Turma AP625 - História da Arte Brasileira I - Turma A

Código / Turma

AP625 A

Nome

História da Arte Brasileira I

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:49
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Paulo Mugayar Kühl

Ementa (Catálogo da DAC)

A disciplina tem como conteúdo as manifestações artísticas do período da Colônia e do Império no Brasil. Leitura e análise críticas de textos pertinentes ao período. Desenvolvimento de Seminários.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

- Arte no Brasil, Arte Brasileira.

Leitura: Schwarz, R. – Nacional por subtração. In Que horas são? Ensaios, São Paulo, Cia. das Letras, pp. 29-48.

Dossiê “Existe uma arte brasileira?” Perspective 2, 2013

(https://journals.openedition.org/perspective/5543)

 

– A Missão Artística Francesa e a instalação da Academia.

Leitura: A. Eulálio: O Século XIX – Tradição e Ruptura. In EULÁLIO, A - Escritos, org.: Berta Waldman, Luiz Dantas, Campinas, Editora da UNICAMP, Editora UNESP, 1992, pp. 139-162; SQUEFF, L., REVENDO A MISSÃO FRANCESA: A MISSÃO ARTÍSTICA DE 1816, DE AFONSO D’ESCRAGNOLLE TAUNAY.

 

– Arte e arqueologia.

Leitura: Menezes, U. B. de – A arte no período pré-colonial. In Zanini, Walter (org.) – História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983, pp. 21-45

 – Arte no Brasil colônia.

OLIVEIRA, M. A. R. de Maneirismo, Barroco e Rococó na arte religiosa e seus antecedentes europeus. In BARCINSKY, F. W. (org.) – Sobre a Arte Brasileira – da pré-história aos anos 1960. São Paulo, WMF Martins Fontes, SESC, 2014, pp. 96-135

– Arquitetura no Brasil colônia.

Leitura: Toledo, B. L. de – Do século XVI ao início do século XIX. In Zanini, Walter (org.) – História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walther Moreira Salles, Fundação Djalma Guimarães, 1983, pp. 118-163 e 255 a 279.

– Aleijadinho.

Leitura: BRETAS, Rodrigo José Ferreira: Traços biográficos Relativos ao Finado Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho; ANDRADE, Mário de – O Aleijadinho.

 – Aleijadinho – parte 2.

Leitura: GRAMMONT, Guiomar de, Aleijadinho e o Aeroplano – o paraíso barroco e a construção do herói colonial, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008, pp. 33-65.

 

 – Artistas Viajantes.

Leitura: PICCOLI, V., O olhar estrangeiro e a representação do Brasil. In: BARCINSKY, F. W. (org.) – Sobre a Arte Brasileira – da pré-história aos anos 1960. São Paulo, WMF Martins Fontes, SESC, 2014, 62-95.

 

 – A Academia de Belas-Artes, seu funcionamento e seus artistas.

Leitura: Elaine Dias, “A Academia Imperial de Belas Artes e os Primeiros Passos de Félix Émile Taunay”. In Dias, Elaine, Arte e Academia, Félix Emile Taunay e o Brasil, Campinas: Ed. Unicamp, 2009, pp. 37-72

 – O indianismo nas artes e a construção de um ideal de nação brasileira.

Leitura: CHILLON, A. M., Escultura e indianismo(s) no Brasil oitocentista. 19&20, Rio de Janeiro, v. X, n. 1, jan./jun. 2015. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/uah1/amc.htm; MIYOSHI, Três Moemas: as versões de Victor Meirelles, Pedro Americo e Rodolpho Bernardelli. Oitocentos - Arte Brasileira do Império à República - Tomo 2. / Organização Arthur Valle, Camila Dazzi. - Rio de Janeiro: EDUR-UFRRJ/DezenoveVinte, 2010.

 – Pintura Histórica na Academia Brasileira.

Leitura: Jorge Coli – Como estudar Arte Brasileira do século XIX; COLI, J. - Primeira Missa e Invenção da Descoberta. In Novaes, A. (org.), A descoberta do homem e do mundo, São Paulo, Cia. das Letras, 1998.

– A crítica de arte no século XIX: Gonzaga Duque Estrada A Arte Brasileira.

Leitura: GONZAGA DUQUE, L. - A Arte Brasileira, Campinas, Mercado de Letras, 1995

- Mulheres pintoras no Brasil.

Leitura: Simioni, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras: São Paulo: EDUSP, 2008; CHRISTO, Maraliz, Algo além do moderno: a mulher negra na pintura brasileira no início do século XX. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n. 2, abr. 2009. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/obras/obras_maraliz.htm>.

Bibliografia (Catálogo da DAC)

  • Obras Gerais:

Arte no Brasil. São Paulo, 1979, 2 volumes.

História Geral da Arte no Brasil. São Paulo, 1984, 2 volumes.

TEIXEIRA LEITE, José Roberto. Dicionário Crítico da Pintura no Brasil. Rio de Janeiro, 1988.

As Artes Plásticas no Brasil. Rio de Janeiro, 1950.

 

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 2
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 0
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Introduzir os alunos na História da Arte Brasileira, focalizando o período da Colônia e do Império no Brasil. Os estudos propõem leituras de textos e análise da obra de artistas do período, incluindo aspectos da Arquitetura, Design de Móveis e Pintura.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

- Um trabalho escrito e uma resenha

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Aulas expositivas, com slides, discussão de textos e apresentação de pequenos seminários.

Observação (Plano de Aula)

em branco