Turma AP600 - Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais - Turma A

Código / Turma

AP600 A

Nome

Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:47
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Sylvia Helena Furegatti

Edson do Prado Pfutzenreuter

Ementa (Catálogo da DAC)

Referenciais teóricos e metodológicos básicos para a realização de pesquisas no campo das artes visuais. Exercícios de elaboração de projetos, levantamento e organização de material empírico, elaboração de relatórios e redação visando ampliar o conhecimento sobre a língua portuguesa orientada para o discurso próprio do artista visual.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

  • Conceito de conhecimento
  • Arte ciência e filosofia como formas de conhecimento
  • Arte: criação e método
  • Fazer arte e pensar arte como processos inter-relacionados
  • Arte na contemporaneidade
  • A especificidade da pesquisa em artes visuais
  • As formas de organização da pesquisa
  • Levantamento bibliográfico, fichamento, sistemas que auxilio ao trabalho acadêmico.
  • Os diferentes textos acadêmicos
  • As normas de redação

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  • BACHELARD, Gaston. A  poética do Espaço. In: Bachelard (Coleção os Pensadores). Os pensadores[s.l.] : Abril Cultural, 1978. p. 181–354. 
  • BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. [s.l.] : Zouk, 2007. 
  • CHKLOVSKI, Victor. Arte como Procedimento. In: Teoria da literatura - Formalistas Russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1971. p. 39–56. 
  • COLAPIETRO, Vincent. Visual Semiotics [Incomplete, Working Draft]. SENAC R. Scipião, 67,  São Paulo, Brazil
  • FABRIS, Annateresa. A pesquisa em artes e o pensamento visual. In: MOREIRA, Maria Carla Guarinello de Araujo (org.). Arte em pesquisa. Londrina: EDUEL, 2005. p. 177–187. Disponível em: https://www.eduel.com.br/?product=arte-em-pesquisa. Acesso em: 12 ago. 2019.
  • FABRIS, Annateresa. Pesquisa em artes visuais. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. DOI: 10.22456/2179-8001.27413. 
  • FORTIN, Sylvie; MELLO, Trad Helena. CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTO-ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Cena, [S. l.], v. 0, n. 7, p. 77, 2009. DOI: 10.22456/2236-3254.11961.
  • LANCRI, Jean. MODESTAS PROPOSIÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE UMA PESQUISA EM ARTES PLÁSTICAS NA UNIVERSIDADE. In: O meio como ponto zero. 1. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002. 
  • LAURENTIZ, Paulo. holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991. 
  • MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Para navegar no século XXI/21: tecnologias do imaginário e cibercultura. [s.l.] : EDIPUCRS, 2003. 
  • OBRIST, Hans Ulrich. Arte agora! : em 5 entrevistas I Matthew Barney, Maurizio Caccelan, Olafur Eliasson, Cildo Meireles, Rirkrit Tiravanija. São Paulo: Alameda Editorial, 2006. 
  • PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 2001. 
  • PESSOTTI, Isaias. Aqueles cães malditos de Arquelau. 1a ed. ed. Rio de Janeiro  RJ: Editora 34  ;Distribuição pela Editora Nova Fronteira, 1993. 
  • PLAZA, Julio. Arte, Ciência, Pesquisa: Relações. Trilhas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–32, 1987. 
  • POE, Edgar Allan. A filosofia da Composição. In: Poemas e ensaios. [s.l.] : Globo Livros, 2013. 
  • RANCIERE, Jacques. partilha do sensível, A. [s.l.] : EDITORA 34, 2009. 
  • REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. [s.l.] : Editora da Universidade/UFRGS e PPGAV/IA/UFRGS, 2002. 
  • SALLES, Cecilia. Criação como Rede. In: Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo  SP: Editora Horizonte, 2006. a. 
  • SALLES, Cecilia. Tramas do pensamento: diálogos de linguagem. In: Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo  SP: Editora Horizonte, 2006. b. 
  • SALLES, Cecilia. Tramas do pensamento: interações cognitivas. In: Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo  SP: Editora Horizonte, 2006. c. 
  • SALLES, Cecília Almeida. Espaço de eloquência. Manuscrítica. Revista de Crítica Genética, [S. l.], v. 0, n. 12, 2004. Disponível em: http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/992. Acesso em: 21 maio. 2018.
  • ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte um paralelo entre arte e ciência. [s.l.] : Autores Associados, 1998.

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso espera que o  aluno tenha adquirido competência e habilidade para:

  • Compreender a especificidade da pesquisa em artes visuais
  • Estabelecer seus interesses em um projeto de poéticas visuais
  • Levantar suas afinidades eletivas
  • Organizar suas inquietações artísticas sob a forma de projeto

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Leitura e fichamento de textos: 20%

 

Debates sobre os textos  (participação e  construção) : 20%

 

Pré-projeto (construção e apresentação): 30%

 

Projeto Final (construção e apresentação): 30%

 

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

  • Aulas expositivas com discussão e projeção de imagens e vídeos referenciais para esse campo de estudo;
  • Indicação de leituras específicas seguidas de debates e programação de entregas de fichamentos;
  • Programação de debates e visitas de artistas que possam colaborar com a leitura do processo criativo em arte, particularmente na linguagem contemporânea;
  • Elaboração de um pré-projeto e um projeto final que visam acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.

Observação (Plano de Aula)

em branco