Turma AP724 - Gravura III - Turma B

Código / Turma

AP724 B

Nome

Gravura III

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Google Meet, Google Classroom, WhatsApp
Criado por
Kelly Cristina Silva
Observações Oferecimento
Atualizado em
22/06/2021 18:59
Observação
Os itens: ementa, conteúdo programático, bibliografia e vetores são importados do catálogo da DAC.
Os demais itens tratam do plano de aula, que é de responsabilidade do docente a apresentação dos mesmos no primeiro dia de aula, o material exposto é meramente consultivo.

Docente(s)

Luise Weiss

Ementa (Catálogo da DAC)

Introdução à gravura planográfica: história da gravura planográfica, séculos XIX e XX; Introdução à gravura contemporânea. Procedimentos básicos: técnicas de gravação e impressão em litografia.

Conteúdo Programático (Catálogo da DAC)

PARTE I:

  • Aspectos históricos: panorama mundial – os acontecimentos artísticos a partir da II Guerra Mundial.
  • Desenvolvimentos tecnológicos. Avanços dos meios técnicos de reprodução da imagem e da comunicação. Relação da gravura e fotografia. 
  • A gravura brasileira contemporânea. Núcleos de formação de gravura.
  • O papel do ateliê da gravura no ensino de arte: a discussão e a formulação do projeto artístico e estético.
  • A experimentação na área da gravura. Hibridações 
  • Introdução à litografia, aspectos gerais e procedimentos básicos (Parte III).

PARTE II: INTRODUÇÃO À LITOGRAFIA

OBJETIVOS:

Introduzir a litografias (Gravura em Pedra) seus procedimentos básicos, preparo da matriz, projeto gráfico, execução da imagem sobre a matriz e impressões.Paralelamente aos processos práticos, introduzir alguns aspectos sobre sua História, surgimento e divulgação, principais nomes de artistas que escolheram a litografia como recurso artístico e expressivo.

CONTEÚDO:

Curso introdutório à técnica litográfica, os processos básicos de gravação e impressão, passando pelas etapas:

  • Preparo da matriz (Granitagem da Pedra).
  • Desenho sobre a superfície da pedra (utilização do material gorduroso: crayon e lápis litográfico, tusche litográfica).
  • Preparo e fixação do desenho.
  • Impressões (prensa litográfica).

 

PARTE III: Litografia em chapas de off-set;

                  Processos alternativos / experimentais; 

Processo de transferência de imagens;

Bibliografia (Catálogo da DAC)

ADHÉMAR, Jean. Toulouse-Lautrec. Lithographies-pointes séches. Paris, Art et Métiers Graphics, 1965.

BENJAMIN, Walter. A Obra de Arte na Época de sua Reprodutibilidade. Editora Sags SA, Rio de Janeiro, FAU/USP (s/ data).

BERGER, Réné. Art y Comunicación. Barcelona, Colección Punto y Línea, Editorial Gustavo Gili SA, 1976.

BERSIER, Jean E. La Gravure: Les Procédés, L’Histoire. Berger Levraut, Paris, 1963.

CASTLEMAN, Riva. La gravure contemporaine depuis 1942. Suisse, Office de Livre, 1973.

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Oswaldo Goeldi: um auto-retrato. Rio de Janeiro, 1995.

GRAIG, James. Produção Gráfica. São Paulo, Nobel, 1987.

DAWSON, John. Guia Completa de Grabado e Impressión: Técnicas y Materiales. H. Blume Ediciones, 1982.

EICHEMBERG, Fritz. The Art of the Print: Masterpieces, History, Thecniques. New York, Harry N. Abrams Inc. Publ., 1976.

FERREIRA, Orlando da Costa. Imagem e Letra: Introdução à Bibliografia Brasileira. São Paulo, Edusp, 1977.

HARVEY, Daniel. Printmaking. Ed. Hamlyn, 1972.

HELLER, Jules. Printimaking Today. New York, Holt, Rinehart and Winston Inc., 1972.

IVINS JR., W.M. Imagen Impresa Y Conocimiento. Colección Comunicación Visual, Barcelona, 1975.

LARAN, J. L’Estampe. Presses Universitaires, Paris, 1959.

LEITE, José Roberto Teixeira. A Gravura Brasileira Contemporânea. Editora Civilização Brasileira, 1966.

LEWIS, Johns. Anatomy of Printing. London, Faber and Faber Limited, 1970.

MELOT, Michael. Prints – History of na Art. Généve, Switzerland, 1988.

PETERDI, Gabor. Printmaking. Collier Macmillan Publishers, London, 1980.

ROSS, John and ROMANO. Claire. The Complete Printing. New York, The Free Press, 1972.

WOLKSWAGEN DO BRASIL SA. Artistas Gravadores do Brasil. São Paulo, 1984.

IVINS Jr, Willian M– How Prints Look Photography. With Commentary. Beacon Press. Boston, USA

Benson, Richard – The Printed Picture. – The Museum of Modern Art, New York 2016

Vetores (Catálogo da DAC)

Carga Horária Teórica 1
Carga Horária Atividades Orientadas 0
Carga Horária Atividades Práticas de Extensão 0
Carga Horária Prática 3
Carga Horária Atividades à Distância 0
Carga Horária Atividades Horas/Aula Semanais 0
Carga Horária Laboratório 0
Carga Horária Atividades Orientadas de Extensão 0
Carga Horária Realizadas em Sala de Aula 0

Objetivo (Plano de Aula)

  • Orientação e aprofundamento dos projetos individuais desenvolvidos em áreas gráficas, independente da técnica escolhida (xilogravura, calcogravura, serigrafia e técnicas mistas).
  • Estimular a prática e reflexão em áreas gráficas, situando a gravura como meio expressivo artístico.
  • Estudar a gravura na História da Arte Contemporânea (Parte I).
  • Introdução à Litografia (Parte II).

Critério de Avaliação (Plano de Aula)

  • Avaliação semestral das pesquisas individuais.
  • Apresentação da produção prática desenvolvida, durante o semestre.
  • Adequação técnica e qualidade estética do projeto individual.
  • Apresentação de trabalho visual desenvolvido paralelamente à pesquisa teórica. Reflexões e comentários, aliados às imagens.

Cronograma (Plano de Aula)

em branco

Metodologia (Plano de Aula)

Pesquisa de campo com depoimentos de artistas, gravadores, educadores e empresários, registrados em vídeo, referenciam as aulas online e seu

formato se adequa ao contexto de pandemia e distanciamento social.

Observação (Plano de Aula)

em branco