilogravura: Arte e Técnica. Porto Alegre: Tchê, 1986

IVINS JR, W.M. How Prints Look. Photographs with Commentary. Boston: Beacon Press, 1994

LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966

MARTINS, Itajahi. Gravura: Arte e técnica. São Paulo: Fundação Nestlé de Cultura, 1987

SENNETT, Richard. O Artífice. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009

WALKER, George A. The woodcut Artist’s Handbook. Firefly Books, Canadá, 2005

WALKER, George A. The Woodcut Artist's Handbook. Fire fly books, 2005

WESTHEIM, Paulo. El Grabado en madera. México: Fundo de Cultura Econômica: 1967

WYE, Deborah. Thinking Print: Books to Bilboards, 1980-1995; New York: The Museum of Modern Art

Xilógrafos Nordestinos. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1977

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

- Introdução às características e pesquisa da Gravura: impressões diretas e indiretas. A Monotipia e Monoprint. História e características;

- Introdução ao universo da gravura, mais especificamente ao da xilogravura, sua história e o desenvolvimento dos procedimentos técnicos necessários para uma poética visual vinculada à xilogravura. Características de gravura em relevo.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Avaliações individuais das atividades desenvolvidas em classe;
- Avaliação final (semestre): apresentação do projeto gráfico individual desenvolvido
durante o semestre;
Serão considerados:
- Projeto gráfico envolvendo pesquisas e experimentações gráficas (imagens enviadas
on-line);
- Participação nas aulas;
- Discussão e aprofundamento das leituras de textos sobre o assunto e pesquisas a serem
desenvolvidas (seminário).
- Participação nas palestras de artistas convidados.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

- Aulas expositivas sobre a origem da xilogravura. Seu desenvolvimento histórico e seu vínculo com o livro. Aulas com indicação de leituras de textos e acompanhadas de imagens e livros;

- Aulas práticas envolvendo desde o preparo da matriz (desenho, entalhe e gravação) até a impressão (com colher e na prensa);

- Visitas á exposições e/ou ateliês coletivos ou particulares de artistas gravadores (optativo);

- Orientação individual no desenvolvimento do projeto gráfico individual. Incentivo à pesquisa gráfica individual. A busca de uma poética gráfica.

Observação (Plano de Aula)

em branco