Turma AP600 - Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais - Turma A
Código / Turma
AP600 A
Nome
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:47
22/06/2021 18:47
Docente(s)
Sylvia Helena Furegatti
Ementa (Catálogo da DAC)
Referenciais teóricos e metodológicos básicos para a realização de pesquisas no campo das artes visuais. Exercícios de elaboração de projetos, levantamento e organização de material empírico, elaboração de relatórios e redação visando ampliar o conhecimento sobre a língua portuguesa orientada para o discurso próprio do artista visual.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Conceito de conhecimento
- Arte ciência e filosofia como formas de conhecimento
- Arte: criação e método
- Fazer arte e pensar arte como processos inter-relacionados
- Arte na contemporaneidade
- A especificidade da pesquisa em artes visuais
- As formas de organização da pesquisa
- Levantamento bibliográfico, fichamento, sistemas que auxilio ao trabalho acadêmico.
- Os diferentes textos acadêmicos
- As normas de redação
Bibliografia (Catálogo da DAC)
- BACHELARD, Gaston. A poética do Espaço. In: Bachelard (Coleção os Pensadores). Os pensadores[s.l.] : Abril Cultural, 1978. p. 181–354.
- BASBAUM, Ricardo. Além da pureza visual. [s.l.] : Zouk, 2007.
- CHKLOVSKI, Victor. Arte como Procedimento. In: Teoria da literatura - Formalistas Russos. Porto Alegre: Editora Globo, 1971. p. 39–56.
- COLAPIETRO, Vincent. Visual Semiotics [Incomplete, Working Draft]. SENAC R. Scipião, 67, São Paulo, Brazil
- FABRIS, Annateresa. A pesquisa em artes e o pensamento visual. In: MOREIRA, Maria Carla Guarinello de Araujo (org.). Arte em pesquisa. Londrina: EDUEL, 2005. p. 177–187. Disponível em: https://www.eduel.com.br/?product=arte-em-pesquisa. Acesso em: 12 ago. 2019.
- FABRIS, Annateresa. Pesquisa em artes visuais. PORTO ARTE: Revista de Artes Visuais, [S. l.], v. 2, n. 4, 2012. DOI: 10.22456/2179-8001.27413.
- FORTIN, Sylvie; MELLO, Trad Helena. CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTO-ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Cena, [S. l.], v. 0, n. 7, p. 77, 2009. DOI: 10.22456/2236-3254.11961.
- LANCRI, Jean. MODESTAS PROPOSIÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE UMA PESQUISA EM ARTES PLÁSTICAS NA UNIVERSIDADE. In: O meio como ponto zero. 1. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002.
- LAURENTIZ, Paulo. holarquia do pensamento artístico. Campinas: Editora da Unicamp, 1991.
- MORIN, Edgar. Da necessidade de um pensamento complexo. In: Para navegar no século XXI/21: tecnologias do imaginário e cibercultura. [s.l.] : EDIPUCRS, 2003.
- OBRIST, Hans Ulrich. Arte agora! : em 5 entrevistas I Matthew Barney, Maurizio Caccelan, Olafur Eliasson, Cildo Meireles, Rirkrit Tiravanija. São Paulo: Alameda Editorial, 2006.
- PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora, 2001.
- PESSOTTI, Isaias. Aqueles cães malditos de Arquelau. 1a ed. ed. Rio de Janeiro RJ: Editora 34 ;Distribuição pela Editora Nova Fronteira, 1993.
- PLAZA, Julio. Arte, Ciência, Pesquisa: Relações. Trilhas, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 21–32, 1987.
- POE, Edgar Allan. A filosofia da Composição. In: Poemas e ensaios. [s.l.] : Globo Livros, 2013.
- RANCIERE, Jacques. partilha do sensível, A. [s.l.] : EDITORA 34, 2009.
- REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. [s.l.] : Editora da Universidade/UFRGS e PPGAV/IA/UFRGS, 2002.
- SALLES, Cecilia. Criação como Rede. In: Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo SP: Editora Horizonte, 2006. a.
- SALLES, Cecilia. Tramas do pensamento: diálogos de linguagem. In: Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo SP: Editora Horizonte, 2006. b.
- SALLES, Cecilia. Tramas do pensamento: interações cognitivas. In: Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo SP: Editora Horizonte, 2006. c.
- SALLES, Cecília Almeida. Espaço de eloquência. Manuscrítica. Revista de Crítica Genética, [S. l.], v. 0, n. 12, 2004. Disponível em: http://www.revistas.fflch.usp.br/manuscritica/article/view/992. Acesso em: 21 maio. 2018.
- ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte um paralelo entre arte e ciência. [s.l.] : Autores Associados, 1998.
Vetores (Catálogo da DAC)
Carga Horária Teórica
2
Carga Horária Atividades Orientadas
0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão
0
Carga Horária Prática
0
Carga Horária Atividades à Distância
0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais
0
Carga Horária Laboratório
0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão
0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula
0
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera que o aluno tenha adquirido competência e habilidade para:
- Compreender a especificidade da pesquisa em artes visuais
- Estabelecer seus interesses em um projeto de poéticas visuais
- Levantar suas afinidades eletivas
- Organizar suas inquietações artísticas sob a forma de projeto
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Leitura e fichamento de textos: 20%
Debates sobre os textos (participação e construção) : 20%
Pré-projeto (construção e apresentação): 30%
Projeto Final (construção e apresentação): 30%
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
- Aulas expositivas com discussão e projeção de imagens e vídeos referenciais para esse campo de estudo;
- Indicação de leituras específicas seguidas de debates e programação de entregas de fichamentos;
- Programação de debates e visitas de artistas que possam colaborar com a leitura do processo criativo em arte, particularmente na linguagem contemporânea;
- Elaboração de um pré-projeto e um projeto final que visam acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II.