Turma AP625 - História da Arte Brasileira I - Turma A
AP625 A
História da Arte Brasileira I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 18:49
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina tem como conteúdo as manifestações artísticas do período da Colônia e do Império no Brasil. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Arte no Brasil, Arte Brasileira.
Leitura: Schwarz, R. – Nacional por subtração. In Que horas são? Ensaios, São Paulo, Cia. das Letras, pp. 29-48.
Dossiê “Existe uma arte brasileira?” Perspective 2, 2013
(https://journals.openedition.org/perspective/5543)
– A Missão Artística Francesa e a instalação da Academia.
Leitura: A. Eulálio: O Século XIX – Tradição e Ruptura. In EULÁLIO, A - Escritos, org.: Berta Waldman, Luiz Dantas, Campinas, Editora da UNICAMP, Editora UNESP, 1992, pp. 139-162; SQUEFF, L., REVENDO A MISSÃO FRANCESA: A MISSÃO ARTÍSTICA DE 1816, DE AFONSO D’ESCRAGNOLLE TAUNAY.
– Arte e arqueologia.
Leitura: Menezes, U. B. de – A arte no período pré-colonial. In Zanini, Walter (org.) – História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983, pp. 21-45
– Arte no Brasil colônia.
OLIVEIRA, M. A. R. de Maneirismo, Barroco e Rococó na arte religiosa e seus antecedentes europeus. In BARCINSKY, F. W. (org.) – Sobre a Arte Brasileira – da pré-história aos anos 1960. São Paulo, WMF Martins Fontes, SESC, 2014, pp. 96-135
– Arquitetura no Brasil colônia.
Leitura: Toledo, B. L. de – Do século XVI ao início do século XIX. In Zanini, Walter (org.) – História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983, pp. 118-163 e 255 a 279.
– Aleijadinho.
Leitura: BRETAS, Rodrigo José Ferreira: Traços biográficos Relativos ao Finado Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho; ANDRADE, Mário de – O Aleijadinho.
– Aleijadinho – parte 2.
Leitura: GRAMMONT, Guiomar de, Aleijadinho e o Aeroplano – o paraíso barroco e a construção do herói colonial, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008, pp. 33-65.
– Artistas Viajantes.
Leitura: PICCOLI, V., O olhar estrangeiro e a representação do Brasil. In: BARCINSKY, F. W. (org.) – Sobre a Arte Brasileira – da pré-história aos anos 1960. São Paulo, WMF Martins Fontes, SESC, 2014, 62-95.
– A Academia de Belas-Artes, seu funcionamento e seus artistas.
Leitura: Elaine Dias, “A Academia Imperial de Belas Artes e os Primeiros Passos de Félix Émile Taunay”. In Dias, Elaine, Arte e Academia, Félix Emile Taunay e o Brasil, Campinas: Ed. Unicamp, 2009, pp. 37-72
– O indianismo nas artes e a construção de um ideal de nação brasileira.
Leitura: CHILLON, A. M., Escultura e indianismo(s) no Brasil oitocentista. 19&20, Rio de Janeiro, v. X, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/uah1/amc.htm; MIYOSHI, Três Moemas: as versões de Victor Meirelles, Pedro Americo e Rodolpho Bernardelli. Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2. / Organização Arthur Valle, Camila Dazzi. - Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ/DezenoveVinte, 2010.
– Pintura Histórica na Academia Brasileira.
Leitura: Jorge Coli – Como estudar Arte Brasileira do século XIX; COLI, J. - Primeira Missa e Invenção da Descoberta. In Novaes, A. (org.), A descoberta do homem e do mundo, São Paulo, Cia. das Letras, 1998.
– A crítica de arte no século XIX: Gonzaga Duque Estrada A Arte Brasileira.
Leitura: GONZAGA DUQUE, L. - A Arte Brasileira, Campinas, Mercado de Letras, 1995
- Mulheres pintoras no Brasil.
Leitura: Simioni, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras: São Paulo: EDUSP, 2008; CHRISTO, Maraliz, Algo além do moderno: a mulher negra na pintura brasileira no início do século XX. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n. 2, abr. 2009. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_maraliz.htm>.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
-
Obras Gerais:
Arte no Brasil. São Paulo, 1979, 2 volumes.
História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, 1984, 2 volumes.
TEIXEIRA LEITE, José Roberto. Dicionário Crítico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, 1988.
As Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, 1950.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Introduzir os alunos na História da Arte Brasileira, focalizando o período da Colônia e do Império no Brasil. Os estudos propõem leituras de textos e análise da obra de artistas do período, incluindo aspectos da Arquitetura, Design de Móveis e Pintura.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Um trabalho escrito e uma resenha
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Aulas expositivas, com slides, discussão de textos e apresentação de pequenos seminários.