Turma AP660 - Introdução à Computação Gráfica II - Turma A
AP660 A
Introdução à Computação Gráfica II
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 18:51
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Desenvolvimento da disciplina AP560.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
Conceitos, Linguagens e Técnicas Introdutórias em Computação Gráfica II:
- Video [DaVinci]
- Animação 2D [Krita]
- Processing
- Machine Learning
- Sketchup
Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa:
- Videoarte
- Arte Interativa
- Arte Autopoiética
Bibliografia (Catálogo da DAC)
MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac, 2008.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SOMMERER, C.; MIGNONNEAU, L.; STOCKER G. Christa Sommerer and Laurent Mignonneau - Interactive Art Research. Vienna/New York: Springer Verlag, 2009.
TRIBE, Mark; JANA, Reena. New Media Art. Colônia, Alemanha: Taschen, 2007.
VENTURELLI, Suzete. Arte Computacional. Brasília: Editora UNB, 2017.
Tutoriais dos softwares utilizados
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
Ao final do curso espera-se que o(a) estudante possa:
- Compreender conceitos, linguagens e técnicas em Computação Gráfica, bem como conceitos, projetos e poéticas em Arte Digital e Interativa;
- Aplicar o referido escopo de conhecimento no desenvolvimento de seus projetos artísticos ou artístico-pedagógicos, a partir de suas intenções poéticas e estéticas;
- Assumir uma atitude investigadora, crítica e criativa perante as linguagens digitais e interativas.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Avaliação continuada, realizada a partir do engajamento, da participação e da produção dos estudantes nas atividades e no projeto propostos em sala de aula.
Cronograma (Plano de Aula)
10/08 – Apresentação dos objetivos e do conteúdo programático da disciplina. Interações com os estudantes, a partir dos seus portfólios em arte digital.
17/08 – Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Videoarte
24/08 – Linguagem Tecnológica: Vídeo
31/08 – Linguagem Tecnológica: Animação no Krita
07/09 – Feriado
14/09 – Apresentações das Atividades Video + Animação no Krita, associadas ao Projeto Final
21/09 - Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Arte Interativa. Apresentações/Orientação das primeiras ideias dos Projetos Finais
28/09 – Linguagem Tecnológica: Processing
05/10 - Linguagem Tecnológica: Machine Learning
12/10 - Feriado
19/10 - Conceitos, Projetos e Poéticas em Arte Digital e Interativa: Arte Autopoiética. Apresentações/Orientação do desenvolvimento dos Projetos Finais
26/10 – Apresentações das Atividades Processing + Machine Learning, associadas ao Projeto Final
02/11 – Feriado
09/11 - Linguagem Tecnológica: Sketchup
16/11 - Apresentações da Atividade Sketchup, associada ao Projeto Final
23/11 - Apresentações do Projeto Final
Metodologia (Plano de Aula)
Abordagem prático-teórica da computação gráfica, mediada por tecnologia:
- Apresentação e discussão de conceitos, técnicas e referências artístico-poético-projetuais (visuais/audiovisuais/interativas) e teóricas, por meio de conteúdos síncronos e assíncronos;
- Aplicação dos conceitos e técnicas apreendidos no desenvolvimento de propostas artístico-poético-projetuais digitais;
- Apresentação sistemática das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes;
- Feedbacks síncronos às apresentações das propostas artístico-poético-projetuais digitais desenvolvidas pelos estudantes.