Turma AP724 - Gravura III - Turma B
AP724 B
Gravura III
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Kelly Cristina Silva
22/06/2021 18:59
Docente(s)
Ementa (Catálogo da DAC)
Introdução à gravura planográfica: história da gravura planográfica, séculos XIX e XX; Introdução à gravura contemporânea. Procedimentos básicos: técnicas de gravação e impressão em litografia.
Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)
PARTE I:
- Aspectos históricos: panorama mundial – os acontecimentos artísticos a partir da II Guerra Mundial.
- Desenvolvimentos tecnológicos. Avanços dos meios técnicos de reprodução da imagem e da comunicação. Relação da gravura e fotografia.
- A gravura brasileira contemporânea. Núcleos de formação de gravura.
- O papel do ateliê da gravura no ensino de arte: a discussão e a formulação do projeto artístico e estético.
- A experimentação na área da gravura. Hibridações
- Introdução à litografia, aspectos gerais e procedimentos básicos (Parte III).
PARTE II: INTRODUÇÃO À LITOGRAFIA
OBJETIVOS:
Introduzir a litografias (Gravura em Pedra) seus procedimentos básicos, preparo da matriz, projeto gráfico, execução da imagem sobre a matriz e impressões.Paralelamente aos processos práticos, introduzir alguns aspectos sobre sua História, surgimento e divulgação, principais nomes de artistas que escolheram a litografia como recurso artístico e expressivo.
CONTEÚDO:
Curso introdutório à técnica litográfica, os processos básicos de gravação e impressão, passando pelas etapas:
- Preparo da matriz (Granitagem da Pedra).
- Desenho sobre a superfície da pedra (utilização do material gorduroso: crayon e lápis litográfico, tusche litográfica).
- Preparo e fixação do desenho.
- Impressões (prensa litográfica).
PARTE III: Litografia em chapas de off-set;
Processos alternativos / experimentais;
Processo de transferência de imagens;
Bibliografia (Catálogo da DAC)
ADHÉMAR, Jean. Toulouse-Lautrec. Lithographies-pointes séches. Paris, Art et Métiers Graphics, 1965.
BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade. Editora Sags SA, Rio de Janeiro, FAU/USP (s/ data).
BERGER, Réné. Art y Comunicación. Barcelona, Colección Punto y Línea, Editorial Gustavo Gili SA, 1976.
BERSIER, Jean E. La Gravure: Les Procédés, L’Histoire. Berger Levraut, Paris, 1963.
CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Suisse, Office de Livre, 1973.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Oswaldo Goeldi: um auto-retrato. Rio de Janeiro, 1995.
GRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo, Nobel, 1987.
DAWSON, John. Guia Completa de Grabado e Impressión: Técnicas y Materiales. H. Blume Ediciones, 1982.
EICHEMBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpieces, History, Thecniques. New York, Harry N. Abrams Inc. Publ., 1976.
FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: Introdução à Bibliografia Brasileira. São Paulo, Edusp, 1977.
HARVEY, Daniel. Printmaking. Ed. Hamlyn, 1972.
HELLER, Jules. Printimaking Today. New York, Holt, Rinehart and Winston Inc., 1972.
IVINS JR., W.M. Imagen Impresa Y Conocimiento. Colección Comunicación Visual, Barcelona, 1975.
LARAN, J. L’Estampe. Presses Universitaires, Paris, 1959.
LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966.
LEWIS, Johns. Anatomy of Printing. London, Faber and Faber Limited, 1970.
MELOT, Michael. Prints – History of na Art. Généve, Switzerland, 1988.
PETERDI, Gabor. Printmaking. Collier Macmillan Publishers, London, 1980.
ROSS, John and ROMANO. Claire. The Complete Printing. New York, The Free Press, 1972.
WOLKSWAGEN DO BRASIL SA. Artistas Gravadores do Brasil. São Paulo, 1984.
IVINS Jr, Willian M– How Prints Look Photography. With Commentary. Beacon Press. Boston, USA
Benson, Richard – The Printed Picture. – The Museum of Modern Art, New York 2016
Vetores (Catálogo da DAC)
Objetivo (Plano de Aula)
- Orientação e aprofundamento dos projetos individuais desenvolvidos em áreas gráficas, independente da técnica escolhida (xilogravura, calcogravura, serigrafia e técnicas mistas).
- Estimular a prática e reflexão em áreas gráficas, situando a gravura como meio expressivo artístico.
- Estudar a gravura na História da Arte Contemporânea (Parte I).
- Introdução à Litografia (Parte II).
Critério de Avaliação (Plano de Aula)
- Avaliação semestral das pesquisas individuais.
- Apresentação da produção prática desenvolvida, durante o semestre.
- Adequação técnica e qualidade estética do projeto individual.
- Apresentação de trabalho visual desenvolvido paralelamente à pesquisa teórica. Reflexões e comentários, aliados às imagens.
Cronograma (Plano de Aula)
em brancoMetodologia (Plano de Aula)
Pesquisa de campo com depoimentos de artistas, gravadores, educadores e empresários, registrados em vídeo, referenciam as aulas online e seu
formato se adequa ao contexto de pandemia e distanciamento social.