Turma AP709 - Arte e Novos Meios I - Turma A
AP709 A
Arte e Novos Meios I
Google Meet, Google Classroom
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 18:52
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
A disciplina propõe apresentar e discutir as linguagens tecnológicas enfocando a criação digital para construção da pesquisa artística: a imagem eletrônica videobjetos, videoinstalações e outros, ambientes interativos e imersivos. Ferramentas de tecnologia e Comunicação.Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
- Discussão e vivência de produção com arte tecnológica no âmbito da dinâmica ininterrupta das interfaces emergentes em nossa contemporaneidade.
- Contextualização e estudo de casos;
-
Mídias emergentes: a extinção da estabilidade “tecno-lógica”;
-
Sentidos, corporalidade e mediação expressiva: imersão X expansão transformadora da realidade material e cognitiva;
-
Obra e trabalho artístico: da performance à instalação - processos, personagens e audiência sob enfoque sistêmico.
- Desenvolvimento e produção de ensaios, projetos e/ou produtos artísticos que discutam e expressem criativamente os contextos abordados.
Bibliografia (Catálogo da DAC)
DEBORD, G. (DIR.) (1973) Sociedade do Espetáculo. Youtube.
GIANETTI, C. (2006). Estética Digital: Sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte: C/Arte.
LIPOVETSKY & SERROY (2013) A Estetização do Mundo. São Paulo, Cia das Letras.
LEÃO, Lúcia (2005). O chip e o caleidoscópio - reflexões sobre novas mídias. São Paulo: SENAC,
NOSANGO, Nicola. (2008) A extinção dos tecnossauros: histórias de tecnologias que não emplacaram. Campinas, Ed. Unicamp,.
TÜRKLE, (2010) Christofer. Sociedade excitada. Filosofia da sensação. Campinas, Ed. Unicamp.
VEIGA, P. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte - Arte e Cultura Digital: Inter-Ferir e Curar. Coimbra, Grácio Editor.
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Capacitar o aluno a articular criticamente abordagens em torno das implicações estéticas e dinâmicas das tecnologias emergentes de comunicação e expressão contemporâneas, em suas relações com o humano, no que tange ao corpo, à sensibilização e à cognição.
- Incrementar o repertório conceitual e poético do aluno através da viabilização de conceitos estéticos emergentes e pouco comuns.
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
Produção e apresentação dos seminários:
- aderência ao tema;
- clareza e assertividade nas exposições.
Produção de Obras Experimentais
- aderência aos assuntos tratados nas disciplina.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Explanações coletivas, realizações exemplificadoras, exercícios técnicos com softwares específicos, fomento ao exercício criativo, orientações individuais, acompanhamento nas etapas de criação, produção e pós-produção. Fomento à realização interdisciplinar.
- Provocação, diálogo, leituras críticas, contatos audiovisuais, pesquisas de campo (quando for o caso), realização de trabalhos monográficos (individuais e em grupos) e/ou audiovisuais.