Turma AP660 - Introdução à Computação Gráfica II - Turma A

Código / Turma

AP660 A

Nome

Introdução à Computação Gráfica II

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:51
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Rachel Zuanon Dias

Ementa (Catálogo da DAC)

Desenvolvimento da disciplina AP560.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

Conceitos, Linguagens e Técnicas Introdutórias em Computação Gráfica II:

  • Video [DaVinci]
  • Animação 2D [Krita]
  • Processing
  • Machine Learning
  • Sketchup

Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa:

  • Videoarte
  • Arte Interativa
  • Arte Autopoiética

Bibliografia (Catálogo da DAC)

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SOMMERER, C.; MIGNONNEAU, L.; STOCKER G. Christa Sommerer and Laurent Mignonneau - Interactive Art Research. Vienna/New York: Springer Verlag, 2009.

TRIBE, Mark; JANA, Reena. New Media Art. Colônia, Alemanha: Taschen, 2007.

VENTURELLI, Suzete. Arte Computacional. Brasília: Editora UNB, 2017.

Tutoriais dos softwares utilizados

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 0
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 4
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

Ao final do curso espera-se que o(a) estudante possa:

  • Compreender conceitos, linguagens e técnicas em Computação Gráfica, bem como conceitos, projetos e poéticas em Arte Digital e Interativa;
  • Aplicar o referido escopo de conhecimento no desenvolvimento de seus projetos artísticos ou artístico-pedagógicos, a partir de suas intenções poéticas e estéticas;
  • Assumir uma atitude investigadora, crítica e criativa perante as linguagens digitais e interativas.

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades e no projeto propostos em sala de aula.

Cronograma (Plano de Aula)

10/08 – Apresentação dos objetivos e do conteúdo programático da disciplina. Interações com os estudantes, a partir dos seus portfólios em arte digital.

17/08 – Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Videoarte

24/08 – Linguagem Tecnológica: Vídeo

31/08 – Linguagem Tecnológica: Animação no Krita

07/09 – Feriado

14/09 – Apresentações das Atividades Video + Animação no Krita, associadas ao Projeto Final

21/09 - Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Arte Interativa. Apresentações/Orientação das primeiras ideias dos Projetos Finais

28/09 – Linguagem Tecnológica: Processing

05/10 - Linguagem Tecnológica: Machine Learning

12/10 - Feriado

19/10 - Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Arte Autopoiética. Apresentações/Orientação do desenvolvimento dos Projetos Finais

26/10 – Apresentações das Atividades Processing + Machine Learning, associadas ao Projeto Final

02/11 – Feriado

09/11 - Linguagem Tecnológica: Sketchup

16/11 - Apresentações da Atividade Sketchup, associada ao Projeto Final

23/11 - Apresentações do Projeto Final

Metodologia (Plano de Aula)

Abordagem prático-teórica da computação gráfica, mediada por tecnologia:

- Apresentação e discussão de conceitos, técnicas e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais/interativas) e teóricas, por meio de conteúdos síncronos e assíncronos;

- Aplicação dos conceitos e técnicas apreendidos no desenvolvimento de propostas artístico-poético-projetuais digitais;

- Apresentação sistemática das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes;

- Feedbacks síncronos às apresentações das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes.

Observação (Plano de Aula)

em branco