Turma AP615 - Escultura III - Turma A
AP615 A
Escultura III
Google Meet
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 18:48
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Abordagens sobre a constituição e relações próprias do pensamento artístico tridimensional na atualidade. Novas estratégias critico-criativas e proposições da arte pública e urbana contemporâneas.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Apresentação e discussão sobre o campo expandido da escultura e seu direcionamento para outras espacialidades, formas narrativas, discursivas e relacionais;
- Formulações para a produção tridimensional a partir das vertentes da Arte Pública contemporânea;das ações e intervenções em espaço público;
- Sentidos de pertença dos projetos tridimensionais e o papel desempenhado hoje pelo artista interessado neste campo de operação;
- A arte e paisagem: urbana; de campo, de deserto, da natureza;
- Memoriais e registros foto e videográficos para projetos contemporâneos organizados a partir da tridimensão.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
AGAMBEN, G.O que é o contemporaneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. Martins Fontes, São Paulo, 1988.
BATCHELOR, David. Minimalismo. Cosac&Naify, Ed. São Paulo, 1999.
BOURRIAUD, N. Estética Relacional. SP: Martins Fontes, 2009.
CAUQUELIN, Anne. A Arte Contemporanea. Porto, Portugal: Rés Editora, s/ data.
CORRÊA, R. L. e ROSENDHAL, Z. (orgs.) Paisagem, Tempo e Cultura. RJ: EdUERJ, 1998.
D’AVOSSA, A. e FARKAS, Solange. (org) Jospeh Beuys. A revoluçao somos nós. SP: Ediçoes
SESC, 2010.
ESCOBAR, Miriam. Esculturas no Espaço Público em São Paulo. São Paulo: Vega Engenharia
Ambiental, 1998.
FABRIS, Annateresa et alli. Tridimensionalidade na Arte Brasileira. Cosac&Naify, São Paulo, 1997.
FARIAS, Agnaldo Aricê Caldas. Esculpindo o espaço. A Escultura Contemporânea e a busca de
novos modos de relação com o espaço. Tese de Doutoramento, sob a orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Moraes Belluzo, FAU-USP, 1997.
FERREIRA, Gloria e COTRIM, C.(org) Escritos de Artistas. RJ: Jorge Zahar editora, 2006.
HOLT, Nancy et alli. The Writings of Robert Smithson. Essays With Illustrations. New York, 1979.
JUDD, Donald. Complete Writings 1959-1975. New York University Press, New York, 1975.
KASTNER, Jeffrey e WALLIS, Brian. Land and Enviromental Art. Phaidon, London, 1998.
KAPROW, A.The blurring of art and life. Berkeley: Univ. of California Press, 1993.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. Martins Fontes, São Paulo, 1998.
KWON, Miwon. “Um lugar após o outro”. Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais,
EBA – UFRJ. Ano X, n.17. 2008.
_____________. One Place After Another. Cambridge: MIT Press, 1997.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. Cosac&Naify, São Paulo, 2001.
VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico. Ed. 34, São Paulo, 1993.
OITICICA, Helio. Aspiro ao Grande Labirinto. Rocco Ed., Rio de Janeiro, 1986.
OXLEY, Nicola et alli. Instalation Art. Thames and Hudson Ltd., London, 1996.
PALLAMIN, Vera. Arte Urbana. São Paulo – região central. Obras de caráter temporário e
permanente. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000.
_____________. (org) Cidade e Cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Ed.
Estação Liberdade, 2002.PEIXOTO, Nelson B. Paisagens Urbanas, SP: SENAC/Marca d’agua, 1996.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
TUAN, Yu Fu. Topofilia. Um estudo da percepção, Atitudes e Valores do Meio Ambiente. SP: Diffel,1980.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Explorar relações espaciais, sociais e temporais na criação de projetos tridimensionais que partam do diálogo desejado entre a produção conhecida e veiculada de representantes do atual circuito artístico, bem como das ponderações e reflexões próprias trazidas pelo aluno e sua realidade de produção em arte;
- Aprofundar o conhecimento sobre as relações entre Escultura e outras linguagens; entre lugar e espaço da/para a arte; relações entre arte e comunidade, arte e natureza;
- Estabelecer um repertório mínimo crítico e autocrítico sobre os trabalhos conhecidos e apresentados neste campo.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Atividade 1 - PAISAGEM INTERNA – Statement sobre o processo poético pessoal em arte e
espacialidade peso 4 (ind)
Atividade 2 - Maquete / Caderno de processos criativos para o projeto final = peso 2 (ind)
Atividade 3 - PAISAGEM EXTERNA – Projeto ou Ação / intervenção na paisagem = peso 4
(em grupos)
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Exposição de conceitos e debate
Realização de exercícios em sala,
Elaboração de Projetos Práticos;